Lil Xan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2018)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Diego Leanos (nascido em 6 de setembro de 1996), mais conhecido pelo seu nome artístico Lil Xan, é um rapper, cantor e compositor norte-americano de Redlands, Califórnia. Ele é mais conhecido por seu hit Breakout, Platinum Certified, Wake Up e "Betrayed", que atingiu o pico no n º 64 na Billboard Hot 100. Seu nome artístico, Lil Xan, é derivado do nome do Xanax de medicamentos prescritos.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Diego nasceu em 6 de setembro de 1996 em Redlands, Califórnia com pais mexicanos. Crescendo, Diego era pobre e viveu em hotéis de beira de estrada a maior parte de sua infância. Frequentou o liceu de Redlands East Valley, mas abandonou o liceu no seu primeiro ano, e passou vários anos em casa desempregado. Diego aceitou um emprego como limpador de rua e vendeu drogas antes de começar a fazer trap. Diego mais tarde prosseguiu uma carreira de fotografia em apoio de vários amigos que eram rappers. Ele finalmente teve sua câmera roubada, e optou por começar a cantar em vez de investir em uma nova câmera.

Diego era anteriormente viciado em Xanax, juntamente com opiáceos e outras benzodiazepinas, mas ele foi capaz de parar a droga após dois anos de vício. Diego atualmente fala contra o abuso de Xanax e insta as pessoas a parar de usar a droga completamente.

Atualmente Diego está namorando a cantora e atriz americana Noah Cyrus. [1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Leanos começou a ganhar reconhecimento através de plataformas como Soundcloud e YouTube. Sua popularidade cresceu após o lançamento do videoclipe de sua canção "Betrayed" em agosto de 2017. a canção alcançou o n º 64 na Billboard Hot 100. Em uma entrevista com a XXL, Leanos anunciou seu álbum de estréia Total Xanarchy, o álbum inclui colaborações com artistas como Rich The Kid, Diplo e Swae Lee. em dezembro de 2017, Leanos anunciou seu total Xanarchy Tour, que vendeu em cinco horas de acordo com a Billboard.

Em 2018, Leanos anunciou que iria mudar o seu nome artístico para "Diego " para apoiar a sua mensagem anti-drogas, embora ele mais tarde disse em uma entrevista que ele não tinha certeza se ele iria mudar seu nome.

Meio Artístico[editar | editar código-fonte]

Leanos listou Pharrell Williams e N.E.R.D como primeiras influências no hip hop, com outras influências, incluindo Arctic Monkeys, Cage the Elephant e Queens of the Stone Age. Leanos também descreveu Drake e Mac Miller como inspiração musical.

De acordo com Pigeons & Planes, a música de Leanos começou como "típico Trap" e mais tarde mudou para "um obscuras, como um som de sonho ". The New Yorker descreveu Leanos como parte de um "Sad rap " movimento.

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Leanos fez manchetes em 2018, quando durante uma entrevista, ele havia avaliado o falecido rapper Tupac Shakur apenas com um "2 " e chamou sua música chata. Após o incidente companheiro rapper Waka Flocka Flame alegou no Twitter que Leanos é "banido do hip hop ". No entanto, Leanos mais tarde prestou homenagem a Tupac, tocando a canção "California Love".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Albuns[editar | editar código-fonte]

  • Total Xanarchy em 6 de abril de 2018

MixTapes[editar | editar código-fonte]

  • Heartbreak Soldiers 8 de julho de 2018

Extended Plays[editar | editar código-fonte]

  • CITGO em 6 de setembro de 2016
  • Toothache em 19 de junho de 2017
  • Xanarchy em 1 de agosto de 2017

Fontes[editar | editar código-fonte]

1. https://www.thestranger.com/music/2018/01/24/25745423/lil-xan-is-the-new-face-of-sad-rap 2. "Who is Lil Xan? The Cali rapper is the new leader of the anti-Xanax movement 3. [http://"Lil%20Xan%20Signs%20with%20Columbia%20Records" "Lil Xan Signs with Columbia Records"]

4. [http://"10%20Hottest%20MCs%20of%20Latin%20Descent%20in%20Hip-Hop%20Today".%20Billboard. "10 Hottest MCs of Latin Descent in Hip-Hop Today". Billboard.]

  1. «Noah Cyrus». Wikipedia (em inglês). 8 de agosto de 2018