Leu moldávio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moldawischer-Leu-01.jpg

O leu[1] [2] [3] [4] da Moldova (em romeno: leu moldovenesc; código ISO 4217: MDL; plural em romeno: lei) é a moeda de curso legal na República da Moldova. Assim como o leu romeno, o leu moldávio é subdividido em 100 bani (singular ban).

O nome da moeda tem origem na palavra "leão".

Em português, não há ainda forma definida para o plural de "leu". Os dicionários europeus Priberam, Porto Editora e Universal, bem como os brasileiros Aurélio, Houaiss e Michaelis, todos grafam "leu" como substantivo válido em português (diferente e em constraste com o substantivo português léu), mas nenhum deles sugere o plural. Apenas Aurélio trata do tema, mencionando apenas o plural em romeno (língua oficial da Moldova e da Roménia), que é lei (enfatizando, porém, se tratar de forma não aportuguesada). Já por sua vez texto de pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recomenda um plural regular em português: leus[1] .

Referências

  1. a b Henriques, Raul Pinheiro. Designação de unidades monetárias em português: Léxico e normalização linguística. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa — Departamento de Linguística Geral e Românica, 2013. Página visitada em 1 de dezembro de 2014.
  2. leu infopédia. Visitado em 2015-07-10.
  3. UOL Dicionário Houaiss houaiss.uol.com.br. Visitado em 2015-07-10.
  4. Dicionário Aurélio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.