Little Portugal (Toronto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canadá Little Portugal  
—  Bairro  —
Igreja de Santa Helena
Igreja de Santa Helena
Mapa das proximidades de Little Portugal
Mapa das proximidades de Little Portugal
Coordenadas 43° 39' N 79° 26' 08" O
País  Canadá
Província  Ontário
Município Toronto Flag.svg Toronto
Anexado 1884 na Cidade de Toronto
Administração
 - Órgão governante Conselho Municipal de Toronto
Informações
 - Idiomas Inglês, português, chinês, espanhol e vietnamita
Fuso horário UTC−4

Little Portugal (também conhecido como Portugal Village; em português: Pequeno Portugal ou aldeia Portugal) é um bairro e enclave étnico na cidade de Toronto em Ontário no Canadá. Está localizado a oeste do centro da cidade em Old Toronto. O bairro está ligado a oeste pela avenida Lansdowne, a norte pela rua College, a leste pela rua Bathurst e a sul pelas vias férreas Go Transit e Union Pearson Express. A área é predominantemente residencial, com empresas portuguesas ao longo da rua Dundas Oeste e da rua College. A área a leste de Dufferin e ao sul da rua Dundas também é conhecida como "Beaconsfield Village", que remonta da subdivisão de lotes na área ao redor da avenida Beaconsfield.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Little Portugal é predominantemente uma área residencial. O maior grupo étnico são os portugueses e a maioria das lojas portuguesas situam-se ao longo das ruas College e Dundas, dando o nome à área. Há um bom número de casas de meados do século XX.

Principais ruas[editar | editar código-fonte]

Rua Açores.

A rua Dundas Oeste é uma via arterial de quatro pistas leste-oeste que atravessa o centro do bairro. Da avenida Ossington, a oeste, a rua é conhecida como Rua Açores. Existem lojas ao longo da maior parte da rua, que são principalmente empresas locais. A rua College Oeste é uma via arterial de quatro faixas, a aproximadamente 400 metros ao norte de Dundas, encontrando Dundas em seu extremo oeste a oeste da Avenida Lansdowne. Há lojas ao longo da maior parte do seu comprimento. A rua College possui várias áreas de restaurantes e bares portugueses a leste e oeste da avenida Dufferin.[2]

Transportes[editar | editar código-fonte]

A área é bem servida pelo TTC (Toronto Transit Commission). Existem as linhas de bonde 505 e 506 ao longo das ruas Dundas e College. Há linhas de ônibus de norte-sul em Lansdowne, Dufferin e Ossington.

Recreação[editar | editar código-fonte]

Um importante centro de atividade na área hoje é o McCormick Park, sede do McCormick Recreation Center e da Arena na avenida Brock. Esta área tem sido um ponto focal para os jovens que vivem na área.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A área tem muitos moradores de origem portuguesa e brasileira.[3] Os maiores grupos de idiomas falados após o português são o chinês, o espanhol e o vietnamita.[3] Mais de 40% da população de Little Portugal identifica-se como portuguesa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Beaconsfield Village». Toronto Neighbourhood Guide. Consultado em 19 de janeiro de 2016. 
  2. «City of Toronto: Business Improvement Areas (BIAs) - Dundas West BIA». City of Toronto. Consultado em 3 de novembro de 2010. 
  3. a b «Social Profile #2 - Neighbourhoods, Language & Ethnicity» (PDF). City of Toronto. Consultado em 20 de março de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]