Limpa-neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dois limpa-neves abrem caminho para os veículos nas duas pistas de uma Interestadual no estado de Missouri, nos EUA.

Um limpa-neve é um dispositivo para remoção de neve, tanto nas vias rodoviárias como ferroviárias, permitindo maior fluidez do trânsito.[1]

Caminhão do serviço de manutenção de estradas em ação na Alemanha.

Os primeiros limpa-neves eram puxados por animais de tração, como bois ou cavalos. Tinham arados em fora de cunha, feitos principalmente de madeira; eram desvantajosos porque os animais iam à frente do arado, o que compactava a neve e tornava sua remoção mais difícil.

Hoje existem vários tipos de limpa-neves, montados à frente de caminhões grandes ou de menor porte, dependendo da finalidade. Em geral são os municípios que gerem a limpeza das ruas no inverno, por meio dos seus departamentos da manutenção de estradas, que adquirem e fazem a manutenção de tais máquinas.

Em Portugal, o Distrito da Guarda é a região mais afetada pela acumulação de neve durante o inverno.[2] A Estradas de Portugal possui o Centro de Limpeza de Neve de Piornos (Serra da Estrela) que funciona como centro de operações de equipamentos e meios próprios.[3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Limpa-neve