Level-5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Level-5
Razão social Level-5 Inc.
Nome nativo 株式会社レベルファイブ
Nome romanizado Kabushiki gaisha Reberu Faibu
Privada (KK)
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação outubro de 1998
Fundador(es) Akihiro Hino
Sede Fukuoka, Fukuoka,
 Japão
Presidente Akihiro Hino
Empregados 300 (2019)
Divisões Level-5 abby
Level-5 Motion Capture Studio
Subsidiárias Freestyle Work
Level-5 Comcept
Website oficial level5.co.jp

Level-5 Inc. (株式会社レベルファイブ Kabushiki gaisha Reberu Faibu?) é um estúdio desenvolvedor independente de vídeo-games e editor baseado fora de Fukuoka, no Japão. A empresa, que emprega atualmente cerca de trezentos indivíduos, foi fundada em Outubro de 1998 por Akihiro Hino depois que ele se afastou da antiga empresa japonesa Riverhillsoft. Hino desenha, planeja e produz todos os jogos da Level-5, bem como servindo simultaneamente, como atual Presidente e CEO da companhia.

Desde a sua criação, Level-5 tem existido tido relação muito próxima com a Sony Computer Entertainment, com a maioria dos seus títulos financiados e produzidos em conjunto com a editora. Desde a libertação do Professor Layton e os Curious Village para o Nintendo DS no início de 2007, no entanto, a empresa já começou a diversificar os seus produtos e centrando-se mais na auto-financiamento e auto-publicando seus títulos no Japão.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro título desenvolvido pela Level-5 foi o famoso RPG Dark Cloud, desenvolvido no âmbito de um contrato inicialmente pela Sony Computer Entertainment para o lançamento japonês do PlayStation 2 em Março de 2000. No entanto, ela foi adiada PS2 antes do lançamento para permitir maior desenvolvimento e, eventualmente foi lançado no Japão no dia 14 de dezembro de 2000, e da população em 2001. O jogo foi um sucesso imediato para a empresa, vendendo pouco menos de um milhão de unidades em todo o mundo, começou a trabalhar imediatamente em uma sequência intitulado de Dark Chronicle (Dark Cloud 2 na América do Norte), que, embora não esteve sucedidos em primeiro lugar, ainda ganhou aclamação crítica e vendeu mais de meio milhão de unidades em todo o mundo.

Meio de 2002, a empresa teve um impulso substancial no reconhecimento, uma vez que iniciou o desenvolvimento em três grande projetos:

True Fantasy Live Online para Microsoft, um MMORPGque se tornou um dos principais títulos para o Xbox e Xbox Live no Japão antes de ter sido brutalmente cancelado em 2004. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King para a Enix (atualmente Square Enix), que tinha autorizado a Level-5 desenvolver o título, sob a supervisão do famoso designer Yuji Horii e sua equipe no Armor Project. Rogue Galaxy, o terceiro RPG do estúdio para a Sony Computer Entertainment, com um orçamento maior e mais liberdade para a criativa do que os suas anteriores produções com a editora.

Em apenas quatro anos, Level-5 passou de um pequeno estúdio para um dos principais desenvolvedores de RPG no Japão, e já se beneficiou com imensa crítica e sucesso comercial. No início de 2007, a empresa publicou o seu primeiro, totalmente auto-financiada e auto-título publicado no Japão, Professor Layton and the Curious Village, que já gozava de incrível sucesso comercial, vendendo mais de 840.000 cópias apenas no Japão, e tem oficialmente transferida a Level-5 a se tornar um desenvolvedor e editor de vídeo-games interativo de entretenimento no Japão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]