Leste dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A área cedida aos Estados Unidos pela Grã-Bretanha em 1783 (marrom claro) é geralmente reconhecida como o Este dos Estados Unidos. As aquisições da Luisiana e da Flórida foram reconhecidas como as fronteiras do oeste e do sul nos primeiros dias da República. Embora a este das Montanhas Rochosas, o Texas é considerado um estado ocidental.
Este vídeo foi tirado pela tripulação da Expedição 29 a bordo da EEI. A passagem sobrevoa o leste dos Estados Unidos

O Leste dos Estados Unidos, comumente referido como Leste Americano ou este da América, é a região dos Estados Unidos situada a leste do Rio Mississippi.[1] [2] Em alguns casos, o termo pode se referir a uma área menor.[3]

Em 2011, os 28 estados a leste do Mississippi (além de Washington, DC, mas não incluindo as pequenas porções de Luisiana e Minnesota a leste do rio) tinham uma população estimada de 179 948 346 ou 58,28% da população total dos EUA de 308 745 358 (excluindo Porto Rico).

Sul dos estados unidos[editar | editar código-fonte]

O sul dos Estados Unidos é uma grande região dos Estados Unidos que às vezes é considerada sobreposta ao leste dos Estados Unidos, especialmente nos casos de Delaware, Maryland, Kentucky, Tennessee, Virgínia, Virgínia Ocidental, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Flórida, Alabama e Mississippi.

Seu patrimônio histórico e cultural único inclui os seguintes aspectos :

Isso levou o "Sul" a desenvolver costumes, literatura, estilos musicais e cozinhas variadas distintas, que moldaram profundamente a cultura americana tradicional .

Muitos aspectos da cultura do Sul permanecem profundamente enraizados na Guerra Civil Americana .

Na história recente o sul dos EUA tem atraído migrantes nacionais e internacionais, e o sul dos EUA está entre as áreas de crescimento mais rápido nos Estados Unidos .

Nova Inglaterra[editar | editar código-fonte]

Nova Inglaterra é uma região dos Estados Unidos localizada no canto nordeste do país, limitada pelo oceano Atlântico, Canadá e o estado de Nova Iorque, consistindo dos estados de Maine, Nova Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island, e Connecticut .

Em um dos primeiros assentamentos ingleses no Novo Mundo, os peregrinos ingleses da Europa se estabeleceram na Nova Inglaterra em 1620, na colônia de Plymouth . No final do século XVIII, as colônias da Nova Inglaterra estariam entre as primeiras colônias britânicas da América do Norte a demonstrar ambições de independência da Coroa Britânica, embora mais tarde ameaçassem a secessão durante a Guerra de 1812 entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

A Nova Inglaterra produziu os primeiros exemplos da literatura e da filosofia americanas e foi o berço da educação pública gratuita. No século XIX, ela desempenhou um papel de destaque no movimento para abolir a escravidão nos Estados Unidos . Foi a primeira região dos Estados Unidos a ser transformada pela Revolução Industrial .

Historicamente uma área em que partes eram fortemente republicanas, agora é uma região com um dos mais altos níveis de apoio ao Partido Democrata nos Estados Unidos, com a maioria dos eleitores em todos os estados votando nos democratas em 1992, 1996, Eleições presidenciais de 2004, 2008, 2012 e 2016, e todos os estados, exceto New Hampshire, votando em Al Gore em 2000.

O Centro-Oeste[editar | editar código-fonte]

O Centro-Oeste dos Estados Unidos (nos Estados Unidos, geralmente conhecido como Centro-Oeste) é uma das quatro regiões geográficas dos Estados Unidos reconhecidas pelo United States Census Bureau.

Sete estados na região central e interior do nordeste dos Estados Unidos, tradicionalmente considerados parte do centro-oeste, também podem ser classificados como parte do leste dos Estados Unidos: Illinois, Indiana, Michigan, Ohio e Wisconsin . Uma estimativa do Censo de 2006 colocou a população em 66 217 736. O Censo dos Estados Unidos divide esta região nos Estados do Nordeste Central (essencialmente os Estados dos Grandes Lagos ) e nos Estados do Nordeste Central.

Chicago é a maior cidade da região, seguida por Indianápolis e Colombo . Chicago possui a maior área metropolitana estatística, seguida por Detroit e Minneapolis - Saint Paul . Sault Ste. Marie, Michigan é a cidade mais antiga da região, fundada por missionários e exploradores franceses em 1668.

O termo Centro-Oeste é de uso comum há mais de 100 anos. Outro termo às vezes aplicado à mesma região geral é "o coração". Outras designações para a região caíram em desuso, como "Noroeste" ou "Velho Noroeste" (do "Território do Noroeste") e "Meio da América". Desde o lançamento do livro Middletown em 1929, os sociólogos costumam usar as cidades do centro-oeste (e o centro-oeste em geral) como "típicas" de toda a nação. A região tem uma relação emprego-população mais alta (o percentual de pessoas ocupadas com pelo menos 16 anos) do que os estados do Nordeste, Oeste, Sul ou Cinturão do Sol.

Quatro dos estados associados ao Centro-Oeste dos Estados Unidos ( Kansas, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul ) também são tradicionalmente referidos como pertencendo em parte à região das Grandes Planícies .

Principais centros populacionais[editar | editar código-fonte]

A seguir está uma lista das 24 maiores cidades do Leste por população :

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Eastern U.S. states». TheFreeDictionary.com 
  2. Whitaker, John O. (1998). Mammals of the Eastern United States. Comstock Pub. Associates 3rd ed. Ithaca: [s.n.] 4 páginas. ISBN 0-8014-3475-0. OCLC 38438640. eastern United States—that part of the nation east of the Mississippi 
  3. Quandt, Sara A. (2009). Latino Farmworkers in the Eastern United States : Health, Safety and Justice. Springer-Verlag New York. [S.l.: s.n.] 18 páginas. ISBN 978-0-387-88347-2. OCLC 901254381. The eastern US considered in this volume includes 22 states. This includes the southeastern states bordering the Gulf of Mexico and Atlantic Ocean (Florida, Georgia, Alabama, Mississippi, South Carolina, North Carolina, and Virginia), the Mid-Atlantic states (Maryland, Pennsylvania, Delaware, and New Jersey), interior states (Tennessee, Kentucky, West Virginia, and Ohio), and New England (New York, Massachusetts, Connecticut, Rhode Island, New Hampshire, Vermont, and Maine).