Lestrimelitta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Como ler uma infocaixa de taxonomiaLestrimelitta
Lestrimelitta limao.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Tribo: Meliponini
Género: Lestrimelitta

Lestrimelitta é um gênero de abelha sem ferrão encontrado no Neotrópico, de México a Brasil e Argentina, com 23 espécies conhecidas.[1] São espécies pequenas e de cor negra brilhantes de 4 a 7 mm de comprimento [2], com cabeça arredondada e reduzida cesta de pólen. Ao contrário da maioria das abelhas eusocial , elas não coletam seu próprio pólen e néctar de flores, não são polinizadores, mas invadem as colônias de outras espécies de abelhas sem ferrão e roubam suas reservas de pólen e mel (um fenômeno chamado cleptobiose). Elas não iniciam seus próprios ninhos, mas elas "expulsarão" outra colônia de abelhas sem ferrão de seu ninho (geralmente em uma cavidade de árvore) e converter o ninho pré-existente para abrigar sua própria colônia.

Taxon selecionado[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. J. S. Ascher, J. Pickering, (2012) ''Discover Life's bee species guide and world checklist''
  2. GONZALEZ, VICTOR H.; GRISWOLD, TERRY L. NEW SPECIES AND PREVIOUSLY UNKNOWN MALES OF NEOTROPICAL CLEPTOBIOTIC STINGLESS BEES (HYMENOPTERA, APIDAE, Lestrimelitta). [S.l.]: Universidad Nacional de Colombia 

Bibiografia[editar | editar código-fonte]

  • C. D. Michener (2000) The Bees of the World, Johns Hopkins University Press.
Ícone de esboço Este artigo sobre abelhas, integrado ao Projeto Apiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.