Lista de antagonistas de Batman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Batman é um super-herói fictício publicado pela DC Comics, originalmente atuando no Universo DC. Desde sua primeira aparição em Detective Comics #27 (Maio de 1939), o arco de coadjuvantes do Universo Batman foi expandido para incluir outros super-heróis, formando o que se conhece como Família Batman. Assim como coadjuvantes, um grande número de antagonistas têm sido criados e introduzidos ao longo da história do personagem, coletivamente referidos como "Galeria de Vilões".[1][2][3] Quando eventualmente capturados, a grande maioria de tais antagonistas cujo passado envolve traumas psicológicos, é confinada no Asilo Arkham.

A vasta galeria de vilões de Batman têm sido elogiada pelos críticos, incluindo jornalistas, como uma das mais bem-sucedidas das histórias em quadrinhos;[4] juntamente com a galeria de antagonistas de Homem-Aranha.

Supervilões de Batman[editar | editar código-fonte]

Galeria de Vilões[editar | editar código-fonte]

Aqui são listados os vilões mais recorrentes e notáveis de Batman.

Antagonista Criador Primeira aparição Descrição
Arlequina Bruce Timm
Paul Dini
The Batman Adventures #12 (Setembro de 1993) Dra. Harleen Quinzel era a psiquiatra de Coringa no Asilo Arkham até apaixonar-se por ele e subsequentemente reinventar-se como sua principal capanga, Arlequina. É frequentemente desprezada por Coringa, mas permanece muito leal ao que lhe é confiado.
Bane[5][6][7] Chuck Dixon
Doug Moench
Graham Nolan
Batman: Vengeance of Bane #1 (Janeiro de 1993) O criminoso mascarado de fama internacional conhecido como Bane adquire força física sobre-humana através do super esteroide conhecido como Veneno. Seu poder e sua genialidade, juntos, o tornam um ameaça considerável a Batman, tendo vencido o super-herói em alguns conflitos.[8]
Batzarro Jeph Loeb Superman/Batman #20 (Junho de 2005)
Cara-de-Barro Bob Kane Detective Comics #40 (Junho de 1940) O ator Basil Karlo enlouqueceu ao descobrir que seria substituído por outro ator em um remake de um de seus filmes. Adotando o nome do personagem "Cara-de-Barro", seu antigo papel, Karlo atacou parte do elenco no local das filmagens, sendo impedido por Batman e Robin.
Chapeleiro Louco Bob Kane
Bill Finger
Batman #49 (Outubro de 1948) Jervis Tetch inspirou no personagem de Alice no País das Maravilhas para cometer seus primeiros crimes. Através de sua tecnologia de controle mental, consegue manipular pessoas conforme sua vontade e nunca foi visto sem seu extravagante chapéu. Seu maior desejo é obter a máscara de Batman, mesmo que isto inclui matar o herói.
Charada[9][10] Bill Finger
Dick Sprang
Detective Comics #140 (Outubro de 1948) Edward Nygma é uma grande mente criminosa cuja compulsão consiste em desafiar Batman através de pistas e crimes baseados em charadas das mais bizarras. A genialidade de Nygma frequentemente rivaliza com a de Batman. O vilão é fascinado pelo ponto de interrogação.
Coringa[11][12][13] Bob Kane
Bill Finger
Jerry Robinson
Batman #1 (Abril de 1940) O Coringa (nome verdadeiro é Jack Napier) é um maníaco homicida vestido como um palhaço, cuja finalidade sempre envolve trazer desespero e caos à Gotham City e combater e desafiar as habilidades de Batman. Seu arsenal inclui armamentos não convencionais, como cartas de baralho, flores ácidas e gases de efeito psicológico. É considerado o arqui-inimigo de Batman e o mais famoso e recorrente antagonista da DC Comics.[14]
Crocodilo Gerry Conway
Don Newton
Gene Colan
Detective Comics #523 (Fevereiro de 1983) Waylon Jones possui uma condição clínica que transformou seu corpo em uma forma massiva reptiliana. Acometido por um loucura súbita, Crocodilo - como passou a ser conhecido - moldou seus dentes em formato de presas e caça suas vítimas em Gotham City. Além disto, possui super-força e é imune a toxinas.
Duas-Caras Bob Kane
Bill Finger
Detective Comics #66 (Agosto de 1942) Harvey Dent foi um procurador de justiça até perder metade de seu rosto em ataque de Sal Maroni. Também acometido de transtorno dissociativo de identidade, Dent é obcecado pela ideia de dualidade e toma todas as decisões que lhe cabem através de um jogo de moedas. Como Duas-Caras, Dent comete crimes dos mais terríveis com temática no número 2.
Espantalho Bob Kane
Bill Finger
World's Finest Comics #3 (1941) Professor Jonathan Crane teve uma infância turbulenta por sofrer bullying, até crescer e enfrentar seus medos como psicólogo e bioquímico com especialização em medo. Expulso da universidade por seus métodos de ensino nada ortodoxos, Crane passou a vestir-se como um espantalho e espalhar terror em suas vítimas através de uma poderosa toxina.
Exterminador Marv Wolfman
George Pérez
New Teen Titans #2 (Dezembro de 1980) Slade Wilson é um rude mercenário meta-humano conhecido por assumir todos os trabalhos que lhe são ordenados e os perseguir os alvos mais difíceis como desafio pessoal.
Hera Venenosa Robert Kanigher
Sheldon Moldoff
Batman #181 (Junho de 1966) A Dra. Pamela Lillian Isley, antiga estudante de bioquímica avançada e com amplo conhecimento de botânica, usa plantas de todos os tipos em seus crimes. Possui a habilidade de controlar toda forma vegetal e ainda criar capangas a partir de sementes. Como controle ao reino vegetal, é imune a qualquer tipo de poção de base vegetal.
Homem-Calendário Bill Finger Detective Comics #259 (Setembro de 1958) Julian Day é conhecido por crimes que correspondem à datas específicas. Comumente, é visto vestindo algo relacionado à datas ou à data do crime em questão. Sua encarnação mais conhecida é da série Batman: The Long Halloween, onde aparece como Hannibal Lecter, cooperando com a caçada de Batman por Feriado, um vigilante que atua também através de datas.
Hugo Strange Bob Kane
Bill Finger
Detective Comics #36 (Fevereiro de 1940) O Professor Hugo Strange é um insano psicólogo que faz uso de seus conhecimentos em química para criar um soro capaz de transformar seus pacientes em verdadeiras múmias sob seu comando. Foi um dos poucos vilões a associar logicamente Batman a Bruce Wayne.
Mariposa Assassina Bill Finger
Dick Sprang]]
Lew Schwartz
Batman #63 (1951)
Máscara Negra Doug Moench
Tom Mandrake
Batman #386 (Agosto de 1985)
Alan Grant
Norm Breyfogle
Shadow of the Bat #1 (Junho de 1992)
Mestre das Pistas Gardner Fox
Carmine Infantino
Detective Comics #351 (Maio de 1966) Arthur Brown era um apresentador de game shows antes de entrar para o crime. É pai de Stephanie Brown.
Morcego Humano Frank Robbins
Neal Adams
Detective Comics #400 (Junho de 1970)
Mulher-Gato Bob Kane
Bill Finger
Batman #1 (Abril de 1940) Selina Kyle é uma habilidosa ladra de joias. Apesar de integrar as listas de vilões de Batman, a Mulher-Gato é geralmente tida como uma anti-heroína, também possui uma relação amorosa não assumida e conturbada com o Vigilante de Gotham.
Onomatopeia Kevin Smith
Phil Hester
Green Arrow #12 (2002)
Pinguim Bill Finger
Bob Kane
Detective Comics #58 (Dezembro de 1941) Oswald Chesterfield Cobblepot[15] conhecido popularmente como pinguim, é um dos vilões mais procurados do Batman, também é a mente por trás de diversos crimes ocorridos em Ghotam City. Não é fácil velo cometendo crimes, mas também o motivo é que ele é o donatário do iceberg club, local onde ocorre a maioria de encontros de bandidos em Ghotam. Sua arma mais mortal é seu guarda-chuva, sim, mas ele escolheu usar esse objeto como um disfarce de sua bazuca. É proprietário do Zoológico de Ghotam, e a mansão Cobblepot.
Pistoleiro Bob Kane
David Vern Reed
Lew Schwartz
Batman #59 (Junho de 1950) Floyd Lawton é um excelente atirador de elite e assassino de aluguel, que raramente erra um alvo. É muitas vezes considerado o segundo maior assassino no Universo DC, atrás somente de Exterminador.
Ra's Al Ghul[16][17] Dennis O'Neil
Neal Adams
Batman #232 (Junho de 1971) Ra's al Ghul ("cabeça de demônio", em árabe) é um centenário eco-terrorista internacional que acredita trazer equilíbrio ao mundo através de suas ideias. Ghul é o fundador da Liga dos Assassinos e conhece plenamente a identidade secreta de Batman.[18] Impressionado pelas habilidades e intelecto do Homem-Morcego, deseja que Batman assuma seu lugar como "Herdeiro do Demônio".
Rei Cobra Chuck Dixon
Tom Lyle
Robin #2 (Fevereiro 1991)
Rei Relógio Lee Elias
France Herron
Worlds Finest Comics #111 (Agosto de 1960)
Senhor Frio[16] Bob Kane Batman #121 (Fevereiro de 1959)
Silêncio Jeph Loeb
Jim Lee
Batman #609 (Novembro de 2002) Dr. Thomas Elliot é um brilhante cirurgião que persegue tanto Bruce Wayne, seu amigo de infância, como Batman, seu rival.
Solomon Grundy Alfred Bester
Paul Reinman
All-American Comics #61 (Outubro de 1944) Cyrus Gold foi um comerciante de Gotham City friamente assassinado e jogado no Pântano Chacina, onde transformou-se em uma espécie de morto-vivo dotado de super-força. Solomon Grundy era inicialmente inimigo de Lanterna Verde, porém, confronta-se frequentemente com Batman.
Vagalume France Herron
Dick Sprang
Detective Comics #184 (Junho de 1952)
Bill Finger
Sheldon Moldoff
Batman #126 (Setembro de 1959)
Ventríloquo Alan Grant
John Wagner
Norm Breyfogle
Detective Comics #583 (Fevereiro de 1988) Arnold Wesker é um insignificante e rude ventríloquo. Sob a influência psíquica de seu boneco "Scarface", o Ventríloquo é um poderoso chefão do crime em Gotham City. Está entre os vilões derrotados pelo segundo Tally Man.[19]
Paul Dini
Don Kramer
Detective Comics #827 (Março de 2007) Peyton Riley, chamado de "Sugar" por Scarface, tornou-se o segundo Ventríloquo após a morte de Arnold Wesker.
Gail Simone Batgirl (vol. 4) #20 (Julho de 2013) O terceiro Ventríloquo, Shuana Belzer, é obcecada por assassinatos. Através de telecinese, Belzer mata vítimas inocentes com sua "parceira", uma boneca chamada "Ferdie". Belzer aparece originalmente como inimiga de Batgirl.[20]
Victor Zsasz Alan Grant
Norm Breyfogle
Batman: Shadow of the Bat #1 (Junho de 1992) Victor Zsasz é um assassino em série que marca seu próprio corpo por cada uma de suas vítimas.

Outros antagonistas[editar | editar código-fonte]

Aqui são listados outros antagonistas recorrentes de Batman que, no entanto, não integram a "Galeria de Vilões" do personagem.

Antagonista Criador Primeira aparição Descrição
Anarquia Alan Grant
Norm Breyfogle
Detective Comics #608 (Novembro de 1989) Lonnie Machin, também conhecido como Moneyspider, é um adolescente prodígio que cria armamentos improvisados para subverter a lei. Seus métodos violentos e filosofia política adversa contrastam com Batman.
Cobra Venenosa Bob Haney
Bob Brown
The Brave and the Bold #78 (Julho de 1968) John Doe era um criminoso autor de vários assaltos em Gotham City trajando um uniforme de cobra, até ser detido por Batman e Batgirl. Eventualmente, Doe torna-se um assassino de aluguel e vende sua alma ao demônio Neron em troca de mais poder, sendo transformado em uma híbrida serpente-humana.
Teen Titans (vol. 3) #56 (Abril de 2008) O segundo supervilão a encorporar o nome Cobra Venenosa, Nathan Prince, faz parte do grupo dos Titãs do Terror.
Conde Vertigo Gerry Conway
Trevor Von Eeden
Vince Colletta
World's Finest Comics #251 (Julho de 1978) Acometido de uma doença hereditária, Werer Zytle possuía um pequeno aparelho auditivo em sua têmpora direita. Certa vez, brincando com o aparelho, Zytle descobriu poder distorcer as percepções de todos a sua volta, causando vertigem. Trajando um extravagante uniforme e assumindo o nome de "Conde Vertigo", ele entrou definitivamente para o mundo do crime. Apesar de ser um vilão recorrente de Arqueiro Verde e Canário Negro, Vertigo também é um rival de Batman.
Duela Dent Bob Rozakis The Batman Family #6 (Agosto de 1976) Duela Dent é uma adolescente psicótica obcecada pelo Coringa. Na tentativa de impressioná-lo, Duela inicia uma série de crimes chegando a eliminar um de seus aliados. Em certo ponto, Duela injeta parte do sangue de Coringa em suas veias, passando a reivindicar sua paternidade.
Grande Tubarão Branco Dan Slott
Ryan Sook
Arkham Asylum: Living Hell #1 (Julho de 2003) Um antigo corrupto investidor, Warren White pensou ter vencido os tribunais apelando por insanidade. Contudo, White descobriu seu grande erro quando encontrou-se com outros grandes criminosos no Asilo Arkham. Após anos de tortura e abusos, um desfigurado Warren White enlouqueceu. Agora, como um dos mais poderosos inimigos de Batman, White tornou-se o "Grande Tubarão Branco".
Homem-Coruja Gardner Fox
Mike Sekowsky
Justice League of America #29 (Agosto de 1964) Thomas Wayne, Jr. é um gênio e supervilão, equivalente de Bruce Wayne na Terra 3. É membro da organização criminosa Sindicato do Crime da Amérika, equivalente paradoxal da Liga da Justiça.
Homem-Gato Bill Finger
Jim Mooney
Detective Comics #311 (Janeiro de 1963) Thomas Blake era um famoso treinador de felinos que entrou para o mundo do crime. Tornou-se um ladrão trajando uniforme de felino, que segundo o próprio, lhe confere as "nove vidas de um gato".
KGBesta Jim Starlin
Jim Aparo
Batman #417 (Março de 1988) Anatoli Knyazev é um ex-assassino da KGB. Está entre os vilões mortos pelo segundo Tally Man.[21]
Maxie Zeus Dennis O'Neil Detective Comics #483 (1979) Maximillian Zeus é um ex-professor de história que enlouquece e passa cometer crimes trajando uma roupa de Zeus, o deus mitológico grego. Maxie Zeus usa armas geradas por eletricidade para simular os raios do deus mitológico a quem admira. Em certo ponto, cria e lidera o grupo de super-vilões conhecido como Novos Olimpianos.
Prometheus Grant Morrison
Arnie Jorgense
New Year's Evil: Prometheus #1 (Fevereiro de 1998) Enquanto o Prometheus original era inimigo de Besouro Azul, o mais notável supervilão a usar este nome é um reflexo desfigurado de Batman. Ainda criança, presenciou o assassinato brutal de seus pais em um tiroteio. Desde então, busca vingar-se da "justiça".
Rei Relógio II Lee Elias
France Herron
Teen Titans #57 (Maio de 2008) Enquanto o Rei Relógio original era um inimigo de Arqueiro Verde, sua nova versão lidera os Titãs do Terror contra Robin e os Jovens Titãs.[22]

Líderes e políticos[editar | editar código-fonte]

Aliado/Antagonista Criador Primeira aparição Descrição
Adolf Hitler Green Lantern #3 (Verão de 1942) Personagem baseado na figura histórica homônima, Hitler apareceu como inimigo dos membros da Sociedade da Justiça, incluindo Batman.
Amanda Waller Legends #1 (Novembro de 1986) Amanda Blake Waller é um influente agente federal do Governo dos Estados Unidos (apesar de não possuir nenhum superpoder), que eventualmente entra em choque com Batman e outros heróis por suas decisões questionáveis. Sua ambiguidade moral a torna um personagem de dupla caracterização, sendo tanto uma aliada como uma antagonista.
Arnold John Flass Batman #404 (Fevereiro de 1987)
Branden Batman #404 (Fevereiro de 1987)
Comissário Gillian B. Loeb Batman #404 (Fevereiro de 1987) Gillian Loeb é o Comissário de Polícia de Gotham City quando do retorno de Bruce Wayne. É, na realidade, uma marionete de Carmine Falcone, sendo eventualmente assassinado por ele.
Comissário Grogan Catwoman Annual #2 (1995) É o sucessor de Loeb como Comissário de Polícia de Gotham City, durante o primeiro ano de Bruce Wayne na cidade. Grogan é descrito por Gordon como sendo muito pior do que seu antecessor. Foi morto pelo Gordon, ao descobrir que Grogan era curupto.
Comissário Peter Pauling Batman #341 (Novembro de 1981) Peter Pauling é uma marionete empossada pelo Prefeito Hamilton Hill sob as ordens de Rupert Throne, que eventualmente o mata.
Harvey Bullock Detective Comics #441 (Junho de 1974) Pouco antes da Crise nas Infinitas Terras, Bullock é um detetive corrupto encarregado pelo Prefeito Hamilton Hill de sabotar a carreira pública de James Gordon. Suas maneiras incluem fingir ser extremamente atrapalhado, ou até mesmo revelando previamente todas as estratégias da polícia aos foras-da-lei. Após causar um ataque cardíaco em Gordon, contudo, Bullock torna-se mais honesto.
Jack Forbes Batman: The Dark Knight #1 (2011) Integrante do alto escalão do Departamento de Polícia de Gotham City, Forbes torna-se o novo Comissário após a prisão de James Gordon, sendo também aliado de Carmine Falcone.
Lex Luthor Action Comics #23 (Abril de 1940) Um adversário primário de Superman, Alexander "Lex" Luthor tentou adquirir ilegalmente uma vasta porcentagem das propriedades de Gotham City durante o incidente No Man's Land, sendo impedido pelos esforços de Bruce Wayne e Lucius Fox. Posteriormente, Luthor torna-se Presidente dos Estados Unidos e incrimina Batman sob acusação de assassinato. Eventualmente, seu lado criminoso é revelado e Luthor deposto da Presidência por Batman e Superman. É também um dos poucos vilões a saber a identidade secreta de Batman.[23]

Aliados em conflinto[editar | editar código-fonte]

Aqui são listados personagens que surgiram como aliados ou outros super-heróis, porém que eventualmente entraram em conflito com Batman.

Aliado/Antagonista Criador Bob Kane
Bill Finger
Detective Comics #267 (Maio de 1959) Bat-Mirim é um imp semelhante ao Mister Mxyzptlk, vilão de Superman. Aparecendo como uma pequena criança em traje de super-herói, Bat-Mirim possui infindos poderes mágicos e vem de outra dimensão. Bat-Mirim idolatra Batman e é um aliado recorrente do Homem-Morcego em muitas ocasiões, algumas vezes como vilão também.
Jason Todd Gerry Conway
Don Newton
Batman #357 (Março de 1983) Jason Todd foi o segundo a assumir o lugar de Robin, após Dick Grayson deixar Batman para atuar sozinho como Asa Noturna. Após ser morto em combate, foi ressuscitado como o inimigo de Batman, Capuz Vermelho.
Superman Jerry Siegel
Joe Shuster
Action Comics #1 (Junho de 1938) Apesar de ser um super-herói ou aliado de Batman, em muitas ocasiões ao longo da história, os dois mais famosos personagens da DC Comics entraram em conflito. As razões foram inúmeras, desde diferenças idealísticas, controle mental por outro vilão, ou simplesmente desacordos comuns. O tema

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Batman também produziu vilões a partir de outras mídias, que não os quadrinhos, sendo posteriormente acrescentados e adaptados às produções gráficas.

Produção Antagonistas
The Batman Príncipe Daka
Batman & Robin Mago
Batman Ben Turner
I.N. Kingor
Viúva Negra
Cabala
Rei Relógio
Coronel Gumm
Dra. Cassandra Spellcraft
Cabeça de Ovo
Freddy Touche
Chandell e Harry
Rei Tut
Lady Penelope Peasoup
The Batman/Superman Hour Homem-Boneco
Juiz
Simon, o Homem-Torta
The New Adventures of Batman Camaleão
Electro
Professor Bubbles
Sweet Tooth
Zarbor
Batman Carl Grissom
Bob Hawkins
Batman Returns Max Shreck
Batman Forever Sugar e Spice
Batman & Robin Sra. B. Haven
Batman: The Animated Series Arnold Stromwell
Chefe Biggis
Boxy Bennett
Cameron Kaiser
Candice
Rei Relógio
Rei dos Condimentos
Dr. Emile Dorian
Dr. Montague Kane
Roland Daggett
Garra Vermelha
Batman: Mask of the Phantasm Chuckie Sol
O Fantasma
The New Batman Adventures Garota-Calendário
Enrique El Gancho
Fazendeiro Brown e Emmylou Brown
Juiz/Harvey Dent
Roxy Rocket
Gotham Girls Dora Smithy
Batman Beyond Dr. Abel Cuvier
Armadura
Charlie Bigelow
Blight
Ian Peek
Inque

Recepção[editar | editar código-fonte]

A galeria de vilões de Batman têm sido elogiada, citada por muitos jornalistas como uma das maiores galerias de antagonistas das revistas em quadrinhos.[24] A Newsrama considera Batman como tenda a segunda melhor galeria de vilões de todos os tempos, perdendo somente para a galeria de vilões de Homem-Aranha, afirmando que "o Cavaleiro das Trevas é um do mais duradouros, icônicos e populares personagens, e isto não seria possível sem as figuras do submundo sombrio de Gotham City. Batman pode ser um nome comum, mas Coringa, Pinguim, Sr. Frio, Mulher-Gato, Duas-Caras e Charada são igualmente reconhecidos."[25]

Referências

  1. «The 10 Greatest Batman Villains of All-Time». Newsarama 
  2. «Gotham recap Rogues Gallery». Entertainment Weekly 
  3. «Get to Know Gotham's Rogues Gallery». DC Comics. 22 de dezembro de 2014 
  4. «25 Best Batman Villains». IGN. 29 de junho de 2015 
  5. «Bane». DC Comics 
  6. «EXCLUSIVE: DC's "Secret Origins" & Tomasi's "Batman Vs. Bane" To Debut in April». Comic Book Resources 
  7. «Comics-to-film: The Dark Knight Rises». IGN. 21 de janeiro de 2011 
  8. «Dark Knight Rises: Bane's creator pleased with Tom Hardy portrayal». Digital Spy 
  9. «Geoff Johns explains twists on Riddler, Two-Face and Killer Croc». IGN. 12 de maio de 2015 
  10. «Riddler». DC Comics 
  11. «The Joker and Mr. Freeze confirmed for 'Gotham'». Geek Tyrant 
  12. «Joker». DC Comics 
  13. «10 Things DC Comics Want You To Forget About Joker». What Culture 
  14. «The Joke (Character)». IMDb 
  15. Monteiro, Rodrigo (14 de junho de 2005). «Os Vilões do Batman». Omelete 
  16. a b «Batman: Arkham Knight DLC Leak – Mr. Freeze, Ra's Al Ghul, Red Hood To Return». What Culture 
  17. «Liam Neeson in talk to join Batman cast». Entertainment Weekly. 12 de fevereiro de 2004 
  18. Bricken, Bob (16 de junho de 2014). «The Many, Many People Who Know Batman's Secret Identity». io9 
  19. Detective Comics #818 (Junho de 2006)
  20. Batgirl (vol. 4) #20-21 (Maio–Junho de 2013)
  21. Detective Comics #817 (Maio de 2006)
  22. Rogers, Vaneta (23 de janeiro de 2008). «Sean McKeever on The Terror Titans». Newsrama 
  23. Forever Evil #7 (Julho de 2014)
  24. «The reason Batman has the greatest villains is their lack of superpower». io9 
  25. «The 10 Greatest Rogues Galleries of All-Time». Newsrama