Liceu Pasteur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde Setembro de 2008)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Liceu Pasteur
Dados e estatísticas da escola
Tipo Particular
Website www.liceupasteur.com.br

O Liceu Pasteur (em francês: Lycée Pasteur de São Paulo) é um colégio de biculturalismo franco-brasileiro. Situado em um histórico e bem conservado prédio de São Paulo, no quarteirão entre as ruas Mayrink, Dr. Diogo de Faria e Coronel Lisboa na Vila Mariana.

História[editar | editar código-fonte]

Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Liceu Pasteur foi fundado em maio de 1923 por um grupo de intelectuais brasileiros e franceses. A escola ministra aulas curriculares de inglês, francês e espanhol. É um colégio parceiro da Aliança Francesa Vila Mariana e tem o nome relacionado nos links de informações úteis do site do Consulado Geral da França em São Paulo. Inclusive normalmente o colégio recebe visitas do cônsul francês para celebrações.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A escola oferece desde a Educação infantil até o Ensino Médio tanto por meio período como em período integral.

Sua estrutura física possui:

  • Cozinha que proporciona aos alunos um conhecimento sobre culinária francesa.
  • Biblioteca com mais de 53 mil livros.
  • Salas de aula de informática.
  • 3 laboratórios de física, química e biologia.
  • Enfermaria com profissionais da saúde de plantão.
  • Também são oferecidas atividades gratuitas como aulas de balé, xadrez, circo e natação.

Área esportiva[editar | editar código-fonte]

Possui um campo de futebol com as dimensões oficiais e arquibancada, utilizado para treinos de rugby das categorias de base do clube Pasteur Athletique Club. Possui ainda duas quadras de tênis, duas piscinas e duas quadras de voleibol, e duas quadras poliesportivas.

Lycée Pasteur[editar | editar código-fonte]

Há também o Lycée Pasteur, que antes funcionava na unidade da Rua Mayrink, no período da tarde e, posteriormente, foi transferido para a Rua Vergueiro. Hoje o Liceu Pasteur é uma escola francesa de cunho internacional, situada fora da França, que respeita o Programa do Ministério da Educação da França assim como o do Brasil (MEC).

O Lycée Pasteur de São Paulo prepara os alunos ao exame Baccalauréat, diploma que permite ingressar em Universidades internacionais (França, todos os países da Europa, EUA, Canadá e Austrália), mas também os jovens capazes de fazer suas escolhas entre as universidades brasileiras. 

Os professores, especialmente qualificados para o ensino dos exames nacionais, fazem uso de métodos específicos dirigidos aos alunos que desejam ingressar nas universidades brasileiras. 

http://www.lfpasteur.com.br

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.