Metropolitano de Carcóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Metrô de Carcóvia
Informações
Local Carcóvia
Tipo de transporte Metropolitano
Número de linhas 3 linhas
Número de estações 28
Funcionamento
Início de funcionamento 1975
Dados técnicos
Extensão do sistema 35,8 km
Mapa da Rede

[[Ficheiro:|250px]]

metro (português europeu) ou metrô (português brasileiro) de Carcóvia[1] é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Carcóvia, na Ucrânia. Foi inaugurado em 1975 e é a segunda maior rede de metro desse país (a seguir ao metro de Quieve). Foi o quinto sistema deste género construído na URSS.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiro projectos para a construção de um sistema de metropolitano em Carcóvia foram feitos ainda durante a época em que a cidade era a capital da República Socialista Soviética da Ucrânia. Mas com a passagem da capital para Quieve, em 1934, adiaram a sua construção; somando-se a esse facto, a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial atrasou ainda mais o início das obras do metro de Carcóvia. Nos anos 60, o já existente sistema de transportes públicos da cidade estava sobreutilizado, facto que influenciou decisivamente a construção do metro; as obras começaram em 1968.

Sete anos mais tarde, a 23 de agosto de 1975, um primeiro troço com oito estações e 10,4 km de foi inaugurado, dando início à vida do metro de Carcóvia. A suas estações não são tão ornamentadas como as do metro de Moscovo ou como as do metro de São Petersburgo.

Eventos e números[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o metropolitano de Carcóvia constituída por três linhas, 28 estações e 35,4 km de pista. As linhas são construídos utilizando o design típico Soviética um triângulo, ou seja, existem três linhas radiais que cruzam no centro. Aberto a partir de 5:30 am até meia-noite, as estações são abertas diariamente e o tráfego de passageiros de mais de 1 milhão de pessoas.

Por cauda da forma geológica do solo sobre o qual a cidade esta localizada, as estações estão localizadas em diferentes alturas. Seis dos 28 estações estão em grandes profundidades, enquanto os restantes são de pouca profundidade. O Metrô de Carcóvia, foi o primeiro metrô a produzir o desenho de um arco único em uma estação profunda (como a estação Schodnenskaja em Moscou).

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Número de estações
Kholodnogorsko-Zavodskaya Vermelho Kholodnaya Gora ↔ Proletraskaya 1975 13
Saltovskay Azul Istorichesky Muzei ↔ Geroev Truda 1984 8
Alekseevskaya Verde 23 Avgusta ↔ Estação Metroviária Imeni G.I. Vashchenko 1995 7

Referências

  1. Bergstrom, Magnus (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Alfragide: Casa das Letras. p. 163 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Metropolitano de Carcóvia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]