Lista de jogos eletrônicos licenciados de Fórmula 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desde o Pole Position em 1982, a Fórmula 1 sempre desempenhou um papel importante no gênero das corridas de videogame . O Grand Prix game de simulação de Geoff Crammond de 1991 desempenhou um papel fundamental na mudança dos jogos de Fórmula 1 de jogos de arcade para simulações completas do esporte.

História[editar | editar código-fonte]

Raízes iniciais e jogos de arcade[editar | editar código-fonte]

As raízes dos jogos de Fórmula 1 remetem à década de 1970, com jogos de arcade como Speed Race e Gran Trak 10, que retratavam carros do tipo Fórmula 1 em uma pista de corrida.

No entanto, o primeiro jogo de Fórmula 1 de sucesso na história dos fliperamas foi Pole Position, da Namco . No Pole Position, o jogador deve completar uma volta em um determinado período de tempo para se qualificar para uma corrida na pista de Fuji. Após a classificação, o jogador deve enfrentar outros carros em uma corrida do campeonato. O jogo teve muito sucesso e gerou uma sequência oficial, Pole Position II, e uma não oficial, Final Lap. Após o sucesso de Pole Position, muitos jogos semelhantes apareceram em fliperamas (e mais tarde transferidos para computadores domésticos) como o TX-1.

Durante o final da década de 1980, os fliperamas começaram a ser abandonados em favor dos jogos de computador doméstico. Os últimos jogos de arcade de sucesso podem ser considerados Super Sprint, que usa a visão superior em vez da visão traseira da maioria dos jogos, e sua sequência Championship Sprint .

Começo da era do computador doméstico[editar | editar código-fonte]

Os primeiros verdadeiros simuladores de corrida de Fórmula Um foram a Checkered Flag e o Grand Prix de Geoff Crammond ( F1GP ). A bandeira quadriculada apresentava esgotamento de combustível e danos ao carro, além de um conjunto de vários circuitos reais. Anteriormente, a maioria dos jogos de corrida que representavam a Fórmula 1, como o Grand Prix Circuit daAccolade e o Ferrari Fórmula 1 da Electronic Arts, eram jogos estilo arcade, mas a F1GP prestava mais atenção à física dos carros, além de gráficos inovadores e renderização precisa das pistas de corrida reais. O jogo, lançado em 1992, foi baseado na temporada de 1991 Ao longo dos anos, o jogo teve sequências do Grand Prix 2, 3 e 4 (baseado em 1994, 1998, com uma atualização de 2000 e 2001 respectivamente).

A licença oficial da F1 também foi detida pela Ubisoft e posteriormente transferida para a Electronic Arts, que publicou simulações sazonais e também F1 Challenge '99 -'02 .

Um lugar notável em jogos de simulação para PC é ocupada por Papyrus ' Grand Prix Legends, que retratou a temporada de Fórmula 1 de 1967 em vez da temporada atual, como todos os outros contemporâneos. Recria de forma muito precisa a física do carro e a sensação de dirigir um verdadeiro carro de Fórmula 1 de 1967: por isso, mesmo depois de muitos anos, ainda é considerado um dos jogos mais realistas já feitos. O jogo ainda tem uma grande popularidade entre os videogames, com muitos mods e circuitos originais sendo produzidos.

Jogos de console; Exclusividade Sony[editar | editar código-fonte]

A partir da segunda metade da década de 1980 mais jogos foram sendo criados para computadores pessoais, o que poderia garantir um desenvolvimento mais fácil e menos caro.  A maioria desses jogos apresentava pistas, carros e nomes de pilotos semelhantes aos reais, mas todos ligeiramente modificados, já que não tinham licenças oficiais da FIA . Exemplos disso são o Super Monaco GP (e o Ayrton Senna's Super Monaco GP II, que tinha licença para exibir apenas o nome de Ayrton Senna ) ou o Mansell's World Championship, mas muitos outros jogos menos conhecidos tinham características semelhantes.

A primeira metade da década de 1990 viu um crescimento na popularidade dos jogos de Fórmula Um, e muitas casas de software começaram a adquirir licenças e a exibir a maioria dos nomes e carros reais, por exemplo o Fórmula 1 da Domark, que apresentava a maioria das pistas, pilotos e equipes reais.

A revolução dos gráficos 3D iniciada pelo Grand Prix de Geoff Crammond não passou despercebida pelo mercado de consoles: algumas casas de software começaram a desenvolver jogos neste estilo como Sega com seu Virtua Racing, e mais tarde Namco com Ace Driver: Victory Lap (que apresentava F1 futurístico -como carros).

O primeiro jogo 3D a apresentar uma licença completa foi Fórmula 1, desenvolvido pela Bizarre Creations e lançado para PlayStation, o primeiro jogo da série de sucesso da Fórmula Um . Apesar do jogo ser mais um jogo de arcade do que uma simulação, foi muito bem recebido; mais tarde, a série mudou para uma abordagem de corrida mais realista. Outros jogos de Fórmula 1 lançados na mesma época incluem EA Sports F1 Series (que vai do – F1 temporada com todos os drivers de cada temporada) e Sistema de Vídeo / Nintendo 's F-1 World Grand Prix e F1 World Grand Prix II.

A Sony teve uma licença exclusiva para fazer jogos de Fórmula 1 de 1996 até 2006, lançando sequências da Fórmula 1 em seus sistemas PlayStation em um ritmo quase anual ao longo desse tempo para formar sua série de Fórmula 1, bem como licenciando o lançamento de 2003 da Infogrames. Grand Prix Challenge, jogo exclusivo para PS2, desenvolvido pela Melbourne House . O Challenge foi bem recebido pelos críticos, [1] particularmente por seus gráficos de alta qualidade para a época,[2] apesar de ser desconhecido para a maioria dos fãs de jogos de F1.

Codemasters assume o controle (2009–)[editar | editar código-fonte]

Depois que a Sony concluiu a série de Fórmula 1 com os lançamentos de Fórmula 1 06 no PS2 e Formula One Championship Edition no PlayStation 3, a licença para jogos de F1 passou para a Codemasters, que então a usou para iniciar sua própria série de videogames de Fórmula 1, lançando títulos em parcelas anuais para cada temporada, começando com a temporada de 2009 O primeiro jogo da série, F1 2009, foi lançado no Wii, PlayStation Portable e iOS, com a versão Wii suportando o Wii Wheel para direção controlada por movimento. No entanto, a Codemasters optou por lançar sequências anuais subsequentes (com cada parcela sucessiva adicionando recursos mais avançados para melhor capturar o realismo do esporte) em consoles não Nintendo e computadores pessoais, com F1 2011 também disponível em portáteis de oitava geração e F1 2016 também disponível como um título para celular pago no iOS e Android . Além da versão Wii U do spin-off F1 Race Stars, com o subtítulo Powered-Up Edition, nenhum outro jogo Codemasters F1 está disponível em um console Nintendo.

Enquanto os jogos de Fórmula 1 em geral são reproduções estritas do esporte, independentemente do estilo de jogo, F1 Race Stars da Codemasters foi o primeiro a trazer o estilo de jogo Mario Kart para o cenário, enquanto sua licença oficial da FIA (que a empresa possui desde 2009 ) permitiu que as equipes (completas com seus respectivos patrocinadores) e os pilotos da temporada desse ano recebessem uma reformulação do tipo cartoon.

Modding[editar | editar código-fonte]

À medida que a tendência para o software de código aberto aumentou, os desenvolvedores perceberam que muitos usuários de videogames gostam de adicionar seus próprios recursos aos jogos, e muitos jogos de corrida para PC modernos tornaram-se mais fáceis de modificar . Jogos como o rFactor, embora não sejam basicamente um jogo de Fórmula Um, tornaram-se uma espécie de estágio de desenvolvimento. Os jogadores do rFactor podem baixar vários mods para várias temporadas de F1, incluindo temporadas "clássicas" como 1955 e 1979 . Os criadores do jogo, Image Space Incorporated, trabalharam com a equipe BMW Sauber F1 para apresentar uma versão realista do F1.06 e do F1.07 . Mods que podem reproduzir a maioria das temporadas da Fórmula 1 também estão disponíveis para o Grand Prix 4 e F1 Challenge '99 -'02.

Lista[editar | editar código-fonte]

Uma lista de videogames de Fórmula Um que lista apenas aqueles que usam o nome F1, sejam licenciados pelo Grupo de Fórmula Um ou apenas F1 no nome; é licenciado por pilotos de corrida e equipes envolvidas na série, apresentando sprites que se assemelham a um carro de Fórmula 1 de forma a contornar o licenciamento, apresentando nomes de pilotos e equipes deliberadamente mal escritos; tem o nome de uma corrida de Grande Prêmio que aparece no calendário da F1 ou aquelas que apresentam corridas que aparecem no calendário da F1. Até agora, os jogos de F1 podem ser reproduzidos nas seguintes plataformas: Arcade, SG-1000, Intellivision, ColecoVision, Commodore 64, ZX Spectrum, Atari 7800, Nintendo Entertainment System, Game Boy, Commodore 16, Commodore Plus / 4, Amstrad CPC, MSX, Amiga, Atari ST, PC DOS, Sega Genesis, Sega Game Gear, TurboGrafx-16, Super Nintendo Entertainment System, Sega Master System, Sega CD, Sega Saturn, PlayStation, Microsoft Windows, Nintendo 64, Dreamcast, Game Boy Color, PlayStation 2, Xbox, GameCube, PlayStation Portable, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, iOS, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Mac OS X, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, macOS, Android, tvOS e Linux.

Platforms Release Date Developer / Publisher Formula 1 Season
F1 Exhaust Note[3] Arcade 1991 Sega 1991
F-1 Grand Prix Arcade, SNES 1991 Video System 1991
F1 Grand Prix: Satoru Nakajima Sega Genesis 1991 Varie 1991
Fastest 1 Sega Genesis 1991 Human Entertainment 1990
F-1 Grand Prix Part II[4] Arcade, SNES 1992 Video System 1992
F-1 Hero MD Sega Genesis 1992 Varie 1992
F1 Super License: Nakajima Satoru Sega Genesis 1992 Varie 1992
F1 Pole Position SNES 1992 Human Entertainment 1992
Grand Prix Unlimited[5] PC DOS 1992 Accolade 1991
F1 Super License: Nakajima Satoru Sega Genesis 1992 Varie 1992
F1 Super Lap[6] Arcade 1992 Sega 1992
F-1 Grand Prix Star II Arcade 1993 Jaleco 1992
Formula One PC DOS, Sega Master System, Sega Genesis,

Sega Game Gear, Amiga
1993 Atari / Domark 1993
F1 Pole Position 2 SNES 1993 Human Entertainment 1993
Final Lap R[7] Arcade 1993 Namco 1993
Gerhard Berger's Formula 1 Quiz[8] Commodore 64 1993 Austriasoft
Formula One World Championship: Beyond the Limit Sega CD 1994 Sega 1993
F-1 Grand Prix Part III SNES 1994 Video System 1991 - 1993
Human Grand Prix III: F1 Triple Battle SNES 1994 Human Entertainment 1994
Grand Prix Manager PC DOS 1995 MicroProse 1995+
F1 World Championship Edition[9] Amiga, Sega Genesis 1995 Peakstar / Domark 1994
F1 Challenge Sega Saturn 1995 Virgin Interactive 1995
Human Grand Prix IV: F1 Dream Battle SNES 1995 Human Entertainment 1995
Grand Prix 2 PC DOS August 30, 1996 Geoff Crammond, MicroProse 1994
Grand Prix Manager 2 Microsoft Windows 1996 Edward Grabowski / MicroProse 1996+
F-1 Grand Prix 1996 - Team Unei Simulation PlayStation 1996 Coconuts 1996
F1 Manager 96[10] Microsoft Windows 1996 Software 2000 / EuroPress 1996+
Pole Position Team F1 (Manager)[11] Microsoft Windows 1996 Ascon GmbH / Electronic Arts, Ascon GmbH 1995+
Formula 1 Microsoft Windows, PlayStation September 1996 Bizarre Creations / Psygnosis 1995
Power F1[12] Microsoft Windows April 1997 Teque London / Eidos 1995
Formula 1 97 Microsoft Windows, PlayStation September 26, 1997 Bizarre Creations / Psygnosis 1997
F1 Pole Position 64 Nintendo 64 October 1997 Human Entertainment / Ubisoft 1996
F1 Racing Simulation[13] Microsoft Windows December 31, 1997 Bizarre Creations / Ubisoft 1996
F-1 World Grand Prix[14] Nintendo 64, Arcade

Dreamcast, PlayStation

Microsoft Windows, Game Boy Color
July 27, 1998

1999

2000
Paradigm Entertainment, Lankhor / Eidos Interactive,

Video System, Sega
1997 (N64)

1998 (DC, GBC)

1999 (PS, PC)
Grand Prix Legends Microsoft Windows October 1998 Papyrus / Sierra Entertainment 1967
Formula 1 98 PlayStation November 30, 1998 Visual Science / Psygnosis 1998
Official Formula One Racing[15] Microsoft Windows 1999 Lankhor / Eidos Interactive 1998
Grand Prix World Microsoft Windows June 1999 Edward Grabowski / Microprose, Hasbro Interactive 1998+
F-1 World Grand Prix II Nintendo 64

Dreamcast, Game Boy Color
September 30, 1999

2000
Paradigm Entertainment, Video System 1998 (N64)

1999 (DC, GBC)
Formula One 99 Microsoft Windows, PlayStation October 1999 Studio 33 / Psygnosis 1999
F1 2000 Microsoft Windows, PlayStation March 2000 Visual Science / EA Sports 2000
F1 Racing Championship Microsoft Windows, PlayStation, PlayStation 2, Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast April 30, 2000 Ubisoft / Video System 1999
Grand Prix 3 Microsoft Windows July 28, 2000 Geoff Crammond, MicroProse / Hasbro Interactive 1998
Formula One 2000 PlayStation, Game Boy Color October 6, 2000 Studio 33 / SCE 2000
F1 Manager 2000[16]

(F1 Manager 2001)[17]
Microsoft Windows October 13, 2000

(re-released 2001)
Intelligent Games / EA Sports 1999+
F1 Championship Season 2000 Microsoft Windows, PlayStation, PlayStation 2, Xbox, Game Boy Color September 2001 Visual Science / EA Sports 2000
F1 World Grand Prix 2000[18] Microsoft Windows, PlayStation February 21, 2001 Eutechnyx / Eidos Interactive 2000
Formula One 2001 PlayStation, PlayStation 2 May 21, 2001 Studio Liverpool / SCEE 2001
Grand Prix 3 Season 2000 Microsoft Windows August 2001 MicroProse / Atari 2000
F1 2001 Microsoft Windows, PlayStation 2, Xbox October 2001 ISI / EA Sports 2001
Williams F1 Team Driver[19] Microsoft Windows December 2001 KnowWonder / THQ 2001
F1 2002 Microsoft Windows, PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance June 2002 ISI, Magic Pockets / EA Sports 2002
Formula One Arcade PlayStation September, 2002 Studio 33 / SCE 2001
Grand Prix 4 Microsoft Windows September 10, 2002 Geoff Crammond, MicroProse / Infogrames 2001
Formula One 2002 PlayStation 2 November 1, 2002 Studio Liverpool / SCEE 2002
Grand Prix Challenge PlayStation 2 November 21, 2002 Melbourne House, Infogrames / Atari 2002
F1 Challenge '99-'02

(F1 Career Challenge)
Microsoft Windows

(PlayStation 2, Xbox, GameCube)
May 13, 2003

(June 9, 2003)
ISI / EA Sports

(Visual Science / EA Sports)
1999-2002
Formula One 2003 PlayStation 2 July 11, 2003 Studio Liverpool / SCEE 2003
Formula One 04 PlayStation 2 September 22, 2004 Studio Liverpool / SCEE 2004
Formula One 05 PlayStation 2 July 1, 2005 Studio Liverpool / SCEE 2005
F1 Grand Prix PlayStation Portable September 1, 2005 Traveller's Tales / Sony CEE 2005
Formula One 06 PlayStation 2, PlayStation Portable July 28, 2006 Studio Liverpool / SCE 2006
Formula One Championship Edition PlayStation 3 December 28, 2006 Studio Liverpool / SCE 2006
F1 2009 Wii, PlayStation Portable November 17, 2009[20] Sumo Digital[21] / Codemasters 2009
F1 2010 Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360 September 24, 2010 Codemasters 2010[22]
F1 2011 Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Xbox 360 September 20, 2011 Codemasters 2011
F1 Online: The Game Microsoft Windows June 26, 2012 Codemasters 2011
F1 2012 Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360 September 18, 2012 Codemasters 2012
F1 Race Stars Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, iOS November 13, 2012 Codemasters 2012
F1 Challenge Android, iOS 2013 Codemasters 2012
F1 2013 Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360 October 4, 2013 Codemasters 2013
F1 2014 Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360 October 17, 2014 Codemasters 2014
Cockpit Manager 14 Microsoft Windows April 11, 2014 Cartola Games 2014
F1 2015 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One July 10, 2015 Codemasters 2014, 2015
F1 2016 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, tvOS August 19, 2016 Codemasters 2016
F1 2017 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One August 25, 2017 Codemasters 2017
F1 2018 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One August 24, 2018 Codemasters 2018
F1 Mobile Racing[23] Android, iOS October 18, 2018 Codemasters 2018, 2019, 2020
F1 Manager[24] Android, iOS May 10, 2019 Hutch Games 2019
F1 2019 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One June 28, 2019 Codemasters 2019
F1 2020 Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One, Stadia July 10, 2020 Codemasters 2020

 

links externos[editar | editar código-fonte]

  1. «Grand Prix Challenge». metacritic.com. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Grand Prix Challenge Review». ign.com. 27 March 2003. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. «Archived copy». Consultado em 25 de outubro de 2011. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2011 
  4. «Archived copy». Consultado em 25 de outubro de 2011. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2011 
  5. «Grand Prix Unlimited». MobyGames 
  6. «F1 Super Lap video game pcb by SEGA Enterprises, Ltd. (1993)». arcade-history.com. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Archived copy». Consultado em 25 de outubro de 2011. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2011 
  8. «STADIUM 64 - Game Infos: Gerhard Berger's Formula 1 Quiz». stadium64.com. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. «F1 World Championship Edition». IGN 
  10. «F1 Manager 96». MobyGames 
  11. «Pole Position». MobyGames 
  12. «NG Alphas: Power F1». Next Generation. Imagine Media 
  13. «F1 Racing Simulation». IGN 
  14. «F1 World Grand Prix sega naomi cart. by Visco Corp. (1998)». arcade-history.com. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. «Official Formula One Racing». MobyGames 
  16. «F1 Manager 2000». IGN 
  17. «F1 Manager 2001». IGN 
  18. «F1 World Grand Prix 2000». IGN 
  19. «Williams F1 Team Driver». GameSpot 
  20. «F1 2009 release dates announced». Codemasters. 2 de outubro de 2009. Consultado em 2 de outubro de 2009 
  21. «Sumo Digital is responsible for the PSP & Wii versions.». virtualr.net 
  22. Barton, Dustin (15 de junho de 2009). «The Unofficial CM/Developer FAQ». Codemasters. Consultado em 14 de março de 2009. Cópia arquivada em 21 de abril de 2012 
  23. «F1 Mobile Racing» 
  24. «F1 Manager»