Atma S.A.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Liq)
Atma
Atma S.A.
Central de atendimento de um Call Center.
Razão social Atma Participações S.A.
Empresa de capital aberto
Cotação B3ATMP3
Atividade Holding
Gênero Sociedade anônima
Fundação 31 de julho de 2000 (23 anos)
Sede Brasil São Paulo, SP, Brasil
Presidente André França
Acionistas Veja abaixo
Website oficial atmasa.com.br

A ATMA Participações (antiga “Liq Corp” e “Contax Participações”) é uma holding brasileira com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. A ATMA é um dos maiores grupos do país de prestação de serviços de terceirização de processos de negócio. Através de suas subsidiárias, atua nas áreas de atendimento a clientes (Contact Center e Trade Marketing) por meio da Liq; manutenção (Industrial e Facilities) por meio da Elfe; e tecnologia, por meio da Solvian. A ATMA tem suas ações listadas na B3 em São Paulo, sob o ticker ATMP3. Em 09 de Março de 2020, os acionistas da empresa, aprovaram um rebranding, passando-se à chamar Atma.[1]

Panorama geral[editar | editar código-fonte]

Em 2005, tornou-se uma empresa de capital aberto e foi a primeira do setor a lançar ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) atingindo com isso a liderança do setor.

Em 2011, a receita líquida da Contax ultrapassou R$ 2,98 bilhões de reais.

Tendo como presidente o brasileiro Marcelo Chianello[2], a empresa conta com aproximadamente 60 mil colaboradores, distribuídos em dez estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba , Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre) e no Distrito Federal, além de operar na Argentina, na Colômbia e no Peru. Realiza mais de 250 milhões de contatos por mês, através de telefone, correio, e-mail, torpedos, internet e chats . Seu faturamento é superior a R$ 3,6 bilhões.

Presta serviços a empresas como Citibank, Bradesco, Itaú, Santander, Ticket, Net, Leader Magazine, Souza Cruz, LATAM Airlines, Rede Globo, Claro, Vivo, Oi dentre outros. Em 2011, tornou-se a 3ª principal empresa do seu segmento no mundo e uma das principais multinacionais brasileiras de serviços.

Controle acionário[editar | editar código-fonte]

Em 2014, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a saída da Portugal Telecom (PT) do capital social da Contax Participações. Assim, a Portugal Telecom deixou de ter participação na sociedade de contact center para concentrar seus investimentos no Brasil exclusivamente em atividades de telecomunicações por meio da operadora Oi, empresa com a qual pretende se fundir. Com a saída da PT, foram reorganizadas as participações no controle da Contax detidas pelos grupos Andrade Gutierrez (AG Telecom) e Jereissati (LF Tel) e o controle da Contax passou a ser exercido pela AG e LF, em conjunto com o outro acionista controlador, a Fundação Atlântico de Seguridade Social (FASS). Assim, as ações da Contax Participações passaram a ser distribuídas da seguinte forma: 27,5% da CTX, 7% da AG, 7% da LF Tel, 1,1% da FASS e 57,5% para free float (ações para livre negociação no mercado).[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]