Liberty Films

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Liberty Films foi uma produtora americana de filmes independentes fundada por Frank Capra em 1945.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Logo

Em 1941, Frank Capra, Selznick e Alexander Korda se uniram para comprar a United Artists, já que os filmes produzidos pela Studio System (empresa de Capra) estavam com dificuldades de encontrar distribuidoras. Após essa tentativa frustrada, foi fechada a Frank Capra Productions, durante o período em que ele se alistou no exército.

Depois da Guerra, Frank falou sobre seu futuro como independente com Sam Briskin, um produtor da Columbia Pictures, e daí surgiu a Liberty Films. Com o tempo Capra conseguiu novos sócios para a Liberty, entre eles William Wyler e George Stevens. A companhia conseguiu fechar um acordo de distribuição com a RKO Radio Pictures em troca de 15 milhões para a produção de três filmes, um para cada realizador.

Devido a problemas financeiros posteriores a Liberty acabou sendo vendida para a Paramount Pictures. Continuaria como subsidiária da Paramount até março de 1951, quando o estúdio, com a aprovação de Capra, terminou com as atividades.

Referências

  1. (27 de abril de 1945) "Screen News" (em Inglês). The New York Times p. 22.
Ícone de esboço Este sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.