Lilá Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Lavender Brown
Lilá Brown
Dados pessoais
Sexo Feminino
Cabelo Loiro
Olhos Castanhos escuro
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Câmara Secreta
Intérprete Kathleen Cauley (Harry Potter e a Câmara Secreta)
Jennifer Smith (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)
e Jessie Cave (Harry Potter e o Enigma do Principe e Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2)
Personagem da série Harry Potter

Lilá Brown (no Brasil) ou Lavender Brown (em Portugal e no original em inglês) é uma personagem dos livros da série Harry Potter. Divide o dormitório da Grifinória com Hermione Granger, Parvati Patil, Fay Dunbar e Alice Tolipan. A garota ficou mais conhecida no sexto livro, porque namorou com Rony Também é famosa por seu gritos histéricos iguais aos de Parvati. Ela é descrita como sangue-puro em algumas anotações de J.K. Rowling.

História[editar | editar código-fonte]

Lilá nasceu em 1980. Seus pais são bruxos, e algumas fontes dizem que o nome da mãe é Allyna. Entrou em Hogwarts em 1991 e foi escolhida para a Grifinória, assim como Harry Potter, Rony e Hermione. Ela divide o dormitório das garotas com Hermione e Parvati, que é a sua melhor amiga. No terceiro ano, assim como Parvati, descobrimos que ela é apaixonada por Adivinhação, matéria ensinada por Sibila Trelawney, numa das aulas, a professora prediz a morte de seu coelhinho Bínqui, que pouco tempo depois, ela descobre que morreu.

No quinto ano, Lilá, que era a favor do Ministério da Magia e contra Harry, entra para a Armada de Dumbledore depois de um tempo, preferindo acreditar nele e assiste à todas as aulas do grupo.

No sexto ano, Lilá se torna rival de Hermione pelo amor de Rony. Consequentemente consegue namorá-lo e lhe dá carinhosamente o apelido de Uon-Uon. Mas depois de um tempo, ela termina com Rony por ver ele e Hermione saindo do dormitório juntos (porém, ela não sabia que Harry também estava no meio coberto pela Capa de Invisibilidade). No filme, a garota termina com ele, depois dele ter sido envenenado e ter se manifestado apaixonado por Hermione, chamando o nome dela, no dia seguinte, Rony percebe a garota brava, mas não se manifesta por não lembrar de nada e por querer há tempos terminar o namoro pegajoso.

No sétimo ano, luta com os os alunos na batalha de Hogwarts. Lilá é mordida por Fenrir Grayback e Hermione lança um Feitiço Estuporante nele o empurrando para longe de Lilá, mas Lilá morre por causa de seus ferimentos.

Loira, olhos castanhos, alta, meio magricela e um pouco pálida (apesar de ser interpretada nos primeiros filmes como negra e cabelos crespos escuros).

Pessoais[editar | editar código-fonte]

Lilá se mostra uma garota ingênua, mas por outro lado, uma garota muito sensivel. Chorou quando seu coelhinho morreu e quando a professora Sibila foi despedida.

Etimologia do nome[editar | editar código-fonte]

Lavender e Brown significam, respectivamente, "lavanda" e "marrom", em inglês.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", no primeiro ano de Harry, Lilá foi a primeira pessoa a ser selecionada para a Grifinória.
  • Sua materia favorita é Adivinhação.
  • Sua melhor amiga é Parvati Patil.
  • Foi interpretada por duas atrizes negras, Kathleen Cauley (HP2) e Jennifer Smith (HP3).
  • Jessie Cave a interpretou em HP6, HP7, HP8.
Ícone de esboço Este artigo sobre a série Harry Potter é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.