Leslie Groves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Leslie Groves
Nascimento 17 de agosto de 1896
Albany, Estados Unidos
Morte 13 de julho de 1970 (73 anos)
Washington, D.C., Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Serviço militar
Lealdade  Estados Unidos
Serviço Exército dos Estados Unidos
Anos de serviço 1918–1948
Patente General-de-exército
Comando Projeto de Armas Especiais das Forças Armadas
Projeto Manhattan
Conflitos Primeira Guerra Mundial
Ocupação da Nicarágua
Segunda Guerra Mundial
Condecorações Legion of Merit
Ordem do Banho

Leslie Richard Groves (Albany, 17 de agosto de 1896Washington, D.C., 13 de julho de 1970) foi um membro do Exército dos Estados Unidos que observou a construção do Pentágono e o principal líder militar do Projeto Manhattan, para desenvolver a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi educado na Universidade de Washington e MIT. Graduou-se em 1918, e foi designado para o Corpo de Engenheiros do Exército, completando os seus estudos de engenharia no campo Humphrey, entre 1918 e 1921. Casou com Grace Hulbert Wilson em 1922.

Após trabalhar por um tempo nos Estados Unidos, Leslie foi designado para o Escritório de Chefe de Enginheiros e recebeu uma promoção para Capitão em outubro de 1934 e seguindo cursos no Colégio Geral de Funcionários no Forte Leavenworth (1936) e no Colégio de Guerra do Exército (1939), foi promovido a Major em 1940 e foi para o posto Geral de Funcionários em Washington DC. Foi deputado para o Chefe de Construção e supervisou um número de projectos incluindo a construção do Pentágono em 1940. No mesmo ano foi promovido a Coronel.

Em setembro de 1942 foi temporariamente promovido a brigadeiro-general, e apontado o director militar do Distrito de Engenharia de Manhattan do Corpo de Engenheiros do Exército, forneceu o nome de código Manhattan ele próprio pelo hábito do seu Corpo, chamar os distritos com o nome da sua cidade quartel-general. Tem procurado acção no outro lado do mar, em combate e era inicialmente de unir-se a um projecto considerado de armas. Leslie desempenhou um papel importante em determinar os locais a serem usados, e finalmente Oak Ridge, Tennessee, Los Alamos, Novo México e Hanford no estado de Washington foram os principais locais para pesquisa teórica e produção de material.

Groves foi promovido temporariamente a major-general em 1944.

Continuou em Los Alamos no papel de Chefe dos Projectos Especiais de Armas do Exército até janeiro de 1947 quando o exército passou o controlo para a Comissão de Energia Atómica. Groves foi promovido a tenente-general em 1948, antes de se aposentar em 29 de fevereiro de 1948.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.