Les Préludes (Liszt)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita

Les Préludes S.97 é um poema sinfónico composto por Franz Liszt em 1848. É o número 3 do seu ciclo de treze Poemas sinfónicos escritos durante o período em que esteve em Weimar. A obra foi dirigida pelo próprio Liszt no dia da sua estreia, em 23 de fevereiro de 1854 num concerto no «Hoftheater» de Weimar.[1] A partitura foi publicada em abril de 1856 e as partes orquestrais em janeiro de 1865 pela editora Breitkopf & Härtel de Leipzig.[2] Les Préludes é o mais popular dos Poemas sinfónicos de Liszt. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães usaram um motivo de fanfarra da marcha final para anunciar a sua vitória nas mensagens que emitiam.

Tal como nos poemas sinfónicos anteriores, há um motivo gerador - que neste caso é uma célula de três notas - que se ouve desde o início. A peça começa com uma lenta e misteriosa sonoridade das cordas que tocam piano em uníssono. Segue-se um Andante maestoso com compasso 12/8 e no qual se investe com toda a potência sonora o tema principal, com trombones, fagotes e as cordas graves em dó maior.

Seguem-se os «prelúdios» propriamente ditos - climas sonoros contrastados que retratam a felicidade e a serenidade, com uma dança campestre acompanhada. Os instrumentos de sopro retomam o tema principal que leva a um Andante marziale ritmado pela percussão. que ilustra os combates da vida. A peça conclui com um tutti em dó maior exaltando as forças da vida.

Referências

  1. Ver anúncio do concerto em Weimarische Zeitung de 22 de fevereiro de 1854.
  2. Müller-Reuter, Konzertführer, p. 266.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Humphrey Searle (1970). «The Orchestral Works». In: Alan Walker. Franz Liszt: The Man and His Music (Nova Iorque: Taplinger Publishing Company). ISBN 8008-2990-5. 
  • Reeves Shulstad (2005). «Liszt's symphonic poems and symphonies». In: Kenneth Hamilton. The Cambridge Companion to Liszt (Nova Iorque e Cambridge: Cambridge University Press). ISBN 0-521-64462-3. 
  • Alan Walker (1989). Franz Liszt. 2: The Weimar Years, 1848–1861 (Nova Iorque: Alfred A Knopf). ISBN 0-394-52540-X. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]