Les Galapiats

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les galapiats
Os pequenos vagabundos (PT)
Informação geral
Formato série
Género Aventura
Duração 26 minutos por episódio
Elenco Paul Anrieu
Audrey Berindey
Gaëtan Bloom
Thierry Bourdon
Beatrice Marcillac
Marc Di Napoli
François Mel
Philippe Normand
País de origem  Bélgica
 França
 Canadá
Suíça
Idioma original francês
Temporadas 1
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Pierre Gaspard-Huit
Produtor(es) Jan van Raemdonck
Gérard Vercruysse
Exibição
Emissora original Bélgica RTBF
Transmissão original 1970

"Os Pequenos Vagabundos" (tít. orig."Les Galapiats" ou "Le Trésor du Château sans nom" é uma série televisiva franco- belga-suíça-canadiana, constituída por oito episódios com uma duração de 26 minutos cada um, realizado por Pierre Gaspard-Huit difundido em 1970 no segundo canal da ORTF e em Dezembro de 1969 na RTBF, na Bélgica.

Em Portugal foi diversas vezes transmitida na década de 1970, principalmente nos anos de 1971 e 1972, pela RTP (única televisão existente então) a preto e branco, sendo às vezes compilada em 2 compactos de 4 episódios, exibidos na rubrica «Tarde de Cinema», e também na primeira metade da década de 1980, já em cores, tendo sido uma série de culto para a juventude daquelas décadas.

Em 2004 em Portugal, a editora de vídeos Prisvídeo lançou a série inteira num DVD duplo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Numa colónia de férias das Ardenas belgas, encontram-se seis adolescentes de diferentes origens nacionais (França, Bélgica, Canadá,etc) e sociais que vão viver uma série de aventuras fantásticas. Jean-Loup, um jovem parisiense de família abastada, encontra o Cow-Boy e o seus amigos Byloke e Lustucru. Na região vão conhecer Franz, Christian para não esquecer a bonita canadiana Marion-de-Neiges. Juntos Os Pequenos Vagabundos vão partir à descoberta de um tesouro perdido e envolver-se numa série de acontecimentos misteriosos, em que participa um perigoso bando de malfeitores que haviam assaltado um banco em Londres e têm na sua posse uma menina, filha da principal testemunha que os reconhece como os ladrões e que ameaçam matar, caso ela os denuncie. O termo galapiat significa vagabundo, daí a tradução portuguesa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

  1. Le camp vert (o campo verde)
  2. Un grimoire et un énigme (Magia e Enigma)
  3. Le trésor des Templiers (O tesouro dos Templários)
  4. L'homme à la Land-Rover (O homem do Land-Rover)
  5. L'avion message (O avião mensageiro)
  6. Le pot aux roses (O mistério)
  7. La grande panique (Pânico máximo)
  8. Le coup de filet (A captura)

Gravações[editar | editar código-fonte]

A série foi gravada na Bélgica e a cores (raro para a época, 1969), a série mostra vários lugares turísticos belgas. Os polícias não são figurantes, mas verdadeiros polícias que participam nas filmagens. Na cena final, um atirador de elite lança uma granada que fumiga a mais de 40 metros através de uma seteira ao castelo de Beersel, prova da sua grande capacidade.

Lugares de filmagem[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]