Linha Campos da Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Linha Campos: Central de Campos ↔ Guarus foi uma das linhas da Central localizada no município de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A linha atual foi uma iniciativa do governo estadual para minimizar as dificuldades que os moradores da cidade de Campos dos Goytacazes em cruzar o Rio Paraíba do Sul, já que este corta a cidade ao meio. Imediatamente, após a interdição das duas pontes rodoviárias da cidade, ocorrida após as chuvas de janeiro de 2007, foram deslocadas três composições de passageiros e uma locomotiva para transportar os moradores nos dois lados do Rio. A parada de Guarus foi construída as pressas na ocasião.

O governo estadual pretendia extinguir o serviço tão logo as pontes fossem restauradas, porém a prefeitura de Campos solicitou a Central, um estudo para viabilizar de forma permanente um trem regional ligando os extremos da cidade, tendo em vista a intenção da FCA, concessionária da linha, de abandonar o trecho urbano da linha com a construção de uma variante.[carece de fontes?]

No dia 13 de julho de 2007 a linha foi desativada, depois de cinco meses de operação.[1] No dia 29 de outubro deste mesmo ano o transporte nesta linha foi retomado, a princípio sem data definida para sua extinção,[2] porém o serviço foi extinto definitivamente em 28 de março de 2008.

Estações[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Comentários
--- Central de Campos
--- Parada Provisória Jardim Carioca
--- Parada Provisória Parque Novo Mundo
--- Parada Provisória de Guarus

Linhas do Sistema[editar | editar código-fonte]


Central
Linha GuapimirimLinha NiteróiLinha CamposLinha Barrinha* • Linha Itaguaí**
*em obras **em estudo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]