Lied

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Lied (no plural Lieder) é uma palavra da língua alemã, de gênero neutro, que significa "canção". É um termo tipicamente usado para classificar arranjos musicais para piano e cantor solo, com letras geralmente em alemão, Utilizado para expressar em sons os sentimentos descritos nas letras. Na Música esta palavra surgiu no período Romântico, século XIX, no sentido de partitura. Na Alemanha, esta forma musical é chamada de Kunstlied.

Normalmente, os Lieder são organizados para um único cantor e piano, com acompanhamento orquestral é um desenvolvimento posterior. Alguns dos mais famosos exemplos são de Schubert "Der Tod und das Mädchen " (" A Morte e a Donzela ") e "Gretchen am Spinnrade". Às vezes estão reunidos em um Liederkreis ou "ciclo de canções", uma série de canções (geralmente três ou mais) amarrado por uma única narrativa ou tema, como Die schöne de Schubert Müllerin e Winterreise ou Frauenliebe und- leben de Robert Schumann e Dichterliebe. Schubert, Schumann e Johannes Brahms são mais associados com este gênero, principalmente desenvolvidos na era romântica.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Carpeaux, Otto Maria (1977). «Romantismo smiclássico: de Schubeert a Mendelssohn». Uma Nova História da Música 3 ed. (Rio de Janeiro: Alhambra). p. 155-157. 
Ícone de esboço Este artigo sobre música erudita é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.