Os 12 Trabalhos de Astérix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Les Douze Travaux d'Astérix)
Les Douze Travaux d'Astérix
No Brasil Os 12 Trabalhos de Astérix[1][2]
Em Portugal Astérix e os 12 Trabalhos[3]
Os 12 Trabalhos de Astérix[4]
 França
1976 •  cor •  82 min 
Género filme de aventura
filme infantil
Direção René Goscinny
Albert Uderzo
Roteiro Pierre Tchernia
Albert Uderzo
Música Gérard Calvi
Idioma língua francesa

Os 12 Trabalhos de Astérix (em francês: Les Douze Travaux d'Astérix) é um filme de animação francês de René Goscinny e Albert Uderzo, com a co-direção de Pierre Watrin e o roteiro co-escrito por Pierre Tchernia e estreio no dia 20 de outubro de 1976. O filme foi produzido pelo estúdio de animação Studios Idéfix cujos donos são dos mesmos criadores de Asterix, e é o único filme a usar o processo de xenografia.

O cenário de Pierre Tchernia, René Goscinny e Albert Uderzo é inspirado na banda desenhada Astérix. É o único filme do Asterix até hoje (animado ou live-action) baseado em um roteiro original e não em material de qualquer das histórias originas da série. Mais tarde, no entanto, foi adaptado em uma álbum pelo irmão de Albert Uderzo, Marcel Uderzo, como um livro ilustrado e uma série de doze livros para jovens leitores.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 50 A.C., na Gália ocupada pelos romanos, uma pequena aldeia resiste ainda e sempre ao invasor. Após a derrota dos Romanos numa batalha contra os Gauleses, um legionário afirma que estes não conseguiriam resistir ao Império Romano, excepto se fossem deuses. De modo a conter estas insinuações, Júlio César lança aos gauleses um desafio baseado nos 12 trabalhos de Hércules. Asterix e Obelix são chamados para realizar os trabalhos com uma condição, se eles ganharem César dará o controle do Império Romano para eles e se perderem em uma ou todas as tarefas, os gauleses se renderão.

Dubladores Originais[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.