Liberty Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Liberty Stadium
Liberty stadium swansea.jpg

Nome The Liberty Stadium
Características
Local Swansea, País de Gales
Capacidade 21.088
Construção
Data 2005
Inauguração
Data 23 de julho de 2005 (13 anos)
Partida inaugural Swansea 1x1 Fulham
Outras informações
Proprietário StadCo
Mandante Swansea City e Ospreys

O Liberty Stadium é um estádio multiuso localizado na cidade de Swansea, no País de Gales. Utilizado como casa do clube de futebol Swansea City e da equipe de rugby Ospreys, é também um centro de conferências e local utilizado para concertos de música.

Os projetos para a construção do estádio começaram devido a necessidade de um estádio adequado para as equipes da cidade de Swansea, ambas jogando em estádios ultrapassados, e a necessidade de um local em que pudessem ser realizados eventos como shows e conferências.

O local escolhido para a construção do estádio havia sido explorado por anos por mineradoras de carvão, prata e ouro, e mesmo apesar de já estar há muito abandonado, ainda havia restos dos materiais usados nessas explorações.

O terreno apresentava grandes problemas. Sendo na sua maioria de argila, foi necessária a colocação de 1500 barras de concreto entre a camada de argila e o a superfície do campo, para que as imperfeições e a acomodação do terreno não gerassem problemas futuros.

A inauguração oficial do estádio aconteceu em 23 de julho de 2005, na partida entre Swansea City e Fulham, que terminou com o placar de 1-1. Em 17 de agosto do mesmo ano aconteceu a primeira partida internacional no estádio, entre a Seleção de Gales e a Seleção da Eslovênia.

Já foi palco de shows da banda The Who e de Elton John.

Links externos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.