Lili Caneças

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lili Caneças
Lili Caneças
Lili Caneças na XXII Gala dos Globos de Ouro, em 2017
Nome completo Maria Alice de Carvalho Monteiro Custódio
Nascimento 4 de abril de 1944 (79 anos)
Nacionalidade portuguesa
Ocupação Socialite

Lili Caneças, nome profissional de Maria Alice de Carvalho Monteiro Custódio (Guarda, 4 de abril de 1944), é uma socialite portuguesa.

Filha de José Albano Custódio, oficial da Marinha[1], viveu na sua infância em Vila Franca de Xira e em Peniche[2], fixando-se depois, no início da adolescência, em Cascais. Nessa altura, esta pacata vila piscatória acolhia vários membros da aristocracia europeia exilados, facto que exercia grande fascínio em Lili Caneças[3].

Quando tinha apenas 16 anos de idade, teve a sua primeira aparição na televisão ao vencer um concurso de máscaras no Casino do Estoril. Foi entrevistada para a RTP por Henrique Mendes[4], que chegou a dizer-se impressionado com a aparência física da jovem[5].

Aos 17 anos ingressou no curso de Filologia Germânica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa[3]. Contudo, resolveu abandonar o curso no terceiro ano, para se candidatar a hospedeira da TAP Air Portugal. Ao fim de pouco tempo como hospedeira, deixou a companhia aérea para casar, com pouco mais de 20 anos, com o empresário de construção civil e milionário Álvaro Caneças[6]. Segundo contou, durante o período de casada viveu uma vida rodeada de luxo, que lhe permitiu viajar um pouco por todo o mundo e frequentar festas onde conheceu inúmeras personalidades[5].

Aos 37 anos, porém, o casal divorcia-se e Lili Caneças, sem bens pessoais, e com uma filha sob a sua responsabilidade, perdeu a vida luxuosa a que estava habituada[5]. Durante algum tempo, manteve-se apoiada financeiramente pelo ex-marido. Mudou-se, nessa época, da mansão da Quinta da Marinha para um apartamento na Gandarinha, pertencente à vila de Cascais.

Conhecida como a tia de Cascais[7][8], ao surgir como comentadora do reality show O Bar da TV, emitido na SIC, em 2001, Lili Caneças tornou-se ainda mais conhecida do grande público. O programa, que foi líder de audiências, era apresentado por Jorge Gabriel, e consistia no acompanhamento constante de 12 candidatos que tentavam gerir um bar nas docas de Lisboa[5]. A partir dessa altura, as operações plásticas a que se Lili se submeteu suscitaram também uma grande atenção por parte da imprensa social[9].

A seguir, em 2005, participou noutro reality show, desta vez na TVI, a Quinta das Celebridades. A mesma estação viria a contratá-la para comentadora no programa Você na TV!, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, compartindo com Cinha Jardim e Flávio Furtado a rubrica Dizem Elas e Ele. Ao fim de um ano, em 2009, saiu juntamente com Cinha Jardim[5].

Em 2006 foi lançada a biografia autorizada de Lili Caneças, escrita por Flávio Furtado, com o título Lili Caneças – Cinderela ao Contrário[5].

Em 2008 Lili Caneças foi desafiada pelo encenador Carlos Avilez a participar na peça de Tennessee Williams, Doce pássaro da juventude, realizando assim uma experiência como atriz de teatro, aos 64 anos[10].

Em 2013 revelou que tencionava mudar-se para os Estados Unidos, o que não se verificou.

Em 2014 voltou à televisão, participando no programa Sabadabadão, apresentado por Júlia Pinheiro e João Baião.

Em 2017 surge como estrela de um videoclip que se tornou viral[11], chamado Calhambeque. O projeto musical chama-se Dois Brancos & Um Preto, é formado por três jovens youtubers[12] (Nurb, Conguito e Pakistan) e pretende oferecer ao público remasterizações de músicas que todos conhecem, num álbum de Trap-Pimba[11].

Foi ainda colunista social em vários jornais e revistas.

Entre 2022 e 2023 foi comentadora no programa semanal Em Família na TVI.

Referências

  1. Lili Caneças: a extraordinária vida de Maria Alice, Sábado 23.12.2020
  2. Hardmusica
  3. a b i
  4. «10 Perguntas a Lili Caneças, Uma Cinderela em discurso direto». Folha de Portugal. Consultado em 28 de abril de 2015. Cópia arquivada em 27 de Abril de 2015 
  5. a b c d e f Antesedepois.com
  6. Revista Imobiliária
  7. «Lili Caneças - Socialite». osfamosos.com. Consultado em 20 de junho de 2010 
  8. «Assalto Lili Caneças em maré de azar». Notícias Ao Minuto. 6 de Agosto de 2013. Consultado em 28 de abril de 2015. Cópia arquivada em 26 de Abril de 2015 
  9. Andreia Cardinali (18 de abril de 2012). «Lili Caneças submete-se a nova cirurgia plástica». Caras. Consultado em 7 de junho de 2015 
  10. SIC
  11. a b DN
  12. TVI
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Lili Caneças
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.