Little Ashes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Little Ashes
Poucas Cinzas (BR)
 Reino Unido
 Estados Unidos

112 min 
Direção Paul Morrison
Produção Carlo Dusi
Jonny Persey
Jaume Vilalta
Roteiro Philippa Goslett
Elenco Javier Beltrán
Robert Pattinson
Género Drama, romance
Música Miguel Mera
Edição Rachel Tunnard
Samantha Patterine
Idioma Inglês
Site oficial

Little Ashes (Poucas Cinzas (título no Brasil) ) é um filme cuja história se passa na Espanha em 1922, logo após a 1ª Guerra Mundial.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Madrid em 1922 é uma hesitação da cidade, na beira de uma mudança como os valores tradicionais são desafiados pela nova e perigosa influências do jazz, de Freud e a vanguarda. Salvador Dalí chega à universidade na idade de 18 anos, determinado a se tornar um grande artista. Sua bizarra mistura de timidez e exibicionismo desenfreado atrai a atenção de dois membros da elite social da universidade - Federico García Lorca e Luis Buñuel. Salvador é absorvido em seu grupo decadente e de vez que ele, Luis e Federico se tornam um trio formidável, o grupo mais ultramoderno, em Madrid. No entanto, como o tempo passa, Salvador sente uma atração cada vez mais forte para o carismático Federico - que é alheio às atenção que está recebendo de seu amigo. Finalmente, em meio a preocupações e a notoriedade crescente de seu amigo Federico, Luis parte para Paris em busca de sua própria arte o sucesso. Sozinho em Madrid, Federico luta contra a sua psique, torturado pelas implicações contundentes de sua própria religião crenças e inegável a voz de sua carne. Ele é assombrado pela notícia de Salvador, que está colaborando em um Filme surrealista com Luis e embarcou em um caso com Gala, uma mulher casada. Em 1936 a Espanha está à beira do precipício de uma guerra civil, e Federico, agora um aclamado e controverso dramaturgo, recebe um convite para jantar, de Salvador e Gala. Mas ele descobre que Federico foi assassinado no início da guerra. As paredes de abnegação que cercam o artista vem desabar como ele percebe, tarde demais, a profundidade de seu amor por Federico.

Robert Pattinson comenta sobre Little Ashes[editar | editar código-fonte]

Em entrevista à revista GQ, o ator Robert Pattinson comentou como foi filmar as cenas de sexo homossexual no longa "Little Ashes", em que interpreta o pintor catalão Salvador Dalí. Foi duramente criticado pela mídia e pelo público homossexual, que o acusou de homofóbico

Cquote1.svg Em vários sentidos, eu estava ultrapassando os limites do que achava ser confortável. Tive que fazer várias cenas de nudez. Há também todas essas cenas de sexo gay. E sabe, eu nem fiz uma cena de sexo com uma garota ainda. Lá estava eu, com Javier [Beltran]. E como nós dois somos heterossexuais, parecia meio ridículo o que estávamos fazendo Cquote2.svg
Pattinson[1]

Contexto histórico[editar | editar código-fonte]

Por volta do século XX, a Espanha havia perdido quase todos os seus territórios ultramarinos, como Cuba e as Filipinas. As desigualdades entre as classes ricas e pobres provocaram graves tensões sociais. Prejuízos na produção indústrial e o poder e riqueza da Igreja Católica foi visto como um empecilho à mudança. Embora a maioria dos espanhóis não fossem à missa, a Igreja teve um forte apoio no campo, onde a devoção religiosa era forte e tinha um virtual monopólio sobre a educação. Com um exército composto de oficiais e muitos soldados mal equipados, depressão econômica, o país foi levado a greves o que gerou uma ditadura militar de direita, mas que também falhou. O rei Alfonso XIII abdicou do poder no ano seguinte. Uma república foi declarada com Niceto Alcalá Zamora como primeiro-ministro provisório. O governo republicano trouxe uma série de medidas anti-Igreja. As medidas contra a igreja alienada a ala direita da sociedade espanhola, que viu a Igreja Católica no coração da civilização espanhola. Alcalá Zamora renunciou em protesto e o novo primeiro-ministro era o anti-clerical liberal Manuel Azaña.

Estas medidas em curso polarização levou à fundação do partido CEDA de direita e católico liderado por José María Gil Robles. Ao mesmo tempo, um partido fascista liderado por José Antonio Primo de Rivera foi fundado. Era chamado de Falange (Falange). Em 1934, uma greve geral de oposição ao governo foi chamado e uma revolta dos mineiros anarquista foi esmagado pelo general Francisco Franco. Prisões em massa seguido e jornais de esquerda foram fechados e os monarquistas político José Calvo Sotelo foi assassinado pela polícia republicana em vingança pelo assassinato de um de seus homens por um falangista. Os militares haviam encontrado uma razão para revolta. Cerca de metade do exército permaneceu leal ao governo e à fracassada revolta em Madrid, Valência, Barcelona e no País Basco. Trabalhadores e camponeses milícias foram formadas para defender o governo. Fundamentalmente, a elite do exército de Marrocos apoiou a revolta liderada pelo general Franco. Em agosto, os rebeldes detinha a maioria do Norte e Noroeste, enquanto o governo controlava o Sul e Litoral Norte.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.