Lista de acendedores da pira olímpica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cidadãos sul-coreanos acenderam a pira dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988.

Abaixo a tabela com a lista dos últimos portadores da tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos. O último portador tem a honra de acender a pira olímpica.

Além de marcar o início do evento, o ritual de ascendimento da pira remete à Grécia Antiga, pois os gregos diziam que a história da humanidade começou com o fogo.[1]

A iniciativa foi incorporada ao programa da cerimônia de abertura nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, quando um funcionário da companhia elétrica local foi o responsável por acender a pira.[1] A partir de Berlim 1936, coube aos comitês organizadores selecionar o homenageado.[1] Apesar de o revezamento da tocha ter sido realizado pela primeira vez justamente em Berlim 1936 – com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada até a capital alemã –, foi em Londres 1948 que a celebração recebeu do Movimento Olímpico o reconhecimento por sua valorização de tradições da Grécia Antiga.[2]

O destino da tocha é o estádio da cerimônia de abertura dos Jogos, onde a chama acende a pira Olímpica e marca o início oficial do evento.[2] Assim, o acendimento da pira olímpica após o revezamento é um dos pontos mais emocionantes de uma Olimpíada e a cada edição, o país-sede busca inovar a ideia. Esse toque de originalidade começou com os espanhóis em Barcelona 1992, quando Antonio Rebolo, atleta do tiro com arco, disparou a flecha com o fogo olímpico e acendeu a pira.[3]

Jogos Olímpicos de Verão[editar | editar código-fonte]

Li Ning acendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.

Jogos Olímpicos de Inverno[editar | editar código-fonte]

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 a pira foi acesa por quatro desportistas canadenses.
Darren Choy acendeu a pira dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude.

Jogos Olímpicos de Verão da Juventude[editar | editar código-fonte]

Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d sportv.globo.com/ Soviético é o único atleta de esporte coletivo a ter acendido a pira olímpica
  2. a b rio2016.com/ Tocha Olímpica: da Grécia Antiga ao Rio 2016
  3. folhavitoria.com.br/ Curiosidades olímpicas: conheça a história da tocha olímpica
  4. «Voa, moleque! Jovem da comunidade da Mangueira acende a "Pira do Povo"». GloboEsporte.com. 6 de agosto de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016. 
  5. «Winter Olympics 2018 Opening Ceremony: Yuna Kim Lights the Torch» (em inglês). Yhe New York Times. 9 de fevereiro de 2018. Consultado em 9 de fevereiro de 2018. 
  6. «Jovens atletas compartilham amor ao esporte nos Jogos Lillehammer 2016». Comitê Olímpico do Brasil. 12 de fevereiro de 2016. Consultado em 10 de julho de 2016.