Listra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Listra
Λύστρα
Localização atual
Listra está localizado em: Turquia
Listra
Coordenadas 37° 39' 51" N 32° 12' 39" E
País  Turquia
Dados históricos
Região histórica Licaônia
Província romana Galácia

Listra (em grego: Λύστρα; romaniz.:Lustra)[1] era uma cidade localizada na antiga região da Licaônia e que passou a fazer parte do sul da província romana da Galácia, depois que esta província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto. Situava-se a cerca de 30 km a sul de Icônio, a atual Cônia.

Contexto bíblico[editar | editar código-fonte]

Foi um dos locais por onde o apóstolo Paulo anunciou o Evangelho em suas viagens missionárias, conforme relata o livro de Atos dos Apóstolos do Novo Testamento da Bíblia. De acordo com o capítulo 14, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na cidade para evangelizar (Atos 14:6,7) e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença (Atos 14:8-10). Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos Júpiter e Mercúrio (Atos 14:11-13), e eles impediram, com muita dificuldade, que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração (Atos 14:14-16,18).

Depois disso, alguns judeus incrédulos de Antioquia e de Icônio teriam vindo a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo (Atos 14:19), o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe (Atos 14:20). Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra que chegou a ser visitada novamente pelo apóstolo ao retornar de sua primeira viagem missionária e em outras ocasiões.

O apóstolo Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas.

Patrimônio arqueológico[editar | editar código-fonte]

O sítio arqueológico da cidade ainda não foi escavado.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Strong's Greek Concordance». Bible Hub 
  2. «Imagem de satélite e planta do local não escavado de Listra.». Bible Atlas from Space, sponsored by www.DeeperStudy.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.