Lista de prêmios e indicações recebidos por Lucero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lista de prêmios e indicações de Lucero
Lucero Hogaza Leon.jpg
Prêmios vencidos 103
Indicações 145
Referências e notas de rodapé

Lucero é uma atriz, cantora, apresentadora e compositora mexicana. Como cantora, a artista já lançou 23 álbuns de estúdio e como atriz, atuou em nove novelas e em sete filmes. Durante sua carreira, a artista já vendeu mais de 27 milhões de discos e ganhou vários prêmios.[1] Até hoje é considerada a artista mexicana que mais ganhou Prêmio TVyNovelas, seja como atriz e cantora, incluindo três prêmios honorários.[2]

Em 1982, Lucero participou do programa infantil Chiquilladas, em que dividiu a apresentação com outros astros mirins mexicanos da época. O programa fez sucesso entre o público infantil da época e a artista acabou sendo indicada pela primeira vez ao Prêmio El Heraldo e vencendo pela categoria "Melhor Atriz Infantil". A estréia de Lucero na teledramaturgia mexicana, foi em Chispita (1982), em que interpretou a órfã Isabel. A forte atuação de Lucero foi o destaque da trama, levando a artista ser indicada pela primeira vez ao Prêmio TVyNovelas no ano seguinte. A artista venceu pela categoria "Melhor Atuação Infantil". Também por Chispita, Lucero venceu pela primeira vez o Calendário Azteca de Oro na categoria "Melhor Revelação do Ano".

Em 1984, Lucero lançou seu segundo álbum de estúdio, Con Tan Pocos Años (1985). O álbum foi um sucesso no México, vendendo ao total 200 mil cópias. O álbum fez com que Lucero vencesse pela categoria "Melhor Cantora" do prêmio El Heraldo e fosse indicada ao TVyNovelas pela mesma categoria, perdendo para o cantor Emmanuel. Em 1985, Lucero protagoniza seu terceiro filme, Fiebre de Amor, ao lado do cantor Luis Miguel. Por sua atuação, Lucero venceu o Prêmio Diosa de Plata na categoria "Melhor Revelação Feminina". Em 1988, Lucero lança seu nono álbum de estúdio, Lucerito. O álbum continha canções que fez grande sucesso como "Tu Amiga Fiel" e "Vete Con Ella". Por conta desta última, Lucero ganhou na categoria "Melhor Cantora" do Prêmio Los 15 Grandes de Siempre en Domingo. Em 1989, também pelo mesmo álbum, Lucero ganhou o Prêmio Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo na categoria "Melhor Cantora" e o Prêmio Aplauso de "Melhor Revelação – Cantora Juvenil".

Em 1989, Lucero lança Cuéntame, seu décimo álbum de estúdio. Cuéntame obteve 800 mil cópias vendidas no México conquistando o disco de platina. Seu single principal, "Cuéntame", foi incluído na lista de "As 100 Melhores Músicas em Espanhol dos Anos 80" da VH1. Em 1990, o álbum fez com que Lucero ganhasse o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Cantora Juvenil", o Prêmio Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo e o El Heraldo na categoria "Melhor Cantora". No mesmo ano, Lucero ganhou um Prêmio TVyNovelas especial na categoria "Melhor Penteado Feminino". Ainda em 1989, Lucero protagonizou sua segunda novela, Cuándo Llega el Amor ao lado de Omar Fierro. Por sua atuação na trama, Lucero ganhou o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atriz Juvenil".

Em 1990, lançou seu primeiro álbum com músicas do gênero mariachi, Con mi Sentimiento. O álbum obteve 500 mil cópias vendidas conquistando o disco duplo de platina no México. No ano seguinte, Lucero foi indicada pelo álbum ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Cantora Juvenil", mas perdeu para Alejandra Gúzman com seu álbum Eternamiente Bella (1990). Também pelo álbum, Lucero ganhou o Prêmio Galardón a los Grandes, Prêmio El Heraldo, o Prêmio Bravo, o Prêmio Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo e o Prêmio Aplauso na categoria "Melhor Cantora".

Em 1991, Lucero lançou o álbum Sólo Pienso en Tí, que obteve 300 mil cópias vendidas conquistando o disco de platina no México. No ano seguinte, Lucero venceu pelo álbum os prêmios Aplauso, Bravo, Antena, El Heraldo e Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo na categoria "Melhor Cantora" e o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Cantora Juvenil". No mesmo ano, Lucero ganhou mais um Prêmio TVyNovelas especial de "As Pernas Mais Bonitas do Meio Artístico".

Em 1992, Lucero lançou seu segundo álbum do gênero mariachi, Lucero de México. O álbum é considerado o mais vendido de toda a carreira musical de Lucero, com 2 milhões de cópias somente no México, conquistando o disco duplo de platina. Em outros países como Panamá, Chile, Lucero conquistou o disco de ouro. Lucero de México fez com que Lucero conquistasse o Prêmio El Heraldo, o Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo e Antena de "Melhor Cantora". Ela também foi indicada ao Prêmio Lo Nuestro na categoria "Artista Feminina do Ano: Regional Mexicano", perdendo para a cantora Selena com seu álbum Entre a mi Mundo, e ao Prêmio TVyNovelas de "Melhor Cantora", perdendo para Thalía por seu álbum Love. Por outro lado, ganhou na categoria "Melhor Cantora de Ranchero". No mesmo ano, Lucero participa pela primeira vez do Festival de Viña del Mar no Chile e ganha o título de Rainha do Festival e a medalha Gaviota, e também participa do Festival AcaFest, em que ganha também uma medalha.

Em 1993, Lucero lança seu álbum homônimo, obtendo 700 mil cópias vedidas e conquistando o disco de platina no México. O álbum Lucero foi indicado ao Prêmio Eres na categoria "Melhor Álbum", mas perdeu para Aries do cantor Luis Miguel e Lucero venceu o mesmo prêmio na categoria "Melhor Cantora". Lucero foi indicada ao Prêmio Lo Nuestro na categoria "Artista Feminina do Ano: Pop", porém perdeu para Gloria Estefan e seu álbum Mi Tierra. Também pelo álbum Lucero, a artista ganhou o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Cantora". No mesmo ano, Lucero volta a televisão protagonizando a novela Los Parientes Pobres, ao lado de Ernesto Laguardia. Lucero também venceu prêmios por sua atuação na trama, como o Prêmio ACCA na categoria "Melhor Atriz" e o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atriz Juvenil". A canção-tema da trama também levou Lucero a ganhar o Prêmio Eres e ser indicada ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Canção-Tema". Ainda em 1995, Lucero participa pela segunda vez do Festival AcaFest e ganha novamente uma medalha.

Em 1994, Lucero lançou seu terceiro álbum com canções do gênero mariachi, ¡Cariño de mis Cariños!. O álbum vendeu aproximadamento 400 mil cópias rendendo o disco de platina no México. O álbum ganhou o Prêmio Furia Musical na categoria "Melhor Álbum Ranchero" e rendeu a Lucero os prêmios Diosa de Plata, El Heraldo, Eres e o TVyNovelas na categoria "Melhor Cantora" e o Furia Musical na categoria "Melhor Cantora de Música Ranchera".

Em 1995, Lucero lança o álbum Siempre Contigo, que obteve 500 mil cópias vendidas e conquistou o disco de platina e ouro no México. Siempre Contigo rendeu a Lucero os prêmios El Heraldo, Eres e TVyNovelas de "Melhor Cantora" e uma indicação ao Prêmio Lo Nuestro na categoria "Artista Feminina do Ano: Pop", perdendo para Gloria Estefan e seu álbum Abriendo Puertas. O vídeoclipe da canção "Palabras" do álbum foi também indicado ao Prêmio Lo Nuestro na categoria "Vídeo do Ano", mas perdeu para "Te Extraño, Te Olvido, Te Amo" do cantor Ricky Martin. No mesmo ano, Lucero protagoniza a novela Lazor de Amor, interpretando as trigêmeas María Fernanda, María Guadalupe e María Paula. É considerada por muitos, uma das melhores novelas protagonizadas por Lucero, além de Chispita. A artista interpretou ao mesmo tempo a heroína, a antagonista e a coadjuvante da trama. Por sua interpretação, Lucero ganhou os prêmios Latin ACE Award, AIPE Latin Golden Award, Diosa de Plata, El Heraldo, Eres e o TVyNovelas de "Melhor Atriz". A canção-tema da trama interpretada pela artista, foi indicada ao Prêmio TVyNovelas de "Melhor Canção-Tema", perdendo para a canção "Tengo Todo Contigo" de Alberto Ángel. Ainda em 1995, Lucero ganha seu espaço no Paseo de las Luminárias, no México, e ganha o prêmio Eres de "Melhor Trajetória", por seus quinze anos de carreira.

Em 1997, Lucero lança seu 13º álbum, Piel de Ángel. O álbum obteve 500 mil cópias vendidas dando a Lucero, o disco de ouro no México. O álbum rendeu também a Lucero os prêmios El Heraldo, AIPE Latin Golden Award e o TVyNovelas de "Melhor Cantora", assim como uma indicação ao Prêmio Lo Nuestro na categoria "Artista Feminina do Ano: Pop", perdendo para Thalía por seu álbum Amor a la Mexicana. No mesmo ano, Lucero é escolhida para ser madrinha e apresentadora oficial do Teleton México. O empenho da artista como apresentadora do especial, fez com que conquistasse os prêmios Calendário Azteca de Oro, El Heraldo, AIPE Latin Golden Award e o TVyNovelas na categoria "Melhor Apresentadora". Também em 1997, Lucero participa novamente do Festival AcaFest em que ganha sua terceira medalha.

Em 1998, Lucero lança seu quarto álbum de música mariachi, Cerca de Ti. O álbum vendeu aproximadamente 600 mil cópias, rendendo a artista o disco duplo de platina no México, assim sendo o último álbum da artista a obter vendas expressivas no país. Cerca de Ti rendeu a Lucero pela primeira vez o Billboard Awards na categoria "Melhor Álbum de Ranchera". Também rendeu a artista o Prêmio Galardón a los Grandes de "Melhor Cantora".

1999 é outro ano bastante representativo para Lucero, pois se comemora vinte anos de sua carreira. Além de Lucero ter feito e gravado uma apresentação na Plaza de Toros para o álbum Un Lucero en la México, a artista também foi lembrada por sua trajetória, sendo homenageada nos prêmios Lo Nuestro, Palma de Oro, TVyNovelas e no programa Al Fin de Semana.

Em 2000, Lucero volta a televisão protagonizando a novela Mi Destino Eres Tú, ao lado de Jorge Salinas e Jaime Camil. Sua atuação na novela rendeu o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atriz" e uma indicação na categoria "Melhor Beijo", junto com Jorge Salinas. Em 2001, Lucero participa pela terceira vez do Festival de Viña del Mar e ganha a Gaviota de Plata.

Em 2002, Lucero lança seu quinto álbum de mariachi, Un Nuevo Amor. Obteve 80 mil cópias vendidas no México. O álbum rendeu a Lucero uma indicação ao Prêmio Lunas del Auditório na categoria "Melhor Balada", perdendo para a cantora Rosana Arbelo por seu álbum Marca Registrada. No mesmo ano, Lucero é homenageada pelo Conselho de Comércio dos EUA e México e premiada com o Double Eagle Leadership Award.

Em 2003, Lucero é escolhida para protagonizar o grande musical Regina. A peça rendeu cem apresentações no México e a atuação de Lucero foi bastante aclamada, levando receber um Prêmio TVyNovelas especial.

Em 2004, Lucero lança seu sexto álbum de mariachi e o primeiro da gravadora EMI Music, Cuándo Sale un Lucero. O álbum obteve 50 mil cópias vendidas conquistando o disco de ouro no México. Lucero conquistou pelo álbum, o Prêmio Orgullosamente Latino na categoria "Melhor Álbum Latino". No mesmo ano, a artista participou do filme Zapata: El Sueño del Héroe e foi indicada juntamente com o ator e cantor Alejandro Fernández ao MTV Movie Awards México na categoria "Sexo Mais Bizarro", perdendo para Jacqueline Voltaire e Silverio Palacios pelo filme Matando Cabos

Em 2005, Lucero protagonizou a novela Alborada ao lado do ator Fernando Colunga. A trama se converte em mais um sucesso na carreira de Lucero e a artista por sua atuação, ganha o Prêmio TVyNovelas, o Palmas de Oro e o Prêmio Bravo de "Melhor Atriz". No mesmo ano, Lucero é homenageada também pelo Prêmio TVyNovelas por seus 25 anos de carreira.

Em 2006, Lucero lança seu 18º álbum de estúdio, Quiéreme Tal Como Soy, que é um tributo ao músico Rafael Pérez Botija. O álbum obteve 70 mil cópias vendidas conquistando o disco de ouro no México. O álbum recebeu as indicações de "Melhor Álbum Latino" e "Melhor Cantora Latina" para Lucero, mas perdeu para o álbum Celestial da banda RBD e para a cantora Olga Tañón por seu álbum Soy Como Tú, respectivamente. No mesmo ano, Lucero é escolhida juntamente com Saúl Lisazo, Fernando Arau, Maria Elena Salinas, Jessi Losada e Cristina Saralegui para ganhar o Emmy Award por sua influência e contribuição para a televisão hispânica. A artista também é homenageada por sua trajetória pela Associação Nacional de Atores do México, em que ganha a medalha de prata.

Em 2008, Lucero protagoniza a novela Mañana Es Para Siempre ao lado de Fernando Colunga e Silvia Navarro, interpretando pela primeira vez uma antagonista. Seu papel de vilã rendeu o Prêmio People en Español na categoria de "Melhor Vilã", o Latin ACE Award de "Melhor Atriz Coadjuvante" e a indicação ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atriz", perdendo para Itatí Cantoral pela novela Hasta que el Dinero nos Separe. Em 2009, Lucero apresentou pela terceira vez os Latin Grammy Awards, juntamente com o ator mexicano Eugenio Derbez. A dupla ganhou o Prêmio People en Español na categoria "Melhores Apresentadores".

Em 2010, Lucero lançou seu 19º álbum de estúdio, Indispensable. O álbum obteve aproximadamente 40 mil cópias no México e obteve destaque também nos EUA. Indispensable foi indicado ao Prêmio People en Español na categoria "Melhor Cantor(a) ou Grupo Pop", perdendo para Anahí e Christian Chávez, e o vídeo clipe de uma das canções do álbum, "Esta Vez la Primera Soy Yo", foi também indicado na categoria "Vídeo do Ano", perdendo para "Libertad" de Anahí e Christian Chávez. Outra canção do álbum, "Dueña de tu Amor", também recebeu duas indicações, nas categorias "Retorno do Ano" e "Canção do Ano", perdendo para "Me Enamoré de Tí" de Chayanne e "Waka Waka" de Shakira, respectivamente, além de vencer o ASCAP Latin Music Award na categoria "Melhor Canção – Televisão". No mesmo ano, a artista novamente apresentou ao lado de Eugenio Derbez os Latin Grammy Awards, e rendeu mais um Prêmio People en Español na categoria "Melhores Apresentadores". Também em 2010, Lucero protagonizou a novela Soy tu Dueña ao lado de Fernando Colunga. Sua atuação rendeu o Latin ACE Award de "Melhor Atriz", uma indicação ao Prêmio TVyNovelas pela mesma categoria, perdendo para Angelique Boyer por Teresa, ao Prêmio People en Español pela mesma categoria e por "Melhor Casal" juntamente con Fernando Colunga, perdendo para Itatí Cantoral por Hasta que el Dinero nos Separe e também por Cantoral e Pedro Fernández pela mesma novela, respectivamente, e ao Prêmio Juventud pelas categorias "Garota Que Rouba a Cena", perdendo para Maite Perroni por Triunfo del Amor e "Melhor Tema Noveleiro", juntamente com Joan Sebastian pela canção-tema da trama "Golondrinas Viajeras", perdendo para "El" de Jenni Rivera. Em 2016, Lucero ganhou o Prêmio Melhores do Ano de Minha Novela na categoria "Melhor Astro Estrangeiro", por conta da exibição da novela no Brasil. Em 2011, Lucero recebeu das mãos de Fernando Colunga, o Prêmio Oye! honorário pelos trinta anos de trajetória e também é homenageada pelo Prêmio Lo Nuestro.

Em 2012, Lucero lançou em parceria com Joan Sebastian, o álbum ranchero Un Lu*Jo. O álbum levou três indicações ao Billboard Latin Music Awards nas categorias "Melhor Artista do Ano" para Lucero, perdendo para Jenni Rivera, "Melhor Cantor(a) de Mariachi/Ranchera do Ano" para Lucero e Joan Sebastian, perdendo para este por seu outro álbum 13 Celebrando el 13 e "Melhor Álbum de Mariachi/Ranchera do Ano", perdendo novamente para Sebastian por 13 Celebrando el 13. No mesmo ano, Lucero protagonizou a novela Por Ella... Soy Eva, ao lado de Jaime Camil. A trama rendeu a Lucero o Prêmio People en Español nas categorias "Estrela do Ano" e "Melhor Atriz", e uma indicação na categoria "Casal do Ano", juntamente com Jaime Camil, perdendo para Ana Brenda Contreras e Jorge Salinas pela novela La Que No Podía Amar. Lucero também recebeu uma indicação ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atriz", perdendo para Victoria Ruffo por Corona de Lágrimas, quatro indicações ao Prêmio Los Favoritos del Público nas categorias "Atriz Favorita", perdendo para Livia Brito pela trama Abismo de Pasión, "Beijo Favorito", "Bofetada Favorita" e "Casal do Ano" juntamente com Jaime Camil, e uma indicação ao Prêmio Juventud, na categoria "Garota Que Rouba a Cena", perdendo para Blanca Soto por Porque el Amor Manda.

Em 2013, Lucero é homenageada pelo Prêmio TVyNovelas por sua trajetória nas novelas, e pelo Hispanic Heritage Awards. No ano seguinte, Lucero lança seu 22º álbum de estúdio, Aquí Estoy, que é um tributo a cantora mexicana Ana Gabriel. O álbum foi indicado ao Billboard Latin Music Awards na categoria "Artista Feminino do Ano: Top Álbum Latino", porém perdeu para Jenni Rivera por seu álbum Joyas Prestadas: Pop. No mesmo ano, é indicada ao Prêmio People en Español na categoria "Melhor Apresentadora", por conduzir o reality show Yo Soy el Artista da emissora Telemundo, porém perdeu para Gaby Espino pelo programa Buscando mi Ritmo. Em 2015, Lucero recebeu o prêmio Hispanic Television Summit, por sua trajetória na televisão hispânica e o Prêmio LatinPop Brasil na categoria "Votação dos LatinPopeiros", foi indicada ao Prêmio Tu Mundo na categoria "Apresentador de Especiais Favorito" pelo programa Yo Soy el Artista, perdendo para Gaby Espino por Buscando mi Ritmo, e ganhou pela categoria "O Favorito da Noite", por sua homenagem póstuma ao cantor Joan Sebastian.

Em 2016, Lucero foi indicada mais uma vez ao Prêmio LatinPop Brasil na categoria "Votação dos LatinPopeiros", perdendo para Dulce María,[3] e ganhou um prêmio especial por seu sucesso alcançado no Brasil.[4] No mesmo ano, Lucero protagoniza a novela brasileira Carinha de Anjo, se tornando a primeira atriz mexicana a coprotagonizar uma novela no Brasil. Por sua atuação, a artista foi indicada ao Troféu Internet na categoria "Melhor Atriz", sendo a primeira atriz estrangeira a receber uma indicação ao prêmio, mas perdeu para Grazi Massafera por A Lei do Amor.[5]

Em 2017, a artista lança o álbum Enamorada con Banda, em que canta músicas do gênero banda sinaloense pela primeira vez. O álbum rendeu a artista um Prêmio Bandamax na categoria "Solista Feminina do Ano".[6]

AIPE Latin Golden Awards[editar | editar código-fonte]

Os AIPE Latin Golden Awards (antigo Continente de Plata) foram criados em 1972 por um grupo de jornalistas independentes e especializados em espetáculos da Argentina e internacional.[7] Lucero ganhou três prêmios.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1996 Lazos de Amor Melhor Atriz Venceu
[8]
1998 Teletón México Melhor Apresentadora Venceu
Piel de Ángel Melhor Cantora Venceu

Al Fin de Semana[editar | editar código-fonte]

O programa Al Fin de Semana estreou no dia 31 de Maio de 1998 substituindo Siempre en Domingo e é transmitido pela emissora mexicana Las Estrellas. Em 1999, o programa premiou Lucero pelos seus vinte anos de carreira.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1999 Trajetória artística Prêmio Honorário (pelos vinte anos de carreira) Venceu
[9]

ASCAP Latin Music Awards[editar | editar código-fonte]

Os ASCAP Latin Music Awards foram criados em 1992 pela Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP),[10] organização sem fins lucrativos que protege os direitos autorais das obras dos artistas através de monitoramento de suas reproduções públicas, seja em apresentações ao vivo ou broadcast, compensando-os de acordo. Os ASCAP Latin Music Awards são uma das versões dos ASCAP Awards. Lucero venceu um prêmio em 2011.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2011 "Dueña de tu Amor" Melhor Canção – Televisão Venceu
[11]

Asociación Nacional de Actores[editar | editar código-fonte]

A Asociación Nacional de Actores (ANDA), é uma organização mexicana criada em 1934 que engloba o grêmio de atores e artístico em todo o território do país. A cada ano, a organização escolhe um artista para ser homenageado com uma medalha de prata ou de ouro por sua contribuição no meio artístico mexicano. Lucero recebeu uma medalha de prata em 2006.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2006 Trajetória artística Medalha de Prata (pelos 25 anos de carreira) Venceu
[12]

Billboard Latin Music Awards[editar | editar código-fonte]

Em 1994, foram originados os Billboard Latin Music Awards (BBLMA), versão latina dos Billboard Music Awards (BBMA), criados pela revista americana Billboard, que premiam artistas que tiveram presenças constantes em suas charts, baseados em vendas datadas pela Nielsen SoundScan e no rádio pela Nielsen Broadcast Data Systems.[13] Lucero ganhou um BBLMA de cinco indicações.[14]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1999 Cerca de Ti Álbum Ranchero do Ano – Feminino Venceu
[15]
2013 Un Lu*Jo Artista do Ano (com Joan Sebastian) Indicado
[16]
Cantor(a) de Mariachi/Ranchera do Ano (com Joan Sebastian) Indicado
Álbum de Mariachi/Ranchera do Ano (com Joan Sebastian) Indicado
2015 Aquí Estoy Artista Feminino do Ano – Top Álbum Latino Indicado
[17]

Chamber of Commerce of Mexico and United States[editar | editar código-fonte]

O Chamber of Commerce of México and United States é uma associação sem fins lucrativos criada nos anos 20 e que visa estreitar as relações comerciais entre México e EUA. Em 2002, Lucero recebeu o Double Eagle Leadership Award da associação.[18]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2002 Lucero Double Eagle Leadership Award Venceu
[19]

Emmy Awards[editar | editar código-fonte]

Os Emmy Awards foram criados em 1949 pela Academia de Artes e Ciências Televisivas (ATAS), Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas (NATAS) e Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas (IATAS), e honram o melhor da televisão americana. Em 2005 e 2006, foi realizada em Nova York, a premiação Leaders in Spanish-Language Television Emmy Awards, criada especialmente pela Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas (NATAS) para homenagear os profissionais da televisão latino-americana com um Emmy. Para a ocasião, a instituição honrava seis artistas latinos que deram sua contribuição para a televisão, seja na área de jornalismo ou entretenimento. Em 2006, Lucero foi uma dos seis premiados por sua trajetória como atriz e apresentadora.[20]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2006 Trajetória na televisão Leaders in Spanish-Language Television Emmy Award Venceu
[21]

Festival Acapulco[editar | editar código-fonte]

O Festival de Acapulco foi criado em 1991 e produzido pelo produtor mexicano Raúl Velazco. Anteriormente era chamado de AcaFest e teve um hiato entre 2005 e 2012. É transmitido pelo canal Las Estrellas. Lucero ganhou três medalhas AcaFest por sua participação em 1992, 1993 e 1997.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1992 Lucero Medalha AcaFest Venceu
[22]
1993 Venceu
1997 Venceu

Festival Internacional da Canção de Viña del Mar[editar | editar código-fonte]

O Festival Internacional da Canção de Viña del Mar é um festival de música criado em 1960 no Chile. Seu objetivo é homenagear e premiar o melhor da música chilena e internacional. Lucero participou do festival três vezes: em 1992, 1994 e 2001. Na edição de 1992, Lucero foi nomeada a Rainha do Festival e foi premiada com a medalha Gaviota.[23] Na de 2001, Lucero ganhou a Gaviota de Plata.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1992 Lucero Rainha do Festival Venceu
[9]
Medalha Gaviota Venceu
2001 Gaviota de Plata Venceu
[24]

Hispanic Heritage Awards[editar | editar código-fonte]

Os Hispanic Heritage Awards foram criados em 1987 na Casa Branca, em comemoração ao mês da herança latino-americana.[25] O objetivo do prêmio é homenagear vários artistas latinos, de várias áreas, que tiveram impacto nos EUA.[25] Na 26ª edição da premiação ocorrida em 2013, Lucero foi homenageada com o prêmio Vision.[26]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2013 Lucero Vision Venceu
[27]

Hispanic Television Summit Awards[editar | editar código-fonte]

Os Hispanic Television Summit Awards foram criados em 2002 e tem como o objetivo homenagearem artistas latinos que deram sua contribuição na televisão latino-americana em diversas áreas, sejam atores, produtores ou diretores. Na 13ª edição ocorrida em 2015, Lucero foi homenageada com o prêmio honorário por sua carreira na televisão.[28]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2015 Trajetória na televisão Prêmio Especial Venceu
[29]

Latin ACE Awards[editar | editar código-fonte]

Os Latin ACE Awards foram criados em 1967 pela Associação Latina de Cronistas de Espetáculos de Nova York, e premia o melhor do cinema, televisão e teatro latino-americano.[30] Lucero ganhou três prêmios.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1996 Lazos de Amor Melhor Atriz – Televisão Venceu
[8]
2010 Mañana Es Para Siempre Melhor Atriz Coadjuvante – Televisão Venceu
[31]
2011 Soy tu Dueña Melhor Atriz – Televisão Venceu
[32]

Mr. Amigo Association[editar | editar código-fonte]

A Mr. Amigo Association foi criada em 1960 e tem como objetivo de homenagear a cultura mexicana e americana e estreitar as relações entre México e EUA.[33] Lucero recebeu o prêmio em 2006, devido a sua carreira e a sua contribuição filantrópica com o Teletón.[34]

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2006 Trajetória artística e filantrópica Mr. Amigo Venceu
[35]

MTV Movie Awards México[editar | editar código-fonte]

Em 2003, foram originados os MTV Movie Awards México, versão mexicana dos MTV Movie Awards para premiar artistas e produções mexicanas.[36] O prêmio somente teve três edições, sendo extinto em 2005. Lucero, juntamente com o ator e cantor Alejandro Fernández, foi indicada uma vez ao prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2005 Zapata: El Sueño del Héroe Sexo Mais Bizarro (com Alejandro Fernández) Indicado
[37]

Paseo de las Luminarias[editar | editar código-fonte]

O Paseo de las Luminarias, ou Plaza de las Luminarias, foi criado em 1982 por Gloria Funtanet Manjie.[38] É uma espécie de calçada da fama do México. Lucero ganhou seu espaço em 1995.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1995 Trajetória artística Calçada da Fama Venceu
[39]

Prêmio ACCA[editar | editar código-fonte]

O Prêmio ACCA foi criado pela Associação de Críticos e Comentaristas de Arte de Miami e honra artistas latinos que trabalham na televisão. Lucero ganhou um prêmio ACCA.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1993 Los Parientes Pobres Melhor Atriz Venceu
[40]

Prêmio Antena[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Antena foi criado em 1958 pela Câmara Nacional da Indústria e Rádio (CIRT), e premia os profissionais e artistas da telecomunicação mexicana. Lucero ganhou dois prêmios Antena.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1992 Sólo Pienso en Ti Melhor Cantora Venceu
[9]
1993 Lucero de México Venceu
[22]

Prêmio Aplauso 92[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Aplauso 92 foi criado pela radialista Betty Pino, da rádio FM 92 Miami, e premia os profissionais da música latina. Lucero ganhou três prêmios Aplauso.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1989 Lucerito Melhor Revelação – Cantora Juvenil Venceu
[41]
1991 Con mi Sentimiento Melhor Cantora Latina Venceu
[40]
1992 Sólo Pienso en Tí Venceu
[22]

Prêmio Bandamax[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Bandamax foi criado em 2012 pela revista mexicana Furia Musical e honra o melhor da música do gênero banda sinaloense.[42] Em 2013, a revista tinha sido descontinuada e isso permaneceu até 2017,[43] e durante esse período o prêmio não foi extinto. É exibido anualmente pela emissora Las Estrellas. Lucero venceu um prêmio em 2017.

Ano Receptor/Trabalho indicador Prêmio Resultado Ref.
2017 Enamorada con Banda Solista Feminina do Ano Venceu
[44]

Prêmio Bravo[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Bravo foi criado pela atriz Silvia Pinal em 1991, e honra o melhor da televisão, marketing, dublagem, música, teatro, rádio e cinema mexicano.[45] Lucero ganhou três prêmios por seu trabalho como cantora e um como atriz.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1991 Con mi Sentimiento Melhor Cantora Venceu
[40]
1992 Sólo Pienso en Tí Venceu
[9]
1996 Siempre Contigo Venceu
2006 Alborada Melhor Atriz Venceu
[46]

Prêmio Calendario Azteca de Oro[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Calendario Azteca de Oro foi criado em 1956 pela Associação Mexicana de Jornalistas de Rádio e Televisão (AMPRYyT), e honra os profissionais da telecomunicação mexicana, assim como atores e cantores.[47] Lucero ganhou dois prêmios: um como atriz e um como apresentadora.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1983 Chispita Melhor Revelação do Ano Venceu
[9]
1998 Teletón México Melhor Apresentadora Venceu

Prêmio Diosa de Plata[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Diosa de Plata foi idealizado pelo cineasta mexicano Benjamín Ortega em 1961 e finalmente criado em 1962 pelos Periodistas Cinematográficos do México (PECIME), e honra o melhor do cinema, televisão e música mexicana.[48] Lucero venceu três Diosa de Plata.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1986 Fiebre de Amor Melhor Revelação Feminina Venceu
[49]
1995 ¡Cariño de mis Cariños! Melhor Cantora Venceu
[50]
1996 Lazos de Amor Melhor Atriz Venceu
[51]

Prêmio El Heraldo[editar | editar código-fonte]

O Prêmio El Heraldo foi originado da revista mexicana El Heraldo de México e criado pelo produtor Raúl Velazco em 1966. O prêmio era transmitido anualmente pelo Las Estrellas (então Canal de las Estrellas) até ser extinto em 2003. Depois do TVyNovelas, o El Heraldo foi o prêmio que Lucero mais ganhou em sua carreira. No total, a artista ganhou onze prêmios.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1983 Chiquilladas Melhor Atriz Infantil Venceu
1985 Con Tan Pocos Años Melhor Cantora Venceu
[22]
1990 Cuéntame Venceu
[40]
1991 Con mi Sentimiento Venceu
1992 Sólo Pienso en Tí Venceu
[9]
1993 Lucero de México Venceu
1995 ¡Cariño de mis Cariños! Venceu
1996 Siempre Contigo Venceu
Lazos de Amor Melhor Atriz em uma Telenovela Venceu
[52]
1997 Piel de Ángel Melhor Cantora Venceu
1998 Teletón México Melhor Apresentadora Venceu

Prêmio Eres[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Eres foi criado em 1993 pela revista mexicana de mesmo nome. Era transmitido anualmente pelo Canal de las Estrellas e foi extinto em 2002. O prêmio honrava o melhor da música e televisão latina. Lucero recebeu sete prêmios de oito indicações.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1994 "Los Parientes Pobres" Melhor Canção-Tema Venceu
[40]
Lucero Melhor Cantora Venceu
[9]
Melhor Álbum Indicado
[53]
1995 ¡Cariño de mis Cariños! Melhor Cantora Venceu
[39]
Lucero Melhor Imagem Venceu
Trajetória artística Melhor Trajetória (pelos quinze anos de carreira) Venceu
1996 Siempre Contigo Melhor Cantora Venceu
[9]
Lazos de Amor Melhor Atriz Jovem Venceu
[54]

Prêmio Furia Musical[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Furia Musical foi originado da revista de mesmo nome em 1994, e honrava os artistas da música regional mexicana. O prêmio teve sua última edição em 2010 e três anos depois a própria revista foi descontinuada até 2017.[43] O evento era transmitido anualmente pelas emissoras Las Estrellas, Galavisión e Univision. Lucero venceu três prêmios.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1994 ¡Cariño de mis Cariños! Melhor Cantora de Música Ranchera Venceu
[55]
1995 Melhor Álbum Ranchero Venceu
[39]
2004 Trajetória artística Prêmio Especial Venceu

Prêmio Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Galardón a los Grandes de Siempre en Domingo surgiu em 1989[56] e premiava os cantores latinos que se destacaram e marcavam presença constante no programa mexicano Siempre en Domingo, um programa de variedades que era transmitido pelo Las Estrellas (então Canal de las Estrellas). Estreou em 1969 e foi exibido até 1998. O prêmio foi extinto em 1997, um ano antes do programa sair do ar. Lucero venceu cinco prêmios.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1989 Lucerito Melhor Cantora Venceu
[40]
1990 Cuéntame Venceu
1991 Con mi Sentimiento Venceu
1992 Sólo Pienso en Tí Venceu
[9]
1993 Lucero de México Venceu
[22]

Prêmio Juventud[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Juventud foi criado em 2004 e é transmitido anualmente pela emissora americana Univision. O prêmio honra as celebridades latinas nas áreas de esporte, televisão, música, moda e cinema. Lucero foi indicada três vezes ao prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2011 Soy tu Dueña Garota Que Rouba a Cena Indicado
[57]
"Golondrinas Viajeras" Melhor Tema Noveleiro (com Joan Sebastian) Indicado
2013 Por Ella... Soy Eva Garota Que Rouba a Cena Indicado
[58]

Prêmio LatinPop Brasil[editar | editar código-fonte]

O Prêmio LatinPop Brasil foi criado em 2015 pelo site de mesmo nome e os vencedores são escolhidos pelo público através de enquete no próprio site.[59] O prêmio tem como objetivo honrar os artistas da América Latina, Itália e Espanha.[59] Lucero ganhou dois prêmios de três indicações.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2015 Lucero Votação dos LatinPopeiros Venceu
[60]
2016 Indicado
[3]
Prêmio Especial (pelo sucesso reconquistado no Brasil) Venceu
[4]

Prêmio Lo Nuestro[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Lo Nuestro foi criado em 1989 pela emissora americana Univísion e premia os melhores da música latina.[61] Lucero foi indicada cinco vezes ao prêmio e ganhou dois honorários por sua trajetória.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1993 Lucero de México Artista Feminina do Ano – Regional Mexicano Indicado
1994 Lucero Artista Feminina do Ano – Pop Indicado
[62]
1996 Siempre Contigo Indicado
[63]
"Palabras" Vídeo do Ano Indicado
1998 Piel de Ángel Artista Feminina do Ano – Pop Indicado
[64]
Trajetória artística Prêmio Especial (Jovens com Legado) Venceu
[65]
2011 Prêmio Honorário (pelos 31 anos de carreira) Venceu
[66]

Prêmio Los 15 Grandes de Siempre en Domingo[editar | editar código-fonte]

Los 15 Grandes de Siempre en Domingo foi criado em 1980. Assim como o prêmio Galardon a los Grandes, Los 15 Grandes também foi originado dentro do programa mexicano Siempre en Domingo. O prêmio escolhia a cada ano quinze melhores canções de cantores que marcavam presença constante no programa.[67] Lucero foi escolhida entre os quinze melhores em 1988 pela canção "Vete con Ella".

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1988 "Vete con Ella" Melhor Cantora Venceu
[9]

Prêmio Los Favoritos del Público[editar | editar código-fonte]

Os Los Favoritos del Público foi criado em 2013 pela revista TVyNovelas e pela Televisa, e premia o melhor da televisão mexicana. Os vencedores são escolhidos pelo voto popular através do site oficial do prêmio e pelo Twitter. Somente em 2013, Lucero foi indicada quatro vezes ao prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2013 Por Ella... Soy Eva Atriz Favorita Indicado
[68]
Beijo Favorito (com Jaime Camil) Indicado
Bofetada Favorita (com Jaime Camil) Indicado
Casal Favorito (com Jaime Camil) Indicado

Prêmio Lunas del Auditorio[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Lunas del Auditório foi criado em 1992 no México e premia o melhor da música latina.[69] Lucero recebeu uma indicação ao prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2003 Un Nuevo Amor Melhor Balada Indicado
[70]

Prêmio Orgullosamente Latino[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Orgullosamente Latino foi criado em 2004 por Alexis Núñez Oliva, produtor executivo da emissora mexicana Ritmoson Latino, e foi extinto em 2010. O prêmio honrava os melhores da música latina e os vencedores eram escolhidos pelo público. Em 2005, Lucero recebeu um prêmio e em 2007, recebeu duas indicações.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2005 Cuándo Sale un Lucero Melhor Álbum Latino Venceu
[71]
2007 Quiéreme Tal Como Soy Indicado
[72]
Melhor Cantora Latina Indicado

Prêmio Os Melhores do Ano de Minha Novela[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Os Melhores do Ano de Minha Novela foi criado em 2004 pela revista brasileira Minha Novela e premia artistas e produções da televisão nacional e estrangeira através do voto do público. Em 2016, Lucero ganhou um prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2016 Soy tu Dueña Astro Estrangeiro (pela exibição da novela no Brasil) Venceu
[73]

Prêmio Oye![editar | editar código-fonte]

O Prêmio Oye! foi criado pela Academia Nacional da Música no México (ANAMUSA) em 2002.[74] O prêmio honra os artistas da indústria musical mexicana e é equivalente aos Grammy Awards no país.[74] Em 2011, Lucero recebeu um prêmio honorário pelos seus 32 anos de carreira.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2011 Trajetória artística Prêmio Honorário (pelos 32 anos de carreira) Venceu
[75]

Prêmio Palmas de Oro[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Palmas de Oro foi criado pelo Círculo Nacional dos Jornalistas do México em 1957 e premia o melhor do teatro, cinema, televisão, música, esporte e da política mexicana.[76] Lucero ganhou duas Palmas de Oro: um honorário por seus vinte anos de carreira em 1999 e outro na categoria "Melhor Atriz" pela novela Alborada em 2006.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1999 Trajetória artística Prêmio Honorário (pelos vinte anos de carreira) Venceu
2006 Alborada Melhor Atriz Venceu
[77]

Prêmio People en Español[editar | editar código-fonte]

O Prêmio People en Español foi originado pela revista de mesmo nome em 2009.[78] O prêmio homenageia artistas latinos da música, moda, cinema e televisão.[78] Lucero ganhou cinco prêmios de quatorze indicações.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2009 Mañana Es Para Siempre Melhor Vilã Venceu
[79]
2010 "Dueña de tu Amor" Retorno do Ano Indicado
[80]
Canção do Ano Indicado
[81]
Soy tu Dueña Melhor Atriz Indicado
[82]
Melhor Casal (com Fernando Colunga) Indicado
[83]
Latin Grammy Awards Melhores Apresentadores (com Eugenio Derbez) Venceu
[84]
2011 Venceu
[85]
Indispensable Melhor Cantor(a) ou Grupo Pop Indicado
[86]
"Esta Vez la Primera Soy Yo" Vídeo do Ano Indicado
[87]
Lucero Separação do Ano (com Manuel Mijares) Indicado
[88]
2012 Estrela do Ano Venceu
[89]
Por Ella... Soy Eva Melhor Atriz Venceu
Casal do Ano (com Jaime Camil) Indicado
2014 Yo Soy el Artista Melhor Apresentadora Indicado
[90]

Prêmio Radio Aurora[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Radio Aurora foi criado pela rádio chilena e venezuelana de mesmo nome. A rádio teve sua primeira transmissão em 1982 e foi extinto em 2002. Lucero ganhou o prêmio dado pela rádio de "Melhor Cantora Internacional" em 1993 pela canção "Veleta".

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1993 "Veleta" Melhor Cantora Internacional Venceu
[22]

Prêmio Tu Mundo[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Tu Mundo foi criado em 2012 pela emissora americana Telemundo e honra o melhor da cultura pop na área da televisão e música latina.[91] Em 2015, Lucero recebeu duas indicações, ganhando um prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2015 Yo Soy el Artista Apresentador de Especiais Favorito Indicado
[92]
Lucero O Favorito da Noite Venceu
[93]

Prêmio TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

O Prêmio TVyNovelas foi criado em 1983 pela revista de mesmo nome em parceria com a Televisa e é transmitida anualmente pelo Las Estrellas e pela Univision. O prêmio honra o melhor da televisão mexicana. Lucero é considerada a artista que mais ganhou o Prêmio TVyNovelas, tendo recebido 21 prêmios de trinta indicações.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
1983 Chispita Melhor Atuação Infantil Venceu
[9]
1985 Con Tan Pocos Años Melhor Cantor(a) Indicado
1990 Cuéntame Melhor Cantora Juvenil Venceu
[94]
Lucero Melhor Penteado Feminino Venceu
[94]
1991 Cuándo Llega el Amor Melhor Atriz Juvenil Venceu
[9]
Con mi Sentimiento Melhor Cantora Juvenil Indicado
[40]
1992 Sólo Pienso en Tí Venceu
[9]
Lucero Prêmio Especial (As Pernas Mais Bonitas do Meio Artístico Mexicano) Venceu
[9]
1993 Lucero de México Melhor Cantora Indicado
Prêmio Especial (Melhor Cantora de Ranchero) Venceu
[22]
1994 Los Parientes Pobres Melhor Atriz Juvenil Venceu
[9]
"Los Parientes Pobres" Melhor Tema Musical Indicado
[22]
Lucero Melhor Cantora Venceu
[9]
1995 ¡Cariño de mis Cariños! Venceu
[9]
1996 Lazos de Amor Melhor Atriz Venceu
[9]
"Lazos de Amor" Melhor Tema Musical Indicado
[95]
Siempre Contigo Melhor Cantora Venceu
[9]
1997 Trajetória artística Prêmio Especial (Cantora do Ano) Venceu
[96]
1998 Teleton México Prêmio Honorário (por apresentar o programa por 26 horas) Venceu
[9]
1999 "El Privilegio de Amar" Melhor Tema Musical (com Manuel Mijares) Venceu
[97]
Trajetória artística Prêmio Honorário (pelos vinte anos de carreira) Venceu
[97]
2001 Mi Destino Eres Tú Melhor Atriz Venceu
[9]
Melhor Beijo (com Jorge Salinas) Indicado
[9]
2003 Regina Prêmio Especial (por sua atuação na peça) Venceu
[98]
2005 Trajetória artística Prêmio Honorário (pelos 25 anos de carreira) Venceu
[99]
2006 Alborada Melhor Atriz Venceu
[100]
2009 Mañana Es Para Siempre Indicado
[101]
2011 Soy tu Dueña Indicado
[102]
2013 Por Ella... Soy Eva Indicado
[103]
Trajetória na televisão Prêmio Especial (por sua carreira nas novelas) Venceu
[103]

Troféu Internet[editar | editar código-fonte]

O Troféu Internet foi criado em 2001 pelo apresentador e dono da emissora SBT, Silvio Santos, e honra o melhor da televisão e música brasileira.[104] É transmitido anualmente pelo SBT e os premiados são anunciados juntamente com os de um outro prêmio, o Troféu Imprensa.[104] Diferente deste em que os vencedores são escolhidos por uma bancada de jornalistas, o Troféu Internet premia os vencedores pelo voto online através do site oficial do SBT ou pelo Portal Terra. Em 2017, Lucero recebeu uma indicação, se tornando a primeira atriz estrangeira a concorrer ao prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2017 Carinha de Anjo Melhor Atriz Indicado
[5]

Yahoo! México OMG! Awards[editar | editar código-fonte]

Os Yahoo! México OMG! Awards, foram criados em 2010 pela Yahoo! do México e é a edição mexicana do prêmio filipino Yahoo! OMG! Awards (atual Yahoo! Celebrity Awards), que honra o melhor da cultura pop.[105] Os vencedores são escolhidos pelos usuários do portal. Na segunda edição ocorrida em 2011, Lucero ganhou um prêmio.

Ano Receptor/Trabalho indicado Prêmio Resultado Ref.
2011 Lucero A Garota OMG! Venceu
[106]

Referências

  1. Más allá del escándalo, una carrera extraordinaria: Lucero (12/02/14). Estereo Azul. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  2. Lucero, la máxima ganadora del Premio TVyNovelas (31/08/13). Página visitada em 5 de Agosto de 2015.
  3. a b Prêmio Especial LatinPop Brasil: Lucero (30/12/16). LatinPop Brasil. Página visitada em 31 de Dezembro de 2016.
  4. a b Troféu Internet - Ganhadores de 2016
  5. Lucero, la única mujer ganadora de un premio Bandamax 2017. Bandamax.tv. Página visitada em 16 de Outubro de 2017.
  6. La Historia de AIPE. AIPE Latin Golden Award. Página visitada em 24 de Dezembro de 2015.
  7. a b Lucero - Career. Lucero.com.mx. Página visitada em 23 de Dezembro de 2015.
  8. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v Premios artísticos. Página de Lucero. Página visitada em 24 de Março de 2014.
  9. ASCAP Anuncia la Edicion Vigesimo Tercera Anual Del Premio ASCAP Miercoles 11 de Marzo Del 2015 en Los Angeles (11/02/15). ASCAP. Página visitada em 13 de Dezembro de 2015.
  10. 19th Annual Latin Music Awards - Television. ASCAP. Página visitada em 13 de Dezembro de 2015.
  11. Otorgará la ANDA a Lucero Medalla de Plata por 25 años de trayectoria (9/11/06). Network54. Página visitada em 26 de Dezembro de 2015.
  12. Billboard Music Awards - About. Billboard Music Awards. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  13. Lucero agenda 1999. Diva de México. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  14. Billboard Magazine: Latin Music Award Winners & Finalists (24/04/99). Página visitada em 10 de Dezembro de 2015.
  15. 2013 Billboard Mexican Music Award's Winners And Red Carpet Highlights (PHOTOS) (LIST) (10/10/13). Huffington Post. Página visitada em 31 de Julho de 2015.
  16. Romeo Santos and Enrique Iglesias sweep with 10 and nine awards each, respectively. (30/04/15). Billboard.com. Página visitada em 10 de Maio de 2015.
  17. Lucero 2002. Diva de México. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  18. Double Eagle Leadership Award Event with the United States-Mexico Chamber of Commerce in June 2002. FFWorldProject.Org. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  19. CARLOS PONCE TO HOST EMMY AWARDS HONORING FERNANDO ARAU, SAUL LISAZO, JESSI LOSADA, LUCERO, MARIA ELENA SALINAS AND CRISTINA SARALEGUI; ALFONSO ARAU, PATTY CHAPOY, MARIA ANTONIETA COLLINS, ERICK ELIAS, “DON FRANCISCO” TO BE PRESENTER AT NEW TORK CITY GALA (11/10/06). emmyonline.tv. Página visitada em 12 de Dezembro de 2015.
  20. Lucero y Cristina ganaron un Emmy (26/10/06). El Diario de Hoy. Página visitada em 20 de Março de 2014.
  21. a b c d e f g h NAGRADE (Lucero). Página visitada em 26 de Dezembro de 2015.
  22. Lucero agenda 1992. Diva de México. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  23. Arjona apabulla en Viña del Mar (24/02/01). El Diario de Hoy. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  24. a b Hispanic Heritage Awards. Hispanic Heritage Foundation. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  25. 26TH ANNUAL HISPANIC HERITAGE AWARDS HONOREES ANNOUNCED (16/08/13). Hispanic Heritage Foundation. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  26. Lucero recibe orgullosa el premio 'Visión' en la gala Anual de la Herencia Latina (6/09/13). ¡Hola!. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  27. HISPANIC TELEVISION SUMMIT. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  28. Hispanic Television Summit. Lucero.com.mx. Página visitada em 23 de Outubro de 2015.
  29. Latin ACE Awards announce film winners for 2015 (26/01/15). UPI. Página visitada em 1 de Janeiro de 2017.
  30. Lucero recibe 'Premio Ace' por darle vida a la villana 'Bárbara Greco' (20/01/10). El Informador. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  31. El venezolano Edgar Ramírez recibirá premio de cronistas neoyorquinos (2/02/11). El Tiempo. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  32. Mr. Amigo Association. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  33. Lucero, es Mr. Amigo 2006 (7/12/06). El Nuevo Heraldo. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  34. Titulan a la cantante Lucero como Mr. Amigo (5/02/07). El Nuevo Heraldo. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  35. MTV Movie Awads, Mexico. Internet Movie Database. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  36. MTV Movie Awards, Mexico (2005). Internet Movie Database. Página visitada em 31 de Julho de 2015
  37. LA HISTORIA DE EL PASEO DE LAS LUMINARIAS EN MÉXICO (11/03/14). Diário Basta!. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  38. a b c Lucero agenda 1995. Diva de México. Página visitada em 5 de Agosto de 2015.
  39. a b c d e f g Lucero 'No conozco el fracaso'. Ritmoson Latino. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  40. Lucero agenda 1989. Diva de México. Página visitada em 14 de Dezembro de 2015.
  41. Inauguran premios Bandamax (25/10/12). El Universal. Página visitada em 13 de Outubro de 2017.
  42. a b ‘FURIA MUSICAL’: LA REVISTA MÁS GRUPERA ESTÁ DE REGRESO. TVyNovelas. Página visitada em 13 de Outubro de 2017.
  43. TOP 10: LOS MEJORES MOMENTOS DE LOS PREMIOS BANDAMAX 2017. Televisa Espetáculos. Página visitada em 13 de Outubro de 2017.
  44. Pinal celebra edición 20 de los Premios Bravo (12/10/11). El Universal. Página visitada em 4 de Novembro de 2015.
  45. Arrasa telenovela "Alborada" con siete premios Bravo (19/10/05). El Universal. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  46. Otorgará la AMPRYT el Calendario Azteca de Oro a pioneros de la radio (27/05/06). Terra Networks. Página visitada em 24 de Dezembro de 2015.
  47. La Diosa de Plata. pecime.com.mx. Página visitada em 4 de Novembro de 2015.
  48. Vigésima Tercera Entrega. PECIME. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  49. Vigésima Octava Entrega. PECIME. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  50. Vigésima Novena Entrega. PECIME. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  51. Lucero, María Guadalupe, María Paula en Premios Heraldo. Página visitada em 6 de Abril de 2014
  52. Scans de Premios Eres 1994 (12/04/03). network54.com. Página vistada em 15 de Fevereiro de 2015.
  53. Lucero Hogaza :: Glosario. TVNotas. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  54. Lucero agenda 1994. Diva de México. Página visitada em 15 de Dezembro de 2015.
  55. Galardón a los grandes (1989). Internet Movie Database. Página visitada em 2 de Novembro de 2015.
  56. 'Premios Juventud' 2011 Complete List Of Winners. T4C. Página visitada em 31 de Julho de 2015.
  57. LOS GANADORES DE PREMIOS JUVENTUD 2013 (19/07/13). Wonderwall Latino. Página visitada em 31 de Julho de 2015.
  58. a b Prêmios LatinPop Brasil 2015: Vote no prêmio dos Latinpopeiros!, LatinPop Brasil. Página visitada em 21 de Dezembro de 2015.
  59. Prêmios LatinPop 2015 – Votação dos LatinPopeiros – Lucero. LatinPop Brasil. Página visitada em 21 de Dezembro de 2015.
  60. Historia: Premios Lo Nuestro (6/02/06). Terra Networks. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  61. Lo Nuestro 1994 – Historia. Univision. Página visitada em 5 de Agosto de 2015.
  62. Lo Nuestro 1996 – Historia. Univision. Página visitada em 5 de Agosto de 2015.
  63. Lo Nuestro 1998 – Historia. Univision. Página visitada em 5 de Agosto de 2015.
  64. 25 momentos más impactantes en la historia de Premio Lo Nuestro (25/01/13). Univision. Página visitada em 23 de Dezembro de 2015.
  65. Todo sobre Premio Lo Nuestro (17/02/11). People en Español. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  66. Galardón a los 15 Grandes de Siempre en Domingo (11/03/11). Página visitada em 26 de Dezembro de 2015.
  67. Premios TV y Novelas 2013 Los favoritos del público en vivo (26/04/13). Televisa.com. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  68. ¿Qué son Las Lunas?. Lunas del auditorio. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  69. Lunas del Auditorio: Y llegaron para quedarse (10/09/03). Bitácora del Auditorio Nacioanal. Página visitada em 30 de Julho de 2015.
  70. Ganadores 2005. Orgullosamente Latino. Página visitada em 16 de Março de 2014.
  71. David Bisbal y RBD, grandes vencedores en los premios 'Orgullosamente Latino' (19/07/07). 20 minutos. Página visitada em 18 de Janeiro de 2014.
  72. Concurso cultural. Minha Novela. Página visitada em 25 de Dezembro de 2015.
  73. a b Premios Oye!. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  74. Lucero es reconocida de la mano de Fernando Colunga en Premios Oye (5/11/10). People en Español. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  75. Palmas de Oro 2014, del Círculo Nacional de Periodistas de México (2/09/14). El Punto Crítico. Página visitada em 28 de Novembro de 2015.
  76. Lucero presenta disco (5/10/06). El Siglo de Torreón. Página visitada em 12 de Dezembro de 2015.
  77. a b Ganadores de los Premios People en Español 2009 (9/11/09). People en Español. Página visitada em 1 de Novembro de 2015.
  78. Ganadores de los Premios People en Español 2009 (9/11/09). People en Español. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  79. Ganadores: Música: EL REGRESO DEL AÑO (13/08/10). People en Español. Página visitada em 27 de Julho de 2014.
  80. Ganadores: Música: MEJOR CANCIÓN DEL AÑO (13/08/10). People en Español. Página visitada em 27 de Julho de 2014.
  81. Ganadores: Telenovelas - Premios People En Español 2010: Categoría Telenovelas (30/07/10). People en Español. Página visitada em 16 de Outubro de 2014.
  82. Ganadores: Telenovelas: MEJOR PAREJA: Página 6 (30/07/10). People en Español. Página visitada em 16 de Outubro de 2014.
  83. Ganadores: Televisión: MEJORES PRESENTADORES DE EVENTO ESPECIAL (27/08/10). People en Español. Página visitada em 12 de Novembro de 2017.
  84. Ganadores: Televisión: MEJORES PRESENTADORES DE EVENTO ESPECIAL (26/08/11). People en Español. Página visitada em 14 de Novembro de 2017.
  85. Premios People en Español 2011: Música: MEJOR CANTANTE O GRUPO POP (5/08/11). People en Español. Página visitada em 3 de Julho de 2014.
  86. Premio People en Español 2011: Música: MEJOR VÍDEO DEL AÑO. People en Español. Página visitada em 3 de Julho de 2014.
  87. Premio People en Español 2011: Entretenimiento: SEPARACIÓN DEL AÑO. People en Español. Página visitada em 3 de Julho de 2014.
  88. Premios People en Español 2012 (27/11/12). TVyEspetáculos. Página visitada em 19 de Março de 2014.
  89. Estas son las Estrellas del Año de People en Español (VIDEO). People en Español. Página visitada em 7 de Outubro de 2014.
  90. Premios Tu Mundo, ¿será una buena idea? (24/07/12). Hoy Los Angeles. Página visitada em 21 de Dezembro de 2015.
  91. Lista de Nominados y Ganadores de Premios Tu Mundo. Telemundo.com. Página visitada em 21 de Dezembro de 2015.
  92. Premios Tu Mundo 2015: lista completa de ganadores (22/01/15). People en Español. Página visitada em 24 de Março de 2016.
  93. a b Estos artistas compiten por el Trofeo 'TVyNovelas' 1989!. Network54. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  94. Scans de la Entrega de Premios TVyNovelas en 1996 (a lo mejor del 95). Network54. Página visitada em 12 de Abril de 2014.
  95. Lucero agenda 1997. Diva de México. Página visitada em 26 de Dezembro de 2015.
  96. a b Scans de la XVII Entrega de los Premios TVyNovelas de 1999, a lo mejor del 98. Network54. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  97. La noche de 'La Otra' (2/06/03). Esmas.com. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  98. Rubí arrasa en los Premios TV y Novelas (25/04/05). El Siglo de Torreón. Página visitada em 21 de Março de 2014.
  99. 'Alborada' es la triunfadora en la XXIV Entrega de los Premios TvyNovelas (14/05/06). Esmas.com. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  100. Descubre quién ganó el galardón durante la entrega de los premios TVyNovelas (15/03/09). Esmas.com. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  101. Ganadores de los Premios TvyNovelas 2011 (7/03/11). TVyEspetáculos.com. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  102. a b Lista de ganadores de los Premios TVyNovelas 2013 en México (28/04/13). starMedia. Página visitada em 15 de Março de 2015.
  103. a b Trofeu Imprensa vai para...Silvio Santos (31/03/01). Estadão. Página visitada em 10 de Dezembro de 2016.
  104. Yahoo! México presenta los nominados a los premios OMG. El Publicista. Página visitada em 22 de Dezembro de 2015.
  105. Reconocen a Lucero y Poncho Herrera en premios OMG! 2011 (9/12/11). El Informador. Página visitada em 10 de Novembro de 2015.