Lista de jogos de El Chavo del Ocho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma lista de jogos eletrônicos baseados no seriado mexicano Chaves (El Chavo del Ocho). Grande parte dos jogos são fangames brasileiros produzidos pela produtora amadora CyberGambá, e que se tornaram populares na internet.[1] Recentemente foi lançado um jogo para Nintendo Wii do Chaves em Desenho Animado em 2012.

Mini-Game do Chaves[editar | editar código-fonte]

Em 1992, a Tectoy lançou o Mini Game do Chaves, no ano seguinte,[2] lançou o jogo Chapolim x Drácula: Um duelo assustador para Master System, uma versão autorizada de Ghost House[3].

Fangames[editar | editar código-fonte]

Street Chaves[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Street Chaves

Street Chaves - O Lutador da Vila é um jogo de luta criado pela CyberGambá entre 2003 e 2004. O jogo mostra os personagens do seriado adaptados como lutadores com ataques poderosos e cada um com um objetivo na história. O jogo é composto por fotografias animadas dos personagens tiradas do próprio seriado. Cada cenário é um local referente ao seriado como o pátio, a casa do Seu Madruga, entre outros. As músicas tocadas durantes as fases na verdade são as próprias músicas do seriado, além de ser possível ver outros personagens ao fundo das cenas fazendo cenas do seriado como o Professor fazendo os exercícios do futebol americano, a Chiquinha dentro da fonte, e o Seu Madruga com as calças do Tio Jacinto. O jogo também tem uma versão traduzida em espanhol. É uma paródia ao jogo Street Fighter.

Super Magro World[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Super Magro World

Super Magro World é um jogo de plataforma da CyberGambá criado também em 2003. Ele também é o primeiro a apresentar Seu Madruga como personagem protagonista e assim como o outro também utiliza fotografias animadas. No jogo Seu Madruga tem a missão de salvar todas as crianças da vila se aventurando pelo Reino do Cogumelo pulando em cima de monstros, entrando dentro de canos, pegando moedas dentro de caixas, além de poder se transformar num ninja capaz de atirar shurikens. O vilão do jogo é Bowser, que nos jogos em que aparece atua como ladrão de princesas. É uma paródia ao jogo Super Mario World.

Madruga Goes Home[editar | editar código-fonte]

Madruga Goes Home é outro jogo de plataforma também produzido pela CyberGambá em 2005. Neste jogo o jogador também controla Seu Madruga que deve fugir de Dona Florinda percorrendo vários mundos. O jogo se destaca pela sua comédia, pois cada vez que Seu Madruga é pego por Florinda ou se acidenta sempre ocorre algo cômico a ele como chorar, ser atacado por um gato, morrer com túmulo, ser torrado por um raio, entre outras coisas. O jogo também conta com uso de passwords que ajudam ao jogador a avançar melhor nas fases por meios de senhas geralmente relacionadas a ofensas como "FEIO", "IOIO", "BOLO" ou "MICO". É uma paródia ao jogo Pitfall.

Highway Crossing Madruga[editar | editar código-fonte]

Highway Crossing Madruga é um jogo estilo arcade produzido pela CyberGambá. No jogo Seu Madruga tem que atravessar a rua se desviando dos obstáculos como carros, cachorros e até a Dona Florinda e o Senhor Barriga para conseguir pegar o dinheiro do outro lado da rua. O jogo também apresenta comédia sempre que Seu Madruga é atropelado por um carro ou pelas buzinas que fazem referências ao Papa-Léguas. É uma paródia ao jogo Frogger.

Codename Madruga[editar | editar código-fonte]

Codename Madruga é um jogo de tiro produzido pela CyberGambá. Ele também é protagonizado por Seu Madruga que neste jogo é um soldado durão de óculos escuros e uma arma no braço que tem a missão de salvar sua filha Chiquinha de uma base militar chefiada pelo Sr. Barriga (essa história só é mostrada em uma cutscene ao final do jogo). A cada vez mais que se avança no jogo o jogador vai recebendo novas armas com efeitos diferentes além de poder comandar tanques e jogar granadas para matar soldados e explodir canhões. É uma paródia ao jogo Ikari Warriors.

Madruga From Mars[editar | editar código-fonte]

Madruga From Mars é um outro jogo de arcade produzido pela CyberGambá. Neste jogo Seu Madruga é um astronauta cuja missão é a de destruir asteróides pelo espaços com a sua nave. É uma paródia ao jogo Asteroids.

Madrugacraft[editar | editar código-fonte]

Madrugacraft é um jogo de estratégia em tempo real produzido pela CyberGambá em 2005. No jogo Seu Madruga é outra vez o protagonista e aqui tem a missão de recuperar seu violão sagrado de Dona Florinda.

O cenário do jogo segue um esteriótipo medieval com Seu Madruga é um guerreiro matador de monstros que usa armas e poderes para destruir portais e proteger fortalezas. Outros personagens que também estão inclusos no jogo como aliados são Chaves (como um construtor), a Dona Clotilde (como uma bruxa de verdade tal como em Street Chaves), e Chiquinha como uma feiticeira com habilidades de cura. No decorrer do jogo o jogador vai ganhando mais experiência e armamentos que podem ser achados pelo caminho além de ser capaz de aprender novas técnicas. É uma paródia ao jogo Warcraft.

Dream Fallen Chaves[editar | editar código-fonte]

Dream Fallen Chaves é um jogo de terror psicológico produzido no Brasil. Na história, Nhonho fica doente e para pagar o tratamento o Senhor Barriga aumenta o preço do aluguel. Os moradores acabam não pagando os preços absurdos levando Nhonho a morrer por falta de tratamento. Com a morte dele, o Senhor Barriga, num ato completamente insano, resolve matar todos os moradores do local, deixando um rastro de destruição onde antigamente viviam pessoas felizes. O jogador precisa explorar a vila escura com uma lanterna com pouca bateria para encontrar os pertences dos antigos moradores, explorando a vila principal, a segunda e a terceira vila (onde está a casa do Chaves). Durante o percurso do jogo, o jogador encontra os espíritos dos personagens (jumpscares).[4] Os objetivos: pegar o chapéu do Seu Madruga, pegar a vassoura da bruxa do 71, pegar uma bola quadrada, pegar uma maleta de aluguéis, e a marreta biônica de Chapolin. É uma paródia do jogo Slender.

Ao contrário dos outros, é o único que não foi criação da CyberGamba.

Oficiais[editar | editar código-fonte]

Estes jogos foram aprovados oficialmente pela Televisa e lançados em consoles reais de vídeo-game. Todos eles foram baseados no desenho animado.

El Chavo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: El Chavo (jogo eletrônico)

Jogo baseado na série animada, inspirado em Mario Party para Nintendo Wii lançado em 2012.[5]

El Chavo Kart[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: El Chavo Kart

Outro jogo baseado na série animada, inspirado em Mario Kart lançado em 2014 para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii.

Referências

  1. «jogos do chaves». Chaves Web. 9 de abril de 2006. Consultado em 7 de dezembro de 2009. 
  2. Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco, (2005). Chaves: Foi sem Querer Querendo?. [S.l.]: Matrix Editora. pp. 81 e 82. 9788563536273 
  3. «Estúdio brasileiro faz jogo do Chapolin Colorado para PC». UOL. 23 de junho de 2010 
  4. http://www.baixaki.com.br/download/dream-fallen-chaves.htm
  5. «'Chaves' vai virar jogo para Nintendo Wii». Extra. 17 de outubro de 2011