Lista de colônias alemãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deutsche Kolonien.PNG

Lista de colônias reivindicadas, de domínio direto, domínio indireto ou apenas presencial em outras colônias ou nações, colônias estas que foram da Alemanha até ao fim da primeira guerra mundial com a assinatura do Tratado de Versalhes onde essas colônias passara a ser integradas a outros impérios coloniais.

Tipos de colônia[editar | editar código-fonte]

Domínio indireto

Colônias de domínio indireto são colônias cujo a antiga autoridade continua com domínio local, mas passa a ser subordinado a outra nação, um caso de exemplo, o domínio indireto Alemão em Uganda. Que a dominava indiretamente pois não tinha interesses diretos no domínio deste povo, por considerar as terras sem relevância, ou com poucas riquezas minerais (colônia que foi anexada pelos britânicos à África do Sul)

Domínio direto

Colônias de domínio direto são o que a maioria conhece por colônia, uma nação sob total controle de uma metrópole, como a maioria das colônias britânicas, portuguesas foram ate o fim de suas respectivos impérios colôniais, O Brasil ,por exemplo, era uma colônia de domino direto , assim como varias colônias principalmente na África.

Colônia presencial

Colônias onde poucas vilas eram criadas dentro de território estrangeiro , principalmente em colônias de domínio direto de outras nações, como em vários casos de vilas de origem Alemã que podem ser encontradas no território Brasileiro, cidades de alemães que saíram de suas terras principalmente em épocas como a unificação alemã, e em casos como a primeira e segunda guerras mundiais.

Listas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Colônias alemãs
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.