Liana (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Liana (cantora)
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Biografia
Nascimento
Atividade

Liliana Andreia Carvalho da Costa, mais conhecida por Liana[1] (Coimbra, 27 de Dezembro de 1979), é uma fadista portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Coimbra, muito cedo se muda para Lisboa e começa a cantar fado com apenas 9 anos de idade, no Coliseu dos Recreios.

Liana venceu doze concursos de fado na sua infância e adolescência. Destaca-se a vitória, por duas vezes, na Grande Noite do Fado, em 1994 e 1996, nas categorias juvenil e sénior, lançando por esta altura dois álbuns de fado.

Em 2000 venceu o Festival RTP da Canção.

Também em 2000 integra o elenco do musical "Amália" sob a direção de Filipe La Féria, onde protagoniza durante 5 anos o papel de Amália jovem e com o qual ganha o Prémio Pateota para Actriz Revelação.

Em 2004 lança o álbum “Fado.pt”, que contou com a participação de Tiago Machado como produtor, compositor e músico. No disco participaram também nomes como Custódio Castelo, José Manuel Neto, Luís Guerreiro e Femme Art String Quartet.

Segue-se “Sombra” em 2005, em edição de autor.

Em 2007 Liana junta-se à banda luso-sueca de world music "Stockholm Lisboa Project", e no mesmo ano o álbum “Sol” é lançado.

Em 2008 canta em português e em árabe em "From Palestine to Portugal" com a cantora Reem Kelani, num projeto apadrinhado pelo Musicport Festival e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2009, é lançado um novo álbum com os Stockholm Lisboa Project denominado “Diagonal”.[3] Este segundo disco recebeu as melhores críticas nas revistas de world music, incluindo o prémio de melhor disco de 2009 pela crítica alemã Preis der Deutschen Schallplatten Kritic e a nomeação nos Songlines Music Awards 2010[4] no Reino Unido, bem como um showcase na maior Feira de Música Internacional, a Womex, em Copenhaga.

Fez concertos por toda a Europa (Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Finlândia, Roménia, Áustria), mas também na Austrália, China, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e foi a primeira artista de fado a fazer uma tournée pelo Médio Oriente (Líbano, Dubai, Bahrein).

Em 2010, a convite de Filipe La Féria, interpreta as personagens de Severa e Hermínia Silva no musical "Fado História de um Povo" no Casino Estoril.

É convidada frequente da Grand Union Orchestra de Inglaterra, cantando temas originalmente compostos para si, pelo maestro Tony Haines.

"Embalo" é lançado em Março de 2014. É acompanhada pelos músicos António Dias, Nelson Aleixo e Francisco Gaspar e interpreta temas do seu início no mundo do fado, homenageando artistas como Fernanda Maria, Ada de Castro, João Braga, entre outros.

Liana é a criadora e mentora de Sing Fado, uma experiência que visa mostrar a história do Fado, os seus artistas e incentivar a experimentar a sua poesia e música. Direcionada para todas pessoas que gostariam de saber um pouco mais sobre fado, tem sido bem acolhida por portugueses e turistas de todas as nacionalidade.

Em 2014 o Sing Fado mereceu o convite para fazer parte dos serviços educativos do Museu do Fado, em Alfama.

Em 2015 foi mãe de gémeos e fez um interregno na carreira, dedicando-se quase exclusivamente à maternidade.

Liana é licenciada em Turismo e pós-graduada em Política Social. A preparar a tese de Mestrado, escolheu refletir sobre a procura de alternativas para combater o Idadismo (discriminação pela idade) e a Gerontofobia (medo de envelhecer).

Publicamente ativista Ambiental e ativista pelos Direitos dos Animais, Liana é Vegetariana desde 2002, tornando-se Vegan em 2016.

Em 2018 criou um blog “Plantar Amor”, onde partilha com frequência ideias sobre Ativismo Ambiental, Educação Alternativa e Vegetarianismo.

Em Outubro de 2018 regressa com o primeiro single do álbum previsto para 2019.

Pertinente e atual, este novo trabalho contará com a produção de Tiago Machado e com os músicos José Manuel Neto, Pedro Joia e Marino Freitas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Tempo" (2003) (Different World)[3]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Stockholm Lisboa Project[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Sol (2007) (Nomis Musik) com Stockholm Lisboa Project[7]
  • Diagonal (2009) (Nomis Musik & Westpark) com Stockholm Lisboa Project[8]

Compilações[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «Certidão de lista de associadas da Audiogest.» (pdf). IGAC/Ministério da Cultura. 25 de julho de 2007. Consultado em 17 de Janeiro de 2014.. Cópia arquivada (PDF) em 24 de Dezembro de 2013 
  2. «Catálogo - Detalhes do registo de "Fado.pt"». Fonoteca Municipal de Lisboa. Consultado em 21 de março de 2014. 
  3. «Detalhes do registo de "Liana - Tempo"». Base de dados Discogs. Consultado em 21 de março de 2014. 
  4. «Catálogo - Detalhes do registo de "Novo Fado"». Fonoteca Municipal de Lisboa. Consultado em 21 de março de 2014. 
  5. «Catálogo - Detalhes do registo de "Amália Revisited"». Fonoteca Municipal de Lisboa. Consultado em 21 de março de 2014. 
  6. «Detalhes do registo de "Various ‎– Tango Around The World"». Base de dados Discogs. Consultado em 21 de março de 2014. 
  7. «Catálogo - Detalhes do registo de "Sol"». Fonoteca Municipal de Lisboa. Consultado em 21 de março de 2014. 
  8. «Catálogo - Detalhes do registo de "Diagonal"». Fonoteca Municipal de Lisboa. Consultado em 21 de março de 2014. 
  9. «Detalhes do registo de "Songlines Music Awards 2010"». Base de dados Discogs. Consultado em 22 de março de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Guitarra e Viola Douradas.png Liana (cantora) venceu a Grande Noite do Fado 1996 da Casa da Imprensa de Lisboa, na categoria de Seniores Femininos