Luís Filipe Lindley Cintra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lindley Cintra)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lindley Cintra
Nome completo Luís Filipe Lindley Cintra
Nascimento 5 de março de 1925
Lisboa, Portugal
Morte 18 de agosto de 1991 (66 anos)
Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portugal Português
Cônjuge Maria Adelaide dos Reis Valle
Ocupação Filólogo e linguistas
Prémios Prémio Jacinto do Prado Coelho (1990)
Magnum opus Nova gramática do português contemporâneo

Luís Filipe Lindley Cintra GCIPComL (Lisboa, 5 de março de 1925Sesimbra, 18 de agosto de 1991) foi um dos mais importantes filólogos e linguistas portugueses.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu pai era filho de um português e de uma francesa de apelido Delesque; a mãe era filha de um inglês da pequena nobreza de Kent e de uma espanhola (País Basco). Tem como irmãs Maria Graziela Lindley Cintra Gomes (1932-2006) e Elizabeth Lindley Cintra (1926)[1].

Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [2] (FLUL) desde 1951, onde se licenciou e doutorou em Filologia Românica, teve um importante papel na orientação de investigadores e docentes, tendo também criado o Departamento de Linguística Geral e Românica e reformado o Centro de Estudos Filológicos, a partir de 1975, rebaptizado como Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Lindley Cintra é incontestavelmente um nome de referência para o estudo e ensino da língua portuguesa, com uma actividade intelectual e científica que permanece como legado em suas numerosas obras.

A 24 de Setembro de 1983 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade e a 28 de Junho de 1988 com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.[3]

Casou com Maria Adelaide dos Reis Valle, professora, filha natural de Adelaide Elisa dos Reis, de quem teve três filhos, o actor Luís Miguel Cintra, Denis e Manuel Valle Cintra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Esteves, João e Castro, Zília Osório de (2013). Feminae, Dicionário Contemporâneo. Lisboa: CIG 
  2. Luís Lindley Cintra
  3. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Luís Miguel Lindley Cintra". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.