Lestrigões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lestrigões
Odisseu e os Lestrigões

Os lestrigões, na mitologia grega, eram gigantes antropófagos. Segundo Homero, habitavam na Sardenha. Na Odisseia sua cidade é chamada de Lestrigonia ou, de Lamo, seu fundator na época da Guerra de Troia. Plínio, o Velho no século I escreveu: Formiae, Hormiae prius dictae olim, sedes antiqua Lestrigonum ("Formia, antes chamada, uma época, Hormiae, foi a antiga sede dos lestrigões."), o que levou a que a terra dos lestrigões fosse identificada como a região de Fórmias, ao sul do Lácio, na fronteira com a Campânia.

Quando Odisseu e os seus companheiros lá aportaram, os gigantes atiraram enormes rochedos contra os seus grandes navios. Todos afundaram, exceto o que transportava Odisseu, o único sobrevivente do massacre.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

O Rei dos Lestrigões
Por John Flaxman, ilustração para uma edição de 1810 de Odisseia

Esses gigantes também tem uma aparição no livro The Sea of Monsters (segundo livro da série Percy Jackson & the Olympians, escrita por Rick Riordan), onde os mesmos lutam com o protagonista Percy Jackson e seu irmão Tyson, sendo derrotados por eles.[1] Na adaptação cinematográfica deste livro, um lestrigão é interpretado pelo ator Robert Maillet.[2]

Referências

  1. Rick Riordan (2006). The Sea of Monsters (em inglês). [S.l.]: Miramax Books. ISBN 0786856866 
  2. «Percy Jackson: Sea of Monsters». IMDb. Consultado em 27 de Dezembro de 2013 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário de Mitologia-Greco-Romana, Abril Cultural, 1973