Lista de personagens de Caminho das Índias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Índice

Este anexo é uma lista de personagens da telenovela Caminho das Índias.

Núcleo indiano[editar | editar código-fonte]

Maya Meetha Ananda (Juliana Paes)[1][editar | editar código-fonte]

Maya Meetha Ananda
Personagem fictícia de Caminho das Índias
Juliana Paes no Cafe com Gloria 06.jpg
Origem  Índia
Sexo Feminino
Espécie Humana
Família Raj Ananda (marido)
Manu (pai)
Kochi (mãe)
Criado por Gloria Perez
Primeira aparição Caminho das Índias
Última aparição Caminho das Índias
Época(s) 2009
Interpretado por Juliana Paes
Espécie Humana

Maya é uma moça indiana prometida em casamento por seus pais, Manu e Kochi, ao indiano Raj Ananda, pelos dois serem de uma família de mesma casta. Maya é uma funcionária de uma central de telemarketing do Rajastão. Apaixona-se pelo filho de Shankar, Bahuan, mas não pode se casar com ele , pois o rapaz é um intocável. É irmã de Komal Meetha e tem em Deva, uma amiga confidente que pode confiar tudo. Teve um filho de Bahuan, mas se casará com Raj, por ter sido abandonada por seu amado. Construirá um lindo amor com Raj, mas viverá sempre com medo de ser descoberta pela família Ananda.

A bela indiana Maya veio de uma família tradicional da casta dos comerciantes, cujos pais Kochi e Manu[2]. A jovem trabalhava com a sua amiga, Deva, em um Call Center do Rajastão[2]. Sem saber, Maya se apaixona por um dalit e quando descobre o segredo do rapaz, Maya fica arrasada[3]. Depois que ela terminou o relacionamento com o dalit, Maya resolve se casar com Raj, o moço prometido pela a família Meetha[2].

No final da trama, Maya resolve ficar com Raj para sempre, pois ela acabou se apaixonando pelo o rapaz.[4]

Bahuan (Márcio Garcia)[editar | editar código-fonte]

Bahuan é um rapaz rico, bonito e culto que se forma nos Estados Unidos e trabalha em uma empresa de lá. Apesar disso, não esquece todas as humilhações que passou na Índia por ser um intocável, ou seja, a poeira nos pés de Brahma. Por isso, não podia nem tocar com sua sombra um integrante de castas superiores. Mesmo assim, Bahuan foi adotado por um brâmane (casta superior) chamado Shankar. Quando voltar para sua terra natal, se apaixonará por Maya mas não poderá se casar com ela por ela ser de casta superior a ele. Mais tarde, Bahuan se interessa por Shivani.

Raj Ananda (Rodrigo Lombardi)[editar | editar código-fonte]

Raj é um jovem culto, sedutor e elegante. Filho de Opash e Indira, pratica polo, que é um dos esportes mais famosos na Índia. Raj estudou na Inglaterra e vive dividido entre os valores do Oriente e os do Ocidente. Namora há dois anos a jovem Duda, por quem é extremamente apaixonado, mas também não verá seu sonho se realizar, pois sua família é contra casamentos com ocidentais e também arranjará um casamento com Maya, mesmo esta gostando de Bahuan. Raj é irmão de Amithab, Ravi e Chanti. Casará com Maya mesmo sabendo que ela não é mais virgem. Engravida Duda, mas a principio não saberá da existência do filho.

Opash Ananda (Tony Ramos)[editar | editar código-fonte]

Marido de Indira e pai de quatro filhos: Amithab, Raj, Ravi e Chanti. De uma família muito tradicional, pertence à casta dos comerciantes e segue rigorosamente os costumes indianos todos os dias. É muito orgulhoso e mesmo o sistema de castas tenha sido banido pela lei, continua defendendo-o. Discute muito com seu tio Karan e lutará para que Bahuan tenha o lugar que merece apenas por ser intocável. E é contra casamentos entre indianos e ocidentais, com isso, ele recrimina os sentimentos de seu filho Raj pela brasileira Duda e impedirá que se casem, e posteriormente também será contra a relação de seu filho mais novo Ravi com a também brasileira Camila, mas não irá conseguir impedir o casamento entre eles. Ele rejeitará seu verdadeiro neto - filho de Raj e Duda - por ser filho de uma estrangeira e acolherá com carinho o filho de Maya com Bahuan, que ele pensa ser de Raj.

Shankar (Lima Duarte)[editar | editar código-fonte]

Brâmane, ou seja, pertence à casta mais alta. É rico e adotou Bahuan, tornando-se seu mentor. Ele se desligará do mundo material no decorrer da trama. Sofre muito por seu filho adotivo, Bahuan, ser intocável e sofrer preconceito pelos indianos conservadores que ainda defendem o sistema de castas. Terá uma grande rivalidade com Opash por esse motivo, mas desconhece um grande segredo que o prende a Opash. Segue ferrenhamente o hinduísmo e passa pelas quatro etapas de vida pregadas nessa religião.

Manu Meetha (Osmar Prado)[editar | editar código-fonte]

Pai de Maya e de Komal e marido de Kochi, Manu é um comerciante esperto e muito dedicado à sua família, apesar de bastante severo em relação ao cumprimento dos costumes indianos. Por isso prometerá a filha a Raj e desprezará Bahuan, por quem a filha é totalmente apaixonada.

Indira Ananda (Eliane Giardini)[editar | editar código-fonte]

Indira é a esposa de Opash e sofre muito com o ciúme e a pressão que a sogra, Laksmi Ananda exerce sobre ela. Nunca pronuncia o nome do marido em sua presença e não se conformará quando os filhos permitirem que as esposas façam isso. É muito rígida com Surya e receberá muito bem Maya quando ela chega a sua casa.

Kochi Meetha (Nívea Maria)[editar | editar código-fonte]

Kochi é a esposa de Manu e mãe de Maya e Komal. Kochi é muito dedicada aos filhos e ao esposo, porém, tentará ajudar a filha de alguma maneira com seu relacionamento com o intocável Bahuan. Apesar de ter um casamento convencional, com um marido dominador, Kochi sempre consegue fazer o que quer.

Laksmi Ananda (Laura Cardoso)[editar | editar código-fonte]

Laksmi é cunhada de Karan e mãe de Opash, que ficou viúva quando ainda estava grávida. É a mulher mais velha da casa, portanto, todos devem respeito e obediência a ela. Rigorosa e tradicionalíssima, Laksmi procura seguir os costumes indianos à risca. Tem muito amor pelo filho e, por isso, sente muito ciúme de sua nora, Indira, mesmo esta sendo uma esposa muito dedicada à família. Critica muito Surya por ela não dar um filho homem para Amithab. Constantemente é chamada de Naja pelas costas, normalmente por Indira ou Surya. Foi apaixonada por Shankar no passado e esconde de todos, com a cumplicidade de Karan, um grande segredo: Shankar é o verdadeiro pai de Opash, seu maior rival.

Karan Ananda (Flávio Migliaccio)[editar | editar código-fonte]

Irmão do falecido marido de Laksmi e tio de Opash, é um simpático indiano que discorda totalmente do sobrinho que defende o sistema de castas. Apesar da idade, Karan acha que a modernização é inevitável, discordando do sobrinho e de seu filho, Amithab. É viúvo e não teve filhos. É cúmplice de Laksmi no segredo que ela esconde.

Amithab Ananda (Danton Mello)[editar | editar código-fonte]

Trabalha com o pai Opash na tradicional loja de tecidos da família e, assim como ele, é contra a modernização do estabelecimento. É apegado às tradições orientais, nunca foi trabalhar no Ocidente, como o irmão. Amithab é marido de Surya e tem uma filha com ela: Anusha.

Ravi Ananda (Caio Blat)[editar | editar código-fonte]

Ravi é o mais novo filho de Opash e Indira, perdendo apenas para a irmã caçula Chanti. Joga críquete, como quase todo indiano. Apesar da enorme pressão de seus pais não se casará com uma indiana, mas com uma brasileira: Camila, por quem se apaixona verdadeiramente. Tentará fazer com que a esposa se apegue aos costumes indianos.

Surya Ananda (Cleo Pires)[editar | editar código-fonte]

Surya é a esposa de Amithab e mãe de Anusha. É uma esposa dedicada à família e por isso, já ganhou a confiança da sogra Indira, porém, como a sogra, sofre preconceito de Laksmi por não conseguir dar ao marido um filho homem, o que lhe garantiria maiores privilégios na família. Sentirá muita inveja de Maya, por ela ter trago o herdeiro homem que a família tanto deseja, assim quer destruir a felicidade de Maya, Raj e Niraj. Perto da sogra ela se faz de santa, mas, na verdade, não é.

Gopal (André Gonçalves)[editar | editar código-fonte]

Gopal é um motorista indiano que mora em Dubai. É casado com Durga e sempre mostra a arquitetura moderna do local e as maiores gruas de construção do mundo para Raul e Yvone, que visitam o local como turistas.

Durga (Paula Pereira)[editar | editar código-fonte]

Durga é a esposa do indiano Gopal. Sempre ajuda o marido com o que pode. Trabalha como doméstica nas casas de Indira e Kochi, se tornando uma espécie de confidente das duas mulheres.

Komal Meetha (Ricardo Tozzi)[editar | editar código-fonte]

Filho de Kochi e Manu e irmão de Maya, Komal é casado com a bela Rani. Komal ajudará o pai, Manu a seguir com os negócios comerciais da família no Rajastão. Ele adora observar mulheres estrangeiras.

Sacerdote Pandit (José de Abreu)[editar | editar código-fonte]

Pandit é um sacerdote indiano chamado por famílias indianas para resolver conflitos e opinar em decisões mais importantes que acontecem no decorrer de suas vidas. É guardião das tradições e por isso, difere-se de Shankar, que tem uma visão mais humanista do hinduísmo. É casado com Nayana.

Nayana (Cláudia Lira)[editar | editar código-fonte]

Esposa do sacerdote Pandit. Nayana canta muito bem e é sempre chamada para participar das cerimônias religiosas que acontecem na vida dos indianos, por seu marido ser um sacerdote.

Rani Meetha (Brendha Haddad)[editar | editar código-fonte]

É a esposa de Komal Meetha, filho dos indianos Manu e Kochi Meetha. Rani é amiga de Maya e de Deva e, conseguirá ter um casamento feliz com o marido. Não ama Komal, apenas o admira, mas acredita que o amor nasce com o tempo. Tem muito ciúme de Deva, pois pensa que esta, está interessada em seu marido Komal.

Puja (Jandira Martini)[editar | editar código-fonte]

Puja é uma mulher que nasceu na casta dos intocáveis. Puja luta para que seu neto, Hari, tenha melhores condições de vida, diferente da vida que ela teve. Segue muito os conselhos e ensinamentos de Shankar.

Ramu (Márcio Vito)[editar | editar código-fonte]

Ramu é filho de Puja e pai de Hari. Ramu também é intocável e trabalha para a família de Opash, que é um ferrenho defensor do sistema de castas.

Deva (Cacau Mello)[editar | editar código-fonte]

Deva é a melhor amiga de Maya Meetha. É confidente da amiga. Deva, assim como Maya, trabalha como funcionária numa central de telemarketing no Rajastão junto com a melhor amiga. Sonha em se casar e às vezes acha que nunca irá conseguir. Publica o que é visto no Brasil por seu amigo Radesh, que lá mora.

Shanti Ananda (Carolina Oliveira)[editar | editar código-fonte]

Shanti é a filha mais nova de Indira e Opash Ananda. É uma adolescente que está sendo preparada para se casar e fazer bonito na convivência com a família do futuro marido. Adora estudar e mexer na internet. Laksmi diz que ela não será boa mulher porque se preocupa demais com os estudos. Vai muito à lan house, e, depois de ser proibida de voltar lá por seu irmão Amithab, passa a ir as escondidas se encontrar com um amigo. Após ser flagrada novamente na lan house, desta vez num boxe privativo com um amigo, Pandit aconselha a casá-la. Chanti não quer casar, então é aconselhada por seu "Amigo" a procurar o sacerdote Shankar, para saber o que fazer para não casar. Esta também leva Ravi (por seu amor por Camila).Ela e Camila tem uma relação muito forte de amizade.

Anusha Ananda (Karina Ferrari)[editar | editar código-fonte]

Anusha é uma menina de casta, bonitinha e filha de Surya e Amitab Ananda. Seu avô Opash é um comerciante muito rico. Ela vive com todos os Ananda em uma mansão típica da Índia. É muito esperta e conhece muitos dos ensinamentos indianos por conviver muito com sua família. Dança muito bem. Dança o dia inteiro e segue os ensinamentos de sua bisavó, Laksmi.

Hari (Cadu Paschoal)[editar | editar código-fonte]

Hari é um dalit neto de Puja e filho de Ramu. Hari sofre porque nasceu intocável. Puja tentará fazer com que o neto não sofra, como aconteceu em sua vida. É muito esperto, mas sofre preconceito por ser intocável. É apaixonado por Anusha Ananda, uma menina de casta, filha de Surya e Amithab, neta de Opash.

Lalit (Laura Barreto)[editar | editar código-fonte]

Lalit é uma menina Indiana muito simpática, que tem apenas sete anos. É filha de Durga e Gopal, que são de uma casta de trabalhadores. Dança muito bem com sua melhor amiga Anusha. Seu pai trabalha como motorista em Dubai para conseguir pagar seu dote quando casar-se, e sua mãe, trabalha na casa de Indira e Opash.

Núcleo brasileiro[editar | editar código-fonte]

Raul Cadore (Alexandre Borges)[editar | editar código-fonte]

Filho de Cadore, gerencia a empresa da família com o irmão, Ramiro, com quem vive brigando sempre. O casamento com Sílvia não vai bem e os dois passam a brigar ainda mais quando eles se envolvem com a psicopata Yvone. Raul tem como braço direito o sedutor Murilo.

Sílvia Cadore (Débora Bloch)[editar | editar código-fonte]

Sílvia vê seu mundo desabar quando sabe que o marido a trai com sua melhor amiga, Yvone e, então, precisa reaprender a viver sozinha depois de anos dedicada à família e ao casamento. Seu padrão de vida também mudará, o que irritará muito sua filha, Júlia.

Yvone Magalhães (Letícia Sabatella)[editar | editar código-fonte]

Bela e super sedutora, é uma grande psicopata. Parece generosa e muito bondosa, mas passa por cima de qualquer um para atingir seus objetivos. Yvone trai sua amiga de infância, Sílvia, com seu marido Raul Cadore, virando totalmente a cabeça dela para baixo.

Melissa Cadore (Christiane Torloni)[editar | editar código-fonte]

Esposa de Ramiro, vive preocupada com tudo o que diz respeito à beleza exterior e à juventude. Tem horror à velhice e é extremamente vaidosa. Não se dá bem com a filha Inês e deixa claro que prefere o filho Tarso, dono de uma beleza incomparável. É muito ciumenta em relação ao marido, Ramiro. Com a doença de seu filho, a esquizofrenia, se humanizará um pouco.

Ramiro Cadore (Humberto Martins)[editar | editar código-fonte]

Manipulador, tem pavor de fracassados. Por isso, exige que o filho tenha pulso firme e comece a trabalhar cedo assim como ele fez. Gerencia a empresa da família juntamente com o irmão, com quem vive às turras. Ramiro não compreende os filhos Inês e Tarso, mas sempre dá muita atenção aos dois quando necessitam. Ramiro tem como braço direito a advogada Gabriela.

Tarso Cadore (Bruno Gagliasso)[editar | editar código-fonte]

Jovem sensível e repleto de aptidões artísticas, Tarso sente-se pressionado pelo tamanho da expectativa que pesa sobre ele. A mãe o idolatra, diferentemente de sua irmã, Inês, e supõe que deva conquistar todas as mulheres; o pai o quer mais ambicioso e não "molenga", como o próprio diz. A pressão sobre ele é tanta, que ele se deprime e acaba desenvolvendo uma doença mental, se tornando um esquizofrênico.

Seu Cadore (Elias Gleizer)[editar | editar código-fonte]

Cadore fundou as empresas Cadore e tem dois filhos: Raul e Ramiro. Os dois dividem a gerência da empresa, mas não se entendem mais, o que gera um mal-estar nele. Desvalorizado pelos filhos, tudo o que ele gostaria era de ser mais reconhecido e que Raul e Ramiro se entendessem. Esperto, será um dos primeiros a perceber os problemas apresentados pelo neto Tarso e a desconfiar do caráter de Yvone. Cadore é apaixonado por Cidinha e é muito amigo do Dr. Castanho, que cuida de pessoas com problemas mentais, além de viver implicando com Ondina, a empregada da casa.

Chiara (Vera Fischer)[editar | editar código-fonte]

Chiara é uma mulher fascinada com a beleza exterior e também com a interior. Terá um caso com Murilo, que trabalha na empresa dos Cadore. Fará sociedade com Ilana e abrirá uma clínica de estética. É muito amiga de Duda. Ciumenta, busca constantemente um novo amor, lê diversos livros de autoajuda, aplicando sempre, inadequadamente, o que aprende neles.

Duda (Maria Eduarda de Moraes) (Tânia Khallil)[editar | editar código-fonte]

Duda é amiga de Chiara e ama verdadeiramente Raj, tanto que ele a pede em casamento. Mas o casamento será desfeito antes mesmo de começar, pois, Raj foi prometido em casamento a Maya pelo pai Opash Ananda, que também é contra aos casamentos com ocidentais. Vende casa, carro, sem imaginar as surpresas futuras. E ainda ficará grávida de um filho de Raj. Ela será mãe do desejado neto homem da família de Raj.

Lucas (Murilo Rosa)[editar | editar código-fonte]

Lucas é médico e vai operar Antonio Niraj que precisará ser operado mais Duda não deixará. ai nascerá uma amizade, ou um possível relacionamento.

Dr. Castanho (Stênio Garcia)[editar | editar código-fonte]

Psiquiatra renomado, sabe falar a linguagem de seus pacientes, que na maioria das vezes, são esquizofrênicos. Excêntrico, é também cheio de manias. Irá se envolver com a ambiciosa Suellen, que deseja entrar no Big Brother Brasil um dia e se tornar famosa.

Cidinha (Eva Todor)[editar | editar código-fonte]

Cidinha é uma funcionária dedicada do Dr. Castanho. Ajudará o médico com seus pacientes esquizofrênicos. Tem inveja de Suellen, porque sempre foi apaixonada pelo Dr. Castanho. Já namorou na infância e adolescência o senhor Cadore, por quem tem um grande carinho.

Aída Motta (Totia Meirelles)[editar | editar código-fonte]

Aída foi à primeira mulher do empresário César Gallo, com quem teve duas filhas: Camila e Leinha. Psicóloga, enfrenta problemas comuns à classe média brasileira, como as dificuldades com saúde e moradia. Trabalha junto com o Dr. Castanho.

Ilana Gallo Goulart (Ana Beatriz Nogueira)[editar | editar código-fonte]

Esposa de César Gallo e mãe de Zeca, vive com os dois em uma bela casa e acredita que quem tem dinheiro, tem absolutamente tudo na vida. É ativa, esperta e prática na vida e, abrirá um centro de estética com a amiga Chiara.

César Gallo Goulart (Antônio Calloni)[editar | editar código-fonte]

O poderoso e rico empresário César Gallo é casado com uma mulher fútil Ilana e tem duas filhas com sua ex-mulher: Camila e Léinha e um filho com a atual: Zeca. Seu filho é um vândalo, mas, ele e sua esposa não tomam as devidas providências e mimam demais o garoto, deixando-o pior do que este já é. César também trabalha na empresa dos Cadore e acredita sempre no jeitinho brasileiro, também conhecido como Lei de Gérson, para se safar de qualquer situação.

Tônia (Marjorie Estiano)[editar | editar código-fonte]

Dedicada e romântica estudante de medicina e irmã de Murilo, vai namorar Tarso e enfrentar constantemente as reclamações de Melissa, que não a considera à altura do filho, por ter hipermetropia e não ser tão vaidosa quanto ela.

Camila Motta Goulart Ananda (Ísis Valverde)[editar | editar código-fonte]

Camila é filha da médica Aída e do empresário César Gallo. No decorrer da trama conhece o indiano Ravi Ananda pela Internet e os dois se apaixonam. Depois de se casar com ele, vai morar do outro lado do mundo, enfrentando as dificuldades de adaptação a uma cultura totalmente diferente, que depois se vai adaptando á vida indiana.

José Carlos Gallo Goulart (Zeca) (Duda Nagle)[editar | editar código-fonte]

José Carlos Gallo Goulart mais conhecido como Zeca,é um adolescente imaturo, sempre foi mimado pelos pais Ilana e César. Agredirá sua professora e, também, se tornará um vândalo juntamente com sua gangue que assombra a cidade. Sempre se mete em frias depois, mas, porque seu pai é rico e o mima, nunca é punido devidamente como merece.

Murilo (Caco Ciocler)[editar | editar código-fonte]

Murilo é o braço direito de Raul na empresa dos Cadore. E, isso gera um aborrecimento tremendo em Ramiro. Murilo é mulherengo e é irmão da estudante de medicina Tônia. Murilo tenta dar em cima de todas as funcionárias da empresa, gerando um grande descontentamento na secretária Wal. Murilo se envolverá com Chiara e com a Dra. Gabriela. Foi apaixonado por Silvia, mulher de seu melhor amigo Raul Cadore.

Dona Ashima (Mara Manzan)[editar | editar código-fonte]

Dona Ashima é proprietária de um bar no Brasil. É indiana de nascença e viúva. Saiu da Índia para ganhar a vida no Brasil, abrindo este bar no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Tem dois filhos: Indra, seu primogênito e a filha Malika. Do mesmo jeito, tenta manter as tradições indianas no Brasil e faz o que pode para passar os valores morais para os filhos, mesmo em terra estrangeira. Seu grande sonho é mandar o filho Indra estudar nos Estados Unidos e depois casá-lo com uma indiana de mesma casta que ele.

Suellen (Juliana Alves)[editar | editar código-fonte]

Adora dançar e, com isso, faz com que o namorado Castanho comece a aprender a dançar. Suellen deseja ser famosa, e, com isso, sempre se inscreve no Big Brother Brasil, a fim de seu sonho se tornar realidade. Por enquanto, trabalha como garçonete no restaurante de Dona Ashima.

Inês Cadore (Maria Maya)[editar | editar código-fonte]

É filha rebelde de Melissa e Ramiro, e bastante diferente de seu irmão Tarso. Ao decorrer da novela ela vai se mostrando a melhor amiga de Tarso, o ajudando a enfrentar a esquizofrenia. Melissa, sua mãe, não gosta muito dela e sempre pega em seu pé, a chamando de "Alien" e de "Mortícia" pelo seu estilo gótico.

Dayse (Betty Gofman)[editar | editar código-fonte]

Dayse é uma brasileira que foi para a Índia em uma viagem. É uma turista alucinada com a Índia e seus encantos, até ser enganada por um guru. Dayse voltará para o Brasil e dividirá um apartamento com a amiga Berê. Sempre está encontrando o maior sentido para sua vida.

Wal (Rosane Gofman)[editar | editar código-fonte]

Wal é a secretária de Ramiro Cadore e, portanto trabalha na empresa dos Cadore. Wal é muito fofoqueira e adora Internet. É apaixonada secretamente pelo patrão, Ramiro. Tem um avatar sensual em programas do gênero Second Life. No espaço virtual, busca as emoções que a vida real não lhe proporciona. É muito amiga de Eliseu e sente muito ciúme de Melissa e de Gabi.

Gaby (Ana Furtado)[editar | editar código-fonte]

Gaby, ou Gabriella, é uma competentíssima advogada. Trabalha para a empresa dos Cadore, assim como Murilo, e principalmente para Ramiro Cadore. Gaby se envolverá com o sedutor Murilo.

Norma "Norminha" (Dira Paes)[editar | editar código-fonte]

Esposa do guarda de trânsito Abel, adora uma intriga, se tornando uma fofoqueira do bairro onde mora. Ansiosa, ouve tudo pela metade, porque, logo no início da narrativa, imagina o que pode ocorrer se alguém descobrir tais histórias. Embora pose de moralista, dará em cima do adolescente Indra, seu vizinho. Nisso Suellen, que não gosta muito de Norminha, desconfia desta história,e fica provocando a rival. Norminha gera muita polêmica, pois arma muito barraco, e anda com roupas extravagantes.

Dario (Victor Fasano)[editar | editar código-fonte]

Dario é outro advogado da empresa dos Cadore. É elegante e muito sedutor e, com isso, seduz Camila, mas a rejeita. Porém, Dario se apaixonará pela médica Ciça e dançará numa boate com ela enquanto Camila liga para ele. Construiu uma relação aberta de amizade com Ramiro. Terá um relacionamento com Aída, a mãe de Camila.

Ciça (Aninha Lima)[editar | editar código-fonte]

Ciça é uma conceituada médica terapeuta que trabalha com o Dr. Castanho. Terá um grande envolvimento com Dário, um advogado da empresa dos Cadore. Ciça trabalha com problemas de pessoas esquizofrênicas. Mora no mesmo prédio que Wal e Murilo e está sempre com eles. É através deles que conhece Dário.

Cema (Neusa Borges)[editar | editar código-fonte]

Cema é uma mulher batalhadora e mãe de dois filhos: Maico e Ademir. Cema não tem muitos recursos financeiros e procura a ajuda de Castanho para tratar a doença do filho Ademir. Cema foi largada pelo marido quando Ademir, seu filho mais velho, começou a apresentar alguns sintomas de sua doença.

Ademir (Sidney Santiago)[editar | editar código-fonte]

Ademir é irmão mais velho de Maico e filho de Cema. Não possui muitos recursos financeiros. Tem problemas esquizofrênicos e, por isso é ajudado por Castanho. Ademir tentará se recuperar e mostrar à sociedade que pode ser igual a todas as pessoas.

Maico (Mussunzinho)[editar | editar código-fonte]

Maico é um menino filho de Cema e irmão e Ademir. É muito estudioso, sempre com os livros na mão. Sente vergonha do irmão por sua doença e tem raiva do pai por tê-los abandonado. É muito responsável e teme ser rejeitado pelos demais estudantes. Rejeição essa é sentida duramente por ele e pelos professores, que tentam auxiliá-lo.

Abel (Anderson Müller)[editar | editar código-fonte]

Abel é marido de Norminha e tem um casamento feliz com a atraente esposa. Abel é guarda de trânsito e sempre multa alguém para poder controlar a ordem no bairro e na cidade, por ser muito severo. Querido por toda a vizinhança, e só se deixa dobrar pela esposa Norma. Completamente apaixonado, passa, inclusive, por cima de suas mentiras e armações.

Berê (Sílvia Buarque)[editar | editar código-fonte]

Berê é uma professora realista, de pé no chão e bem diferente da melhor amiga, Dayse, com quem divide o apartamento. Berê será violentada por seu aluno, Zeca. Além de enfrentar problemas com alunos e pais de alunos, também enfrentará problemas com a amiga quando sua casa virar uma espécie de templo dedicado ao hinduísmo, ao que Dayse se apega.

Ruth (Cissa Guimarães)[editar | editar código-fonte]

Ruth é a diretora da escola onde trabalha Berê. Enfrentará problemas com os alunos e também com os pais dos alunos, principalmente, com Zeca, um vândalo filho de César e Ilana que não enxergam a verdade do filho.

Profeta Gentileza (Paulo José)[editar | editar código-fonte]

Gentileza é um profeta que vive espalhando mensagens de paz e de amor pelo Rio de Janeiro. A mais famosa delas é a frase: "Gentileza gera Gentileza", pregada ferrenhamente pelo profeta em sua missão de espalhar a paz.

Indra (André Arteche)[editar | editar código-fonte]

Indra é o filho primogênito de Dona Ashima, que veio para o Brasil trabalhar por melhores condições de vida. Indra adora computadores e, principalmente blogs de assuntos diversos; tanto, que cria seu próprio blog e recebe uma boa quantidade de visitantes nele. No início, publica vários vídeos com a mãe ensinando diversas receitas indianas, se tornando um verdadeiro sucesso. É irmão mais velho de Malika, que pega o irmão como seu exemplo diário.

Leinha (Léa Motta Goulart) (Júlia Almeida)[editar | editar código-fonte]

Léinha é uma competente jornalista, filha do empresário César Gallo e da médica psiquiatra Dra. Aída Motta. É muito amiga de sua irmã Camila e será contra sua viagem para a Índia, alegando junto com a mãe que enfrentará muitos problemas. Tem o pé no chão. Vive, inclusive, em guerra com a madrasta Ilana e percebe que ela manipula seu pai, César, para não pagar os cursos de cinema que tanto quer fazer no exterior.

Radesh (Marcius Melhem)[editar | editar código-fonte]

Radesh é um indiano que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor. Abre uma loja na Lapa e tenta implantar ali vários serviços oferecidos nas ruas da Índia, como banhos por 10 reais e trabalhos de costura, sem saber desempenhar bem nenhum deles.

Malika (Nahuana Costa)[editar | editar código-fonte]

Malika é a filha mais nova de Dona Ashima e irmã de Indra. Vive em uma família feliz e acompanha o esforço da mãe para trazer seus costumes para o filho. Ficará dividida entre os ensinamentos da mãe e os do Brasil.

Júlia Cadore (Vitória Frate)[editar | editar código-fonte]

Júlia é filha de Sílvia e de Raul Cadore. A jovem é muito próxima de seu avô, o Sr. Cadore, que se sente muito excluído por sua família - o que é muito diferente da Índia. Tem dificuldades para aceitar a nova situação financeira da família.

Ondina (Luci Pereira)[editar | editar código-fonte]

Empregada de Sílvia e Raul, adora ouvir as conversas do Sr. Cadore.

Eliseu (Darlan Cunha)[editar | editar código-fonte]

Eliseu é o office boy da empresa Cadore e muito amigo de Wal. Sofrerá um ato de vandalismo de Zeca e sua "gangue". Eliseu se diverte com as excentricidades de Wal, que adora Internet.porco aranha

Beca (Java Mayan)[editar | editar código-fonte]

Julia pretende se vingar de seu tio Ramiro e procura Beca para ajudá-la a fazer sua vingança.

Gilda (Milena Toscano)[editar | editar código-fonte]

Gilda vai viver em conflito com Melissa Cadore, mãe do jovem rapaz Tarso Cadore que, por ciúmes, afasta todas as mulheres que se aproximam do filho. Tarso ficará esquizofrênico e, então Gilda terá preconceito do namorado pela doença que este tem, sumindo de sua vida para sempre e deixando um espaço para que Tônia comece a namorar o rapaz.

Referências