Libertad (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Libertad"
Single de Christian Chávez com participação de Anahí
do álbum Libertad — EP
Lançamento 22 de Março de 2011
(ver abaixo o histórico de lançamento)
Formato(s)
Gravação 2011, Los Angeles, California, EUA
Gênero(s)
Duração 3:48
Gravadora(s) PeerT6H Music LLC (Produção Independente)[1]
Composição
  • Christian Chávez
  • Samuel Parra Cruz
Produção Sebastián Jacome
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 23 e 24 de fevereiro de 2011, Los Angeles[1]
Lançamento 27 de março de 2011[2]
Diretor(es) Max Gutiérrez[3]
Duração 5:22
Orçamento US$ 200 mil.
[[Ficheiro:|180px|center|noicon]][[:Ficheiro:|informação do ficheiro]] · ajuda
Cronologia de singles de Christian Chávez
"Mesmo Sem Ti"
(2011)
"Sagrilegio"
(2012)
Cronologia de singles de Anahí
"Alérgico"
(2010)
"Para Qué"
(2011)

"Liberdad" é uma canção gravada do cantor mexicano Christian Chávez com participação da cantora Anahí, lançada no dia 22 de março de 2011 em formato de download digital pelo iTunes. A canção foi composta por Christian Chávez e Samo,[3] que também ajudou o cantor nas composições do álbum anterior, intitulado Almas Transparentes (2010). "Libertad" é também uma música de auto-estima, e a inspiração maior foi "Born This Way", música da cantora pop Lady Gaga.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

As primeira informações da canção foi que o próximo single do novo álbum de Christian iria ser com um cantor ou uma cantora brasileiro. As informações foram negadas no twitter oficial do cantor, mas ele não descartou a possibilidade de isso acontecer. Ele postou, também no seu microblog que tinha acabado de compor uma música, que aclamaria por igualdade a todos, não importando a classe social, orientação sexual e etnia e também confirmou a ajuda de Samo, vocalista da banda Camila.

Logo depois ele foi até imprensa, revelou o nome oficial da canção, "Libertad" e disse que seria um dueto, e falou que adoraria que fosse com a atriz e cantora Gloria Trevi, e disse que eles já estava entrando em negociação com a mesma, que futuramente havera de não aceitar o convite.[4] O cantor oficializou a participação de Anahí na canção, também em seu microblog twitter, em 2010, dizendo que a mesma era perfeita para ser dueto de Libertad.

Composição[editar | editar código-fonte]

"A música [...] fala sobre toda a comunidade gay e sobre todas as pessoas que são diferentes de algum jeito e têm que lutar e buscar sua liberdade." - Christian.[5]

"Libertad" é uma canção de electropop, dance pop, latin pop, tendo o seu ritmo quase todo feito em computador, no sintetizador e na caixa de ritmos. Liricamente, a canção diz que ele vive em liberdade, não precisa esconder o rosto, mentir, ele diz que é bonito assim mesmo e que escolheu ser do jeito que é e diz que não é defeito ter um gosto diferente e depois de assumir ser gay, sua alma esta livre de tremor e diz para não ter medo do mundo. É considerada uma canção de auto-estima, como "Firework" da cantora Katy Perry, "We R Who We R" de Kesha, "Born This Way" de Lady Gaga, "Who Says" da banda Selena Gomez & The Scene e como outras.[5]

Video musical[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical de "Libertad", com direção de Max Gutiérrez e produção executiva da The Sixth House, Guillermo Rosas e Richard Bull, começou a ser gravado entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2011, com mais de 150 figurantes, 4 designers de moda, 20 bailarinas, coreógrafos de renome internacional 10 atores, participações especiais e mais de dez trocas de roupa.[1] O vídeo de Born This Way da cantora Lady Gaga foi censurado em vários países por estar passando mensagens homossexuais no vídeo, e em uma entrevista ao site Ofuxico, Christian disse ter medo que o vídeo não possa passar em alguns países, pois o mesmo dá um beijo explicido em outro homem no vídeo “É um pouco triste que isto aconteça, porém, de qualquer jeito, assim que estamos vivendo nos tempos atuais”, a ideia do beijo foi do diretor, Max, Christian adorou “Eu disse: ‘claro, vamos fazer isso’. Afinal, é algo que faz parte de mim e também não é uma cena de sexo, é apenas um beijo”.[1][3]

Na primeira imagem Christian e Anahí dançam e cantam, na segunda Chritian beijando um homem e na última o blogueiro Perez Hilton.

O vídeo conta com participação especial do famoso blogueiro e ator Perez Hilton.[6] A estreia do video esta marcada para o dia 26 ou dia 28 de março de 2011 no canal oficial do cantor no Youtube.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical começa com Christian em uma cabine de confessionário, em uma igreja, sendo questionado por um padre (interpretado por Montserrat Waldorf), o padre continua a questioná-lo, e na cabeça de Christian passa imagens dele num carro beijando alguns homens, ele diz que está cansado de não ter liberdade. A música começa, em uma espécie de balada, um elevador vai descendo, com algumas mulheres de beijando, aparece de repente Christian cantando e dançando a música, e a todo momento aparece flashs de movimentos contra a homofobia que foram realizados nas décadas de 50 e 60.

Anahí aparece em um fundo cheio de luz, cantando. Em um quarto, uma pessoa vestida de coelho, amarra o padre (que questionou Christian no início do vídeo), as imagens de movimentos anti-homofobia continuam aparecendo e imagens de Christian e Anahí cantando e dançando. Aparece no mesmo momento um homem sendo molestado, Anahi esta cantando e dançando com todos da balada. O homem continua passando mal, ele cai no chão, Christian dá a mão para ele e os dois se beijam, Anahí e Christian continuam cantando, a música acaba e Christian apaga uma vela com os dedos.

Aparece o site www.perezhilton.com, Perez digitando uma crítica sobre a música, encerra o texto e coloca a cabeça de coelho, levanta da cadeira e sai. A música toca novamente e aparece os créditos do vídeo.

Lançamento & Recepção[editar | editar código-fonte]

O vídeo estreou na madruagada do dia 27 de março de 2011 no canal ChristianCháveztv.

Faixas & Formatos[editar | editar código-fonte]

Prêmios & Nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Resultado
2011 Prêmios People en Español Melhor Vídeo do Ano Venceu[10]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data (digital) Data (vídeo)
 México 22 de Março de 2011 - download digital 26 de Março de 2011 - Videoclipe
 Brasil
Flag of Spain.svg Espanha
 Estados Unidos

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Posições de «Libertad»
País Chart Lista Melhor
posição
2011
Flag of Mexico.svg Monitor Latino Top General 89

Referências

  1. a b c d «Anahí e Christian Chavez gravam videoclipe da canção Libertad». Facebook. Consultado em 25 de março de 2011. 
  2. «ahora si #LIBERTAD» (em espanhol). twitter (@christiancha). Consultado em 27 de março de 2011. 
  3. a b c «Christian Chávez teme ser censurado por seu vídeo». Ofuxico. Consultado em 25 de março de 2011. 
  4. «'Libertad', o inédito dueto de Christian Chávez e Anahí». Consultado em 27 de março de 2011. 
  5. a b «Christian Chávez hará dúo con Gloria Trevi». Consultado em 25 de março de 2011.. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2013 
  6. «Vaza o novo video clipe de Anahi feat Christian Chavez "Libertad"». Consultado em 27 de março de 2011. 
  7. «'Libertad' - iTunes». Consultado em 25 de março de 2011. 
  8. iTunes Store (14 de agosto de 2012). «Esencial - Christian Chavez». Consultado em 16 de diciembre de 2012.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. iTunes Store (12 de abril de 2011). «Libertad EP (Deluxe Edition) - Christian Chavez & Anahi». Consultado em 16 de diciembre de 2012.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Gañadores - People en Español 2011». Consultado em 13 de dezembro de 2011.