Linkania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linkania é a gentileza entre cidadãos conectados e desterritorializados

Linkania é a cidadania desterritorializada. É a expressão de cidadania na internet. Tem uma ligação com as idéias de Cluetrain. O link é a forma de ligação social, relacionamento social, da nossa "extensão tecno-natural da mente e corpo" na internet. É a cidadania sem cidades.

Cidadania[editar | editar código-fonte]

[De cidadão + -ia1, seg. o padrão erudito.] S. f. 1. Qualidade ou estado de cidadão: 2

Cidadão[editar | editar código-fonte]

- [De cidade + -ão2.] S. m. 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. 3. Pop. Indivíduo, homem, sujeito: 2

fonte: Aurélio

Uma outra cidadania[editar | editar código-fonte]

[De link + o padrão da vizinhança.] 1. Pessoas são inteligentes. Máquinas são ferramentas. 2 . A informação é pública. 3. Conhecimento deve ser livre. 4. O debate nunca termina. 5. Conversar sempre é possível. Há sempre espaço aberto. 6. O conhecimento é qualitativamente mensurado pela reputação. 7. Linkar é essencial. E não é só de internet que falamos. 8. Linkania é a cidadania sem cidades. É desterritorial. 9. Publicar é repercutir a voz. 10. Linkar é gentil. E gentileza gera gentileza.

Fontes[editar | editar código-fonte]

- Linkania e o Religare

- Marcelo Tipuri Estraviz /

- Hernani Marketing Hacker Dimantas

- Linkania e a sociedade da colaboração

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.