Liga dos Amadores de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Liga dos Amadores de Futebol (LAF) foi uma liga de futebol no Estado de São Paulo, que surgiu de uma cisão em 1926 da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) - rivalizou com esta entidade até 1929, quando acabou extinta pelo Paulistano (que também havia sido fundador da própria APEA).

História[editar | editar código-fonte]

Pela segunda vez em sua história, o futebol paulista sofreu uma divisão. A primeira delas foi em 1913, quando o Paulistano deixou a Liga Paulista de Foot-Ball (LPF) descontente com o convite feito à times populares, como o Corinthians, para disputar o torneio da liga. O Paulistano fundou a APEA, que ganhou prestígio em poucos anos e se tornou a única entidade no futebol do Estado com o fim da LPF em 1917.

Em 1926, novamente o Paulistano resolveu organizar uma liga paralela. Desta vez, o clube da elite paulista mostrava-se contrário a popularização e aos rumos profissionais que o futebol estava tomando e fundou uma entidade com propósitos tradicionais e em defesa do amadorismo. Mas a entidade não conseguiu sobreviver por mais que quatro temporadas e acabou extinta em 7 de janeiro de 1930 e o Paulistano saindo do "futebol profissional".

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.