Linha 5 do Metropolitano de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um trem MF 01 saindo do viaduto de Austerlitz.

A Linha 5 do Metropolitano de Paris é uma das 16 linhas do metrô de Paris. Ela vai de Bobigny - Pablo Picasso, em Bobigny, a Place d'Italie.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A linha 5 foi inaugurada em 1906 com uma seção da Gare d'Orléans ou Gare d'Austerlitz à Place d'Italie. Em seguida foi estendida temporariamente a Gare de Lyon e depois a Lancry (Jacques Bonsergent).

Em 1907 a Linha 2 Sud que ia de Étoile a Place d'Italie foi incorporada à linha 5. A linha foi estendida de Lancry para a Gare du Nord.

Em 1936 a estação Gare du Nord foi reconstruída para que a linha possa ser estendida posteriormente.

Em 1939 a estação Arsenal no início da Segunda Guerra Mundial acabou por ser fechada permanentemente.

Em 1942 o trecho Étoile - Place d'Italie da linha foi transferida para a Linha 6 (Place d'Italie - Nation). A Linha 5 passou a ir a Église de Pantin.

Em 1985 a linha foi estendida a Bobigny - Pablo Picasso..

Estações[editar | editar código-fonte]

Plano da linha.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Uma estação intermediária, Bobigny - la Folie, pode ser construída entre as estações Bobigny - Pablo Picasso e Bobigny - Pantin - Raymond Queneau. O trecho atual entre as duas é um dos mais longos entre estações da rede de metrô (excluindo as linhas do RER). A estação poderá ser concluída em 2016.

Uma extensão sul de Place d'Italie a Place de Rungis pode ser construída entre 2020-2030.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A linha 5 atravessa Paris de sul a nordeste e serve vários locais de animação, monumentos e bairros turísticos. Ela passa por dois pontos de encontro bem conhecidos dos parisienses, Praça da Bastilha e a Praça da República, e atende a três estações. A travessia do Sena no Viaduto de Austerlitz também oferece uma vista única do rio, da Catedral de Notre-Dame de Paris e da Biblioteca Nacional da França. Os locais de interesse, de sul a nordeste, são os seguintes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robert Schwandl. «Paris Metro» (em inglês). UrbanRail. Consultado em 18 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]