Lista de bens tombados no Rio de Janeiro (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A lista de bens tombados da cidade do Rio de Janeiro reúne itens do patrimônio cultural e histórico do Rio de Janeiro separados por regiões administrativas e estão disponíveis em páginas específicas. Os atos de promoção e proteção desses patrimônios a nível municipal é de responsabilidade do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), antiga Subsecretaria do Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design (SUBPC).[1][2] Os tombamentos estaduais foram realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).[3] Algumas construções são também reconhecidas pelo IPHAN, no contexto de preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.[4]

Centro[editar | editar código-fonte]

Para não tornar esta página demasiado pesada, o patrimônio histórico registrado nos bairros da zona central da cidade do Rio de Janeiro foi transcluído para uma lista própria.

Zona Sul[editar | editar código-fonte]

Para não tornar esta página demasiado pesada, o patrimônio histórico registrado nos bairros da zona sul da cidade do Rio de Janeiro foi transcluído para uma lista própria.

Zona Norte[editar | editar código-fonte]

Para não tornar esta página demasiado pesada, o patrimônio histórico registrado nos bairros da zona norte da cidade do Rio de Janeiro foi transcluído para uma lista própria.

Zona Oeste[editar | editar código-fonte]

Para não tornar esta página demasiado pesada, o patrimônio histórico registrado nos bairros da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro foi transcluído para uma lista própria.

Referências

  1. «INSTITUTO RIO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE». www.rio.rj.gov.br. Consultado em 13 de dezembro de 2021 
  2. «Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)». Consultado em 13 de dezembro de 2021 
  3. «INEPAC». www.inepac.rj.gov.br. Consultado em 13 de dezembro de 2021 
  4. «Rio de Janeiro – Colônia Juliano Moreira». ipatrimonio.org. Consultado em 13 de dezembro de 2021