Lista de episódios de Sítio do Picapau Amarelo (1977)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sitio do Picapau Amarelo (2001) logo.jpg

Esta é uma lista de episódios do Sítio do Picapau Amarelo, série de televisão exibida pela Rede Globo entre 1977 e 1986.

1ª Temporada-1977[editar | editar código-fonte]

# 101 # Título Escrito por Brasil Exibição original Código
1 1 "O Picapau Amarelo" Paulo Afonso Grisolli, Wilson Rocha e Giuseppe Ghiaroni
7 de março de 1977 - 15 de julho de 1977
101
A obra de Monteiro Lobato é misturada com a imaginação dos roteiristas, criando um universo fantástico, e desenrolado em várias histórias. Para criar tempo e fazer um episódio render mais, como era comum naquela época, várias sub-histórias foram criadas, como a do menino que ficava preso no banheiro, o Vaso de Saladino, perseguido por um bando de ladrões, que queriam os selos mágicos guardados dentro dele, etc. Junto a isso,a chegada de Pedrinho no sítio, a criação do Visconde, o Reino das Águas Claras, a pílula falante, o caso da onça pintada, a caçada do Saci e a chegada do Quindim no sítio. exibido em 90 capítulos 
1 1 "João Faz-de-Conta" Wilson Rocha
18 de julho de 1977 - 12 de agosto de 1977
102
Pedrinho, depois de ouvir a história de Pinóquio, decide construir um boneco falante. Depois de um mal-entendido com Emília, ele termina o boneco e dá o nome de João Faz-de-Conta. Ao mesmo tempo, um gato aparece no sítio, fazendo-se passar pelo gato Fuzuê, da mulher do coronel Teodorico.Ele se faz de amigo só para roubar galinhas, mas no final é desmascarado pelo Visconde. exibido em 20 capítulos. 
1 1 "Peninha, o Menino Invisível" Benedito Ruy Barbosa
15 de agosto de 1977 - 9 de setembro de 1977
103
Pedrinho conhece Peninha, um menino invisível, que mostra a ele e os outros o país das fábulas, onde conhecem La Fontaine. Lá também conhecem o Burro Falante, que vem junto pra morar no sítio. exibido em 20 capítulos 
1 1 "O Terrível Pássaro Roca" Wilson Rocha
12 de agosto de 1977 - 7 de outubro de 1977
104
A turma resolve voltar ao pais das fábulas levando Dona Benta para conhecer La Fontaine, mas erram o caminho e caem nas terras das Mil e Uma Noites. Visconde e o Burro Falante são raptados pelo Pássaro Roca, e só com a ajuda do Barão de Munchausen conseguem ser salvos. No final, Pedrinho volta para a cidade e conta a todos da escola sobre suas férias no sítio. exibido em 20 capítulos. 
1 1 "A Cuca Vai Pegar" Benedito Ruy Barbosa
10 de outubro de 1977 - 4 de novembro de 1977
105
Cuca transforma Narizinho em pedra e enfeitiça a todos no Sítio, exceto Pedrinho e Tio Barnabé. Com a ajuda do Saci, o garoto pega um fio de cabelo da Iara e consegue salvar o pessoal. Ao mesmo tempo, Emília se casa com Rabicó. exibido em 20 capítulos. 
1 1 "O Anjinho da Asa Quebrada" Benedito Ruy Barbosa
7 de novembro de 1977 - 2 de dezembro de 1977
106
Um anjo quebra a asa e vai parar no sítio, onde é abrigado e aconchegado até melhorar. Emília, então encantada pelo anjo, resolve cortar a outra asa e mantê-lo pra sempre no sítio. Para sua surpresa, a asa dele melhora rápido, e volta para o céu após uma visita de crianças inglesas ao sítio. exibido em 20 capítulos. 

Curiosidade:

  • Na temporada foram exibidos 190 capítulos.

2ª Temporada - 1978[editar | editar código-fonte]

  • O Outro Lado da Lua - De Wilson Rocha - 20 capítulos

A turma resolve fazer uma viagem à lua com Tia Nastácia, enquanto vários astrônomos visitam o sítio

  • Cupido Maluco - De Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

Com tanta falta de amor no mundo, Emília resolve ir ao Olimpo para trazer o Cupido, o Deus do Amor, para o sítio. Uma confusão: todos do sítio, exceto a boneca, são flechados e mudam suas personalidades. Até a Cuca se apaixona pelo Saci, que também não foi flechado, e faz com que o coitado tenha duas pernas. Mas no final tudo é resolvido.

  • A Raiz Milagrosa - De Maria Clara Machado e Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

Emília resolve reformar a natureza pois não gosta nada das "injustiças" que ela tem. Ao mesmo tempo, um cientista chamado Professor Fritz chega ao sítio e é perseguido por dois bandidos que querem roubar sua raiz milagrosa, pensado que vale muito dinheiro.

  • Os Piratas do Capitão Gancho - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Depois de uma forte tempestade, o mar muda seu curso e chega ao lado do sítio, com um navio cheio de piratas cujo capitão é o Capitão Gancho, que pensa que no sítio está escondido um tesouro valioso. Depois, Branca de Neve também chega ao sítio para procurar Periquito, seu filho refém dos piratas.

  • O Minotauro - De Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

Tia Nastácia é raptada pelo Minotauro, um ser mitológico que tem cabeça de touro e corpo de gente. Quando descobrem, todos do sítio vão à Grécia Antiga para salvá-la, e conhecem lá também pessoas muitos famosas, como Sócrates. e depois de tantas aventuras conseguem salvar a cozinheira.

  • Reinação Atômica - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Um robô chamado Andira é descontrolado em sua fase de teste, e decide usar todas as bonecas de pano para dominar o mundo, inclusive Emília. No final, é derrotado.

  • A Morte do Visconde - De Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

Depois de se irritar com as crianças por terem quebrado sua invenção e desculpá-los, Visconde é atingido por uma jaca, voltando a ser um simples sabugo de milho. Ele é enterrado, e de sua cova brota uma nova espiga. Dela é feito um novo boneco, mas esse é ingênuo e brincalhão. Visconde volta a vida de novo e todos ficam felizes. No final, é revelado que os dois sabugos eram um só. O sabuguinho brincalhão era a alma infantil do Visconde sempre sério e estudioso.

  • Memórias da Emília - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Emília resolve ditar suas memórias, que são escritas pelo Visconde. Histórias anteriores, como o Reino das Águas Claras e o Minotauro são relembradas. Porém a boneca põe as maiores mentiras e invenções nas suas narrativas.

  • Quem Tem Boca Vai á Roma - De Marcos Rey - 20 capítulos

Toda a turma vai à Roma que aparece magicamente ao lado do sítio.

3ª temporada - 1979[editar | editar código-fonte]

  • Quem Quiser Que Conte Outra - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Tia Nastácia conta algumas histórias do seu tempo para o pessoal, dentre elas João e Maria, A Moura Torta e O Bicho Manjaléu.

  • O Curupira - De Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

O Saci Pererê quer ir embora para um lugar onde ele possa fazer suas traquinagens sossegado, e o pessoal dá uma festa para que ele fique. Emília serra um pedaço de bambu com um sacizinho dentro, que ela quer só para si, e desperta a raiva do Curupira. Aparece o índio Ajuricaba com o Tric, um Saci muito mais levado que o Pererê

  • Dom Quixote, O Cavaleiro da Triste Figura - De Benedito Ruy Barbosa - 20 capítulos

O sábio Visconde vai à biblioteca quando de repente um pesado livro cai em sua cabeça. Ele desmaia e quando volta a realidade se transforma no perturbado Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura, imaginando que Emília é sua amada Dulcinéa e Pedrinho seu rival, desafiando-o para um duelo..

  • Olhos de Retrós - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Depois de exaustivas pesquisas sobre a melhor forma de governar o mundo, Emília vai perdendo seus poderes e aptidões quase-humanas, até se tornar novamente uma simples boneca de pano. Então é feita Ignácia, uma outra boneca-gente, para substituí-la, e que passa a ser a queridinha da casa. Só Emília, que no fundo ainda conserva sua sabedoria, sabe que ela é sonsa, insegura e sem talento.

  • O Gênio da Lâmpada - De Marcos Rey - 20 capítulos

Alladin esquece sua lâmpada no sítio, e ela vai passando de mão em mão, realizando os desejos mais absurdos. Garnisé, por exemplo, pede um abacaxi, só por que estava fora de época! Nota para a clássica frase dita pelo gênio: "O tempo está passando..."

  • Emília, Romeu e Julieta - De Marcos Rey - 20 capítulos

Um grupo de teatro mambembe chega ao arraial de Tucanos, trazendo a peça Romeu e Julieta para encenar. Na medida em que vão apresentando a peça, Emília tenta interferir por não concordar com o final infeliz da história. O autor do drama, William Shakespeare, tenta impedir a bonequinha de mudar o destino dos personagens.

  • O Rapto do Rabicó - De Ilclemar Nunes - 20 capítulos

Rabicó é raptado por uns homens estranhos que estavam rondando o sítio. Ao perceber o sumiço do porquinho, o pessoal faz de tudo para esconder isso de Narizinho.

  • O Casamento da Raposa - De Wilson Rocha - 20 capítulos

A turma do sítio conhece a história da Comadre Raposa, que cansada da vida de solteira decide se casar... Com o Compadre Lobo!

  • Davi e Golias - De Marcos Rey - 20 capítulos

O episódio se passa em dois planos: A chegada de um homem muito forte no Arraias de Tucanos, que desafia todo mundo para uma luta e o encontro de Pedrinho com o pastor Davi, acompanhando o desenvolvimento da história bíblica.

4ª temporada - 1980[editar | editar código-fonte]

  • Não Era Uma Vez - De Marcos Rey - 20 capítulos

Cada um no sítio tem seu super herói preferido: Emília gosta do mágico Mandarino, Pedrinho de Jim das Selvas e Narizinho do Supra- Homem. Todos ele vão ao sítio a fim de derrotar a Cuca que mais uma vez aterroriza a turma. Todos são derrotados pela bruxa e quem consegue vencê-la é Tio Barnabé, que ao invés de usar força bruta, usa a inteligência, acertando o ponto fraco da malvada. Nesse episódio, Emília cai num poço feito pela Cuca. Um poço tão fundo, que vai dar no outro lado do planeta, o Japão. Ela volta para o Brasil de avião.

  • A Santa do Pau Oco - De Sylvan Paezzo - 20 capítulos

Dona Benta está com saudade de Carolina, sua amiga de infância. Emília resolve trazê-la do o Rio de Janeiro para fazer uma surpresa à todos. Quando as duas se reencontram, Benta percebe que ela está rica, e totalmente solitária e infeliz. E ela percebe que Benta está não está vivendo com luxo nenhum, mas muito feliz e cercada de pessoas carinhosas. Carolina então faz um trato com a Cuca, que cria uma réplica do pessoal. As pessoas de verdade ficam com ela e as cópias ficam no sítio

  • A Sacizada - De Sylvan Paezzo - 20 capítulos

Cuca revela à todos da Sacizada que o Saci Pererê é amigo de Pedrinho. Com isso, todos fazem um julgamento contra ele. O coitado pede ajuda à turma do sítio, e o Visconde consegue salvá-lo, dizendo que apesar dele ser amigo de todos, isso não impede de fazer suas traquinagens.

  • A Rainha das Abelhas - De Wilson Rocha - 20 capítulos

Narizinho, sem querer, come uma jabuticaba com um vespa dentro. Tia Nastácia consegue socorrê-la, mas a vespa morre. A coisa se complica quando as abelhas, que estavam em guerra com as vespas por conta da jabuticabeira, resolvem fazer um ataque.

  • A Galinha dos Ovos de Ouro - De Marcos Rey - 20 capítulos

A famosa Galinha dos Ovos de Ouro aparece no sítio e quem fica sabendo tenta pegá-la, motivado pela ganância. Emília a esconde em uma porção de lugares. João Perfeito, que também quer a ave, desconfia da boneca e tenta tirar a verdade dela.

  • Elementar Emília - De Marcos Rey - 20 capítulos

O Arraial dos Tucanos está fazendo os preparativos para uma grande festa, seu primeiro centenário! Nesse meio tempo, aparece por lá um atrapalhado detetive, tentando resolver o caso de um poeta misterioso. Emília também se interessa pela questão.

  • A Máscara do Futuro - De Wilson Rocha - 30 capítulos

Pedrinho e Narizinho começam a crescer e abandonam todas as aventuras vividas na infância. Emília encontra uma máscara que pode mostrar o futuro e se recusa a devolver a sua dona, uma cigana. A boneca fica triste ao ver na máscara que Pedrinho e Narizinho, que crescerem ainda mais, vão abandonar a todos. Ela, então, traz os personagens do Mundo da Fantasia para o lado do Sítio, para ver se eles podem ajudar. Visconde inventa uma máquina para impedir o crescimento e como experiência a usa em Pedrinho, que fica preso em seu interior. No fim, Emília resolve ir embora com os personagens para que os dois cresçam. Porém, eles choram bastante, e voltam a ser crianças num passe de mágica ao dar um abraço em Dona Benta. Assim, a boneca volta com todos e a história termina, finalizando uma etapa do programa.

  • O Dia em que a Emília Morreu - De Sylvan Paezzo - 40 capítulos

Um homem chega ao sítio para convencer Dona Benta à vendê-lo, o que é negado por ela. Irritado, o ele diz que ela ainda mudará de idéia. Muito cordial, ele vai embora e chegando a porteira, muda totalmente sua fisionomia e diz que eles vão sair por bem ou por mal. O tal homem misterioso se põe a coordenar os seus capangas para amedrontar o pessoal, começando por botar fogo na mata, o que resulta na morte da cachorrinha de Pedrinho. Emília vai na fazenda do malfeitor para tirar satisfação, mas assim que chega lá, é morta por dois cães ferozes.Visconde encontra seu corpo e seus pedaços, e Tia Nastácia consegue refazê-la no final. Ao mesmo tempo, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Pinóquio chegam ao sítio, sendo que Chapeuzinho quer se esconder do Lobo Mau.

5ª Temporada - 1981[editar | editar código-fonte]

  • A Chave do Tamanho - De Sylvan Paezzo - 25 capítulos

Preocupada com Dona Benta que entristeceu com as notícias dos bombardeios, Emília vai à casa das chaves para desativar a chave da guerra, mas ela erra, e desativa a chave do tamanho, encolhendo todos da Terra, exceto Visconde e Rabicó, causando transtornos no mundo inteiro.

  • O Fazedor de Milagres - De Marcos Rey - 30 capítulos

O famoso pianista Chopin chega ao sítio, muito doente, onde é aconchegado por Dona Benta. Depois, extraterrestres vem para desmaterializar tudo que é de cultura na Terra.

  • O Espelho da Cuca - De Sylvan Paezzo - 25 capítulos

Cuca acorda depois de dormir de sete em sete anos, e está muito mais maligna e perversa. Emília resolve dar-lhe o espelho da Iara para acabar com isso.

  • As Caçadas de Pedrinho - De Marcos Rey - 25 capítulos

Uma onça foge do zoológico e Pedrinho, com ajuda de Tio Barnabé e Narizinho, decide caçá-la.

  • O Circo de Escavalinho - De Wilson Rocha - 40 capítulos

Uma grande homenagem ao circo, e a todos os seus componentes. A história de Emília querer reviver seu Circo de Escavalinho é só um pretexto. Durante todo o episódio, são introduzidas enas de espetáculos famosos, tanto nacionais omo estrangeiros. Aqui, a boneca se encontra com Arrelia, o palhaço mais famoso do Brasil!

  • Entrou Por Uma Porta e Saiu Por Outra:

Especial contendo 5 episódios de curta duração, onde os personagens do Sítio vivenciam contos populares.

- Rapunzel - De Sylvan Paezzo - 10 capítulos

- Abu Kir e Abu Sir - De Marcos Rey - 20 capítulos

- O Pé de Feijão Mágico - De Wilson Rocha - 15 capítulos

- O Homem Que Quis Laçar Deus - De Wilson Rocha - 10 capítulos

- O Nascimento do Saci - De Marcos Rey - 10 capítulos

6ª Temporada - 1982[editar | editar código-fonte]

  • A Sobrinha da Cuca - De Sylvan Paezzo - 5 capítulos

A sobrinha da Cuca aparece para substituí-la, e ela é ainda pior que a tia. Com isso, Emília e Visconde se unem para derrotá-la.

  • Ali Babá, Emília e os 40 Ladrões - De Marcos Rey - 10 capítulos

A turma do sítio entra na história de Ali Babá, onde todos (exceto Emília, que é ela mesma) viram personagens.

  • A Bela e a Fera - De Sylvan Paezzo - 5 capítulos'
    • Pinóquio - De Wilson Rocha - 10 capítulos O famoso boneco de madeira aparece no Sítio, mas foge de lá. Quando o seguem, Pedrinho, Narizinho e Emília entram numa caixa onde são transportados para de onde o boneco veio.

Narizinho, Pedrinho e Emília são os narradores e espectadores do famoso conto A Bela e A Fera. E os personagens vão aparecendo num passe de mágica, para dar vida a história.

  • A Canastra da Emília - De Marcos Rey - 15 capítulos

Cada vez que Emília mexe em sua canastra, acontece uma história, uma aventura. O episódio tem um detalhe curioso: uma das histórias, a da menina que perdeu o seu quintal, foi contada pelo próprio Lobato para sua neta, Joice, que nem lembrava mais o final.

  • A Grande Vingança da Cuca - De Wilson Rocha - 5 capítulos

De repente Tio Barnabé, Dona Benta e Tia Nastácia têm, o primeiro, premonições, as duas, visões. É a Cuca que resolve vingar-se das crianças, que lhe pregaram uma peça.

  • Era uma vez uma Bela Adormecida - De Sylvan Paezzo - 15 capítulos

A famosa estória da princesa adormecida, contada no jeito especial do Sítio do Picapau Amarelo. Envolvia personagens como os príncipes gêmeos Alex e Átila (no clichê de um bom e o outro mau), as fadas que davam os dons à princesa (e a famosa Fada Má, claro), feitiçeiros, bandidos, até um gênio. E a aventura ia se desenrolando pelos capítulos, fascinando os telespectadores.

  • A Chave Particular do Tamanho - De Bráulio Pedroso - 10 capítulos

Emília e Visconde diminuem de tamanho para fugir de um animal e se refugiam numa moeda, até alcançar o átomo. No tempo real são duas horas de histórias; mas para os dois a coisa leva séculos, e até viagens interplanetárias acontecem.

  • Os Besouros da Emília - De Sylvan Paezzo - 15 capítulos

Emília está com um pedaço rasgado, e pede para que Tia Nastácia a remende. A negra está atormentada com os preparativos para uma quermesse, e nem nota que a pobre boneca foi costurada de um jeito errado: sua cabeça ficou voltada para trás e sua boca ficou presa, a impedindo de usar o faz-de-conta para reverter aquela situação. Ela passa agonizantes momentos tentando se livrar daquele estado, até que a solução aparece: seus besouros, que são feitos de faz-de-conta podem muito bem dizer a palavra mágica e fazê-la voltar ao normal.

  • O Rapto das Estrelas - De Wilson Rocha - 10 capítulos

Conta a lenda indígena dos Bororós que, enquanto os homens iam caçar, as mulheres indígenas buscavam milho no mato para fazer o pão que alimentava suas famílias. Um dia, as crianças da aldeia comeram todo o pão e, com medo de serem castigadas, subiram num cipó para o céu. São esses mesmos indiozinhos, cujo brilho dos olhos é confundido com os pontos luminosos do céu, que vão descer no Sítio do Picapau Amarelo, assustando e deliciando todos os seus moradores.

  • Um Estranho Conto de Fadas - De Sylvan Paezzo - 15 capítulos

No sítio, um anãozinho de louça é encontrado no jardim, e ninguém sabe de onde surgiu. Emília jura que foi ali colocado para lhe fazer companhia e tem certeza que o reconhece de algum lugar. Não demora a lembrar: foi num conto de fadas. Imediatamente, Dona Benta pega o livro e, com todos sentados, começa a contar a história do anão Rumpelstiltiskin, nome que ninguém no reino consegue decorar.

  • Aí Vem Tom Mix - De Marcos Rey - 20 capítulos

A história começa com a chegada do famoso cowboy Tom Mix a Tucanos, com o firme propósito de prender o perigoso bandido Frank Malone.

  • Reinações de Narizinho - De Wilson Rocha - 10 capítulos

Narizinho e Dona Benta visitam o compadre Zé Bento, e encontram o livro das "Reinações de Narizinho". Ao lê-lo, a menina recorda todas as aventuras que viveu. Uma maldade da cuca faz Emília voltar a ser uma boneca muda e sem vida, e agora, ela e sua dona retornam ao Reino das Águas Claras, recomeçando a história.

7ª Temporada - 1983[editar | editar código-fonte]

  • Viagem ao Céu - De Marcos Rey - 25 capítulos

Visconde resolve construir um foguete para a turma fazer uma viagem espacial, como objetivo de encontrar o planeta Amarelinho, planeta descoberto por ele , e que fica atrás de Marte, apesar do descrédito dos cientistas. O foguete do sábio vai parar em outro lugar, um planeta onde dois povos são rivais há muito tempo.

  • Robson Crusoé - De Sylvan Paezzo - 30 capítulos

A História de Robinson Crusoé contada e mostrada com a intromissão da espevitada Emília.

  • A Guerra dos Sacis - De Sylvan Paezzo - 30 capítulos

Os humanos estão perdendo a sua essência natural, e se aliando a máquinas. Nessa história, o Capoeirão dos Taquaruçus corre o perigo de ser derrubado por um grupo de pessoas que não se importam com a preservação do verde. Os sacis, então, resolvem montar uma guerra e impedir o desmatamento. O pessoal do sítio também fica do lado deles, e vai para a batalha.

  • Califa Por Um Dia - De Marcos Rey - 30 capítulos

Um certo Califa fica sabendo de um homem que aponta uma porção de coisas erradas em seu reino. Ele, então, decide trocar os papéis. O tal homem fica sendo Cafifa por um dia, com a permissão de deixar todas as coisas ao seu modo. E, claro, essa história tem a participação especial da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

  • O Gato Félix - De Wilson Rocha - 35 capítulos'

Felix chega ao sítio falando de inúmeras aventuras vividas por ele, sempre contando vantagens, o que faz Emília ficar irritada e desconfiada. A boneca fará tudo para descobrir se esse gato recém chegado é realmente Felix.

  • Emília Borralheira - De Sylvan Paezzo e Wilson Rocha - 35 capítulos'

As duas sobrinhas de Dona Esperança, Ordélia e Mofélia, chegam com ela ao sítio a fim de convencê-la de que o lugar pertence a família delas. Com isso, a história de Cinderela é adaptada a realidade do sítio, tendo Emília como observadora e condutora do enredo, Narizinho como borralheira e Pedrinho vivendo o Príncipe. Durante o episódio são mostrados vários clipes musicais das sobrinhas, o que na época de exibição, fez toda a garotada decorar a música cantada por elas.

  • O Burro Falante - De Marcos Rey - 30 capítulos'

Um misterioso homem aparece nas redondezas de Tucanos, arrancando todas as folhinhas do dia 31 de dezembro. Seu objetivo é impedir a passagem do ano, pois na verdade ele é o Sr. Ontem, o ano velho em pessoa, que com medo de morrer com a vinda do ano novo, tenta impedir que o tempo passe para se tornar eterno. Do outro lado da história temos Garnizé e João Perfeito fazendo um desafio com Zeca do Pombo: eles aproveitam o fato do caipira não saber que o Conselheiro fala e apostam um par de botinas novas e um colete, que eles ensinam o burro a falar.Também chega ao Sítio Pedro Pichorra,que após descobrir que Conselheiro é um Burro Falante,decide levar o animal para capital,com a intenção de transformá-lo numa atração de circo,e assim enriquecer às custas do célebre animal.

8ª Temporada - 1984[editar | editar código-fonte]

  • A Arca da Emília - De Wilson Rocha - 35 capítulos

Emília resolve construir a sua arca, assim como Noé, pois colocou na cabeça que o mundo vai se acabar.

  • A Reinação do Esperto Come Esperto - De Marcos Rey - 35 capítulos

A volta de Deolinda, a descoberta de ouro na Serra dos Cotovelos e o surgimento de Serapião Palha quebram a calma do Arraial dos Tucanos.

  • A Volta do Anjinho - De Sylvan Paezzo - 30 capítulos

Flor das alturas cai no Sítio e é encontrado por Emília, que logo trata de escondê-lo de todos, mas aos poucos todos vão descobrindo a presença do anjo e a notícia toma proporções internacionais, obrigando o pobre Visconde a se disfarçar de anjo para distrair as crianças, que vieram dos Estados Unidos para ver a grande atração.

  • Visconde de Sabugosa - De Marcos Rey - 35 capítulos

Mais uma vez, a cuca tenta afetar o pessoal do Sítio. Nessa tentativa, ela se disfarça e transforma a todos em estátuas. Isto é, todos menos o Visconde, que consegue reverter aquela situação de uma maneira bem original: ele bebe um chá junto com ela, sendo que em uma das xícaras tem uma poção mágica. Quando o sabugo vira de costas, a jacaroa troca as xícaras, e... se dá mal! Claro que o Visconde sabia que ela ia fazer a troca, e se virou de propósito. Assim, ela pegou para si o chá com a poção.

  • Barba Azul, O Cara de Coruja - De Sylvan Paezzo - 65 capítulos

A criançada está de férias. Para alegrá-las chegam Rapunzel, Branca de Neve, Aladim e Cinderela, além dos príncipes. Porém, a Rainha Madrasta, Barba Azul e Boris, seu mordomo, também vem para aterrorizar a turminha e seus convidados.

9ª Temporada - 1985[editar | editar código-fonte]

  • O Enigma Enigmático - De Marcos Rey e Hamilton Vaz Pereira - 20 capítulos'

Um cientista brasileiro inventa o KL7, que serve para desativar todas as armas nucleares. Criado para a paz, ele pode, no entanto, servir a interesses escusos, quando é roubado por perigosos bandidos. Pedrinho e o detetive Borges, então, se pões a investigar o caso e tentar encontrar o aparelho. Em outro pólo da ação, aparece no sítio uma equipe de cinema americano, que traz Rut Davis (Zilka Salaberry, a própria Dona Benta), uma atriz moderníssima que se interessa pelo Visconde, e Sarah Maughan (Jacira Sampaio, a própria Tia Nastácia) uma cantora de jazz transloucada.

10ª Temporada - 1986[editar | editar código-fonte]

  • A Trilha das Araras - De Sylvan Paezzo e Margareth Boury - 20 capítulos'

O sossego de uma tribo indígena é quebrado com a chegada de Ângela, que veio implantar um experimento cientifico: um robô em forma humana, que está totalmente fora de controle.