Lili Caneças

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lili Caneças na XXII Gala dos Globos de Ouro, em 2017

Lili Caneças, nome profissional de Maria Alice Custódio Carvalho Monteiro (Guarda, 4 de abril de 1944) é uma socialite portuguesa.

Na sua infância viveu em Vila Franca de Xira e em Peniche[1], fixando-se depois, no início da adolescência, em Cascais. Nessa altura esta pacata vila piscatória acolhia vários membros da aristocracia europeia exilados, facto que exercia grande fascínio para Lili Caneças[2].

Quando tinha apenas 16 anos de idade, teve a sua primeira aparição na televisão ao vencer um concurso de máscaras no Casino do Estoril. Foi entrevistada para a RTP por Henrique Mendes[3], que chegou a dizer-se impressionado com a aparência física da jovem[4].

Aos 17 anos ingressou no curso de Filologia Germânica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa[5]. Contudo, resolveu abandonar o curso no terceiro ano, para se candidatar a hospedeira da TAP Air Portugal. Ao fim de pouco tempo como hospedeira, deixou a companhia aérea para casar, com pouco mais de 20 anos, com o empresário de construção civil e milionário Álvaro Caneças[6]. Segundo contou, durante o período de casada viveu uma vida rodeada de luxo, que lhe permitiu viajar um pouco por todo o mundo e frequentar festas onde conheceu inúmeras personalidades[7].

Aos 37 anos, porém, o casal divorcia-se e Lili Caneças, sem bens pessoais, e com uma filha sob a sua responsabilidade, perdeu a vida luxuosa a que estava habituada[8].

Conhecida como a tia de Cascais[9][10], ao surgir como comentadora do reality show O Bar da TV, emitido na SIC, em 2001, Lili Caneças tornou-se conhecida do grande público. O programa, que foi líder de audiências, era apresentado por Jorge Gabriel, e consistia no acompanhamento constante de 12 candidatos que tentavam gerir um bar nas docas de Lisboa[11]. A partir dessa altura, as operações plásticas a que se Lili se submeteu suscitaram também uma grande atenção por parte da imprensa social[12].

A seguir, em 2005, participou noutro reality show, desta vez na TVI, a Quinta das Celebridades. A mesma estação viria a contratá-la para comentadora no programa Você na TV!, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, compartindo com Cinha Jardim e Flávio Furtado a rubrica Dizem Elas e Ele. Ao fim de um ano, em 2009, saiu juntamente com Cinha Jardim[13].

Em 2006 foi lançada a biografia autorizada de Lili Caneças, escrita por Flávio Furtado, com o título Lili Caneças – Cinderela ao Contrário[14].

Em 2008 Lili Caneças foi desafiada pelo encenador Carlos Avilez a participar na peça de Tennessee Williams, Doce pássaro da juventude, realizando assim uma experiência como atriz de teatro, aos 64 anos[15].

Em 2013 revelou que tencionava mudar-se para os Estados Unidos, o que não se verificou.

Em 2014 voltou à televisão, participando no programa Sabadadabadão, apresentado por Júlia Pinheiro e João Baião.

Em 2017 surge como estrela de um videoclip que se tornou viral[16], chamado Calhambeque. O projeto musical chama-se Dois Brancos & Um Preto, é formado por três jovens youtubers[17] (Nurb, Conguito e Pakistan) e pretende oferecer ao público remasterizações de músicas que todos conhecem, num álbum de Trap-Pimba[18].

Foi ainda colunista social em vários jornais e revistas.

Referências

  1. Hardmusica
  2. i
  3. «10 Perguntas a Lili Caneças, Uma Cinderela em discurso direto». Folha de Portugal. Consultado em 28 de abril de 2015. Cópia arquivada em 27 de Abril de 2015 
  4. Antesedepois.com
  5. i
  6. Revista Imobiliária
  7. Antesedepois.com
  8. Antesedepois.com
  9. «Lili Caneças - Socialite». osfamosos.com. Consultado em 20 de junho de 2010 
  10. «Assalto Lili Caneças em maré de azar». Notícias Ao Minuto. 6 de Agosto de 2013. Consultado em 28 de abril de 2015. Cópia arquivada em 26 de Abril de 2015 
  11. Antesedepois.com
  12. Andreia Cardinali (18 de abril de 2012). «Lili Caneças submete-se a nova cirurgia plástica». Caras. Consultado em 7 de junho de 2015 
  13. Antesedepois.com
  14. Antesedepois.com
  15. SIC
  16. DN
  17. TVI
  18. DN
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Lili Caneças
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.