Lestrigões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lestrigões
Odisseu e os Lestrigões

Os lestrigões, na mitologia grega, eram gigantes antropófagos. Segundo Homero, habitavam na Sardenha. Na Odisseia sua cidade é chamada de Lestrigonia ou, de Lamo, seu fundator na época da Guerra de Troia. Plínio, o Velho no século I escreveu: Formiae, Hormiae prius dictae olim, sedes antiqua Lestrigonum ("Formia, antes chamada, uma época, Hormiae, foi a antiga sede dos lestrigões."), o que levou a que a terra dos ledstrigões fosse identificada como a região de Fórmias, ao sul do Lácio, na fronteira com a Campânia.

Quando Odisseu e seus companheiros lá aportaram, os gigantes atiraram enormes rochedos contra os navios. Todos afundaram, exceto o que transportava Odisseu, único sobrevivente do massacre.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Letrigões
Poor John Flaxman, para uma edição de 1810 de Odisseia

Esses gigantes também tem uma aparição no livro The Sea of Monsters (segundo livro da série Percy Jackson & the Olympians, escrita por Rick Riordan), onde os mesmos lutam com o protagonista Percy Jackson e seu irmão Tyson, sendo derrotados por eles.[1] Na adaptação cinematográfica deste livro, um lestrigão é interpretado pelo ator Robert Maillet.[2]

Referências

  1. Rick Riordan (2006). The Sea of Monsters (em inglês) Miramax Books [S.l.] ISBN 0786856866. 
  2. «Percy Jackson: Sea of Monsters». IMDb. Consultado em 27 de Dezembro de 2013. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário de Mitologia-Greco-Romana, Abril Cultural, 1973