Liz Lanne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Liz Lanne
Informação geral
Nome completo Lislane Oliveira Araújo
Também conhecido(a) como Liz
Nascimento 3 de fevereiro de 1977 (41 anos)
Origem Fortaleza, Ceará
País  Brasil
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Voz
Extensão vocal Mezzosoprano
Período em atividade 2002 - atualmente
Outras ocupações Compositora, Backing vocal
Gravadora(s) MK Music (1997 - atualmente)
Afiliação(ões) Voices, Eyshila, Fernanda Brum, Altos Louvores, Bruna Karla, Cassiane
Influência(s) Marina de Oliveira, Paulo César Baruk
Influenciado(s) Lilian Azevedo, Emerson Pinheiro, Kleber Lucas
Página oficial Site Oficial

Lislane Oliveira Araújo (Fortaleza, 3 de fevereiro de 1977) conhecida como Liz Lanne, é uma cantora de música gospel brasileira, que iniciou sua carreira em 2002 lançando o CD Deus Disse Sim.[1] Também já fez parte do Grupo Altos Louvores e do Grupo Voices[2] É irmã da cantora Eyshila,[3] e seu álbum mais recente é titulado CONFIAR. [4] Ao todo a cantora já recebeu dois discos de ouro, e vendeu mais de 200 mil cópias em toda sua carreira. Em 21 de dezembro de 2007, Liz Lanne ganhou a Medalha Tiradentes, dada pela Alerj sendo da autoria do Deputado José Nader em reconhecimento pelos serviços prestados ao estado do Rio de Janeiro.[5]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Liz Lanne nasceu em Fortaleza, no Ceará, e seus pais se chamam Maria Zulmira e Antonio Oliveira Neto. Sua chegada ao mundo se deve a um milagre, fato ocorrido no final da década de 70, quando sua irmã Eyshila tinha três anos de idade. A mãe de Eyshila, Wellingthom e Wesley (irmãos gêmeos), onze meses mais novos do que Eyshila, foi vitima de um ataque que a debilitou durante um ano. Devido à enfermidade de Maria Zulmira, os irmãos ficaram um ano sem vê-la. Conseqüentemente, toda família acreditou que ela morreria, pois havia sido desenganada pelos médicos várias vezes. Assim, um milagre ocorreu: Maria Zulmira ficou curada e um ano depois engravidou, nascendo Liz Lanne. Quando Liz Lanne tinha um ano de idade, sua família passou a morar no Rio de Janeiro, e a igreja em que congregavam era Assembleia de Deus em Cordovil.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Altos Louvores[editar | editar código-fonte]

O início da carreira de Liz Lanne se deu a partir de seu ingresso no Grupo Altos Louvores juntamente com sua irmã Eyshila, no final dos anos 80. Eyshila cantou sete anos no Grupo, convivendo com três formações diferentes. Quando estava para sair do Grupo indicou Liz Lanne e Jozyanne para darem continuidade ao trabalho. Lá, Liz cantou ao lado de grandes nomes da música gospel, como Sérgio LopesLéa MendonçaEyshilaRonald Fonseca[3](Trazendo a Arca), Marquinhos GomesJozyanne,, Roberta Di Angellis e Jefferson Monteiro

Voices[editar | editar código-fonte]

Em 1997, Marina de Oliveira, gravaria um álbum direcionado para o exterior, a ser lançado na CD EXPO 97, pois a gravadora, MK Publicitá na época, não possuía nenhum título em língua hispana ou inglesa. Para isso, Marina convidou a Fernanda Brum para lhe auxiliar nesse projeto, porém, como as duas tinham timbres diferenciados e pouca experiência em harmonias e vocais, Fernanda convidou a Eyshila para participar e cuidar da produção vocal do trio. Todo o processo de escolha de repertório, gravação e mixagem do primeiro CD foi concluído em 15 dias. Como havia prazo para entrega do produto final e, nessa época, a Fernanda Brum já possuía uma agenda apertada e com muitas viagens, não pôde participar de todos os vocais.

Para auxiliar, e então fazer algumas canções na ausência da Fernanda, a Eyshila convidou sua amiga Jozyanne. Quando a Fernanda voltou de viagem, as meninas decidiram por mantê-la no grupo, devido à harmonia proporcionada por sua participação. Numa das gravações, Liz Lanne foi acompanhando sua irmã para assistir apenas, porém, quando lá estava, as meninas a convidaram para participar numa das canções e esse participação se seguiu nas demais gravações. Com o produto pronto, Yvelise de Oliveira (presidente da gravadora MK Publicitá) aprovou o grupo com as cinco integrantes e assim nasceu o Voices.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Em 2002, Liz Lanne lançou o seu primeiro CD solo chamado Deus disse Sim, onde a cantora surpreendeu por introduzir novos ritmos, sonoridade, como o country norte americano, explorando os graves. Em 2003, lançou seu segundo CD com a produção de Kleber Lucas: Perfume Suave. Onde retratou o momento de aprendizado que cantora vivia. Por isso, o repertório foi escolhido criteriosamente pela intérprete e levou oito meses para ser concluído. Para a cantora, essa é a etapa mais importante. E das 12 composições, seis são de autoria de Eyshila, sua irmã, inclusive a faixa de trabalho que dá título ao CD.

Em 2005, ela lança o seu terceiro CD chamado Menina, Levanta-te, com a parceria de Emerson Pinheiro. Nesse CD, Liz chama para um novo despertar. Uma palavra profética acordou a cantora para uma nova realidade, para a qual ela ainda estava adormecida. A experiência, que aconteceu em um momento de oração entre ela, a pastora Alda Célia, a amiga Fernanda Brum e a irmã Eyshila, resultou em uma música, que dá título ao CD.

Foi em 2008 que Liz lança o seu quarto CD chamado ''Mergulhar", a produção ficou por conta de Rogério Vieira. E esse CD se diferencia bastante de seus trabalhos anteriores, com uma pegada mais pop e moderna, porém sem sair do estilo congregacional. Apresentando uma identidade mais forte da cantora, o CD foi todo gravado em estúdio e teve sua participação ativa em todas as fases. A princípio o CD seria gravado ao vivo, mas Liz Lanne revelou que ainda não estava preparada.

Em 2009, Liz Lanne gravou uma participação especial no CD Amigas 2; junto com Fernanda Brum e Eyshila, o trio regravou a música "Pessoas Feitas de Amor" composta e gravada originalmente pela cantora Ludmila Ferber.[6]

No ano de 2011, Liz Lanne gravou o seu primeiro CD ao vivo, chamado "Glorifica". O CD foi gravado em Taboão – São Bernardo do Campo, São Paulo. A produção do disco ficou por conta do produtor Paulo César Baruk. Quando Liz Lanne criou coragem e tomou a decisão de gravar em São Paulo, mesmo longe da família, amigos e até mesmo da igreja, muita gente se surpreendeu mas, Liz (que mora no Rio de Janeiro), manteve-se firme, pois sabia que era um tempo novo do qual precisava e deveria vivê-lo. O lançamento foi em 20 de junho do mesmo ano.[7] Liz Lanne esperou sete anos para gravar um CD ao vivo. No repertório, músicas de adoração - como a faixa de trabalho 'Mestre' - celebração, júbilo com uma sonoridade realmente bem diferente do que Liz costumava gravar.  

A produção de voz também foi feita por Paulo Cesar Baruk, que ainda canta no CD, em dueto com a cantora na música 'Loucura', composta por Anderson Freire. Outro destaque do álbum é a faixa ' Tudo Coopera para o Bem', que teve várias visualizações no Youtube antes mesmo do CD chegar. Para formar o repertório de primeira, Liz Lanne contou com a colaboração de compositores renomados como: Anderson Freire, Eyshila - irmã de Liz Lanne - Davi Fernandes, Renato Cesar, Christiane Ferr, o produtor Baruk (que assina duas letras – uma delas em parceria com Thiago Grulha) além de Alexandre Malaquias, Leila Francieli e Eliezer Demeneghe.

Em 2012, o Voices, grupo no qual Liz Lanne integrava, grava seu último disco, titulado Voices para Sempre, encerrando a carreira com nove discos gravados em quinze anos de carreira.[8] Paralelamente, após onze anos na gravadora MK MUSIC, Liz Lanne deixa de integrar o cast.[9][10][11]

Em 2013 Liz Lanne abriu uma grife de roupas femininas, com a marca Seven Liz.[12][13] A loja fechou no final de 2015.

No primeiro semestre de 2016, Após 5 anos sem gravar nenhuma trabalho inédito, Liz Lanne anunciou em suas redes sociais que está preparando seu novo CD, o novo álbum provavelmente titulado "Confiar", será produzido por Márcio Carvalho, e lançado independente (sem nenhuma gravadora), o CD trará a regravação da música "Santo Espírito" da cantora Laura Souguellis, e partipações especiais de Bruna Karla, Pamela, e de sua irmã Eyshila. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2016.

"Estou fazendo um novo CD, está ficando lindo. É independente, é uma experiência nova e especial na minha vida", compartilhou a cantora.

Dia 19 de outubro de 2016, Liz Lanne participou do programa do Gugu, na rede Record, e ao lado de Cassiane, Fernanda Brum e Bruna Karla homenageou sua irmã Eyshila, que perdeu seu filho (também sobrinho de Liz Lanne) vitima de meningite. O quinteto cantou a musica "O Milagre sou eu" escrita por Eyshila dois dias depois da morte do seu filho, o momento mais emocionante foi quando o Lucas, outro filho da Eyshila, entrou cantando e com flores para sua mãe.

Em 2016, Liz Lanne participou do segundo projeto/CD da Igreja Batista Atitude, igreja a qual congrega. E junto com Marquinhos Gomes e Pamela, interpretou a música "O Amor É Tudo". [14]

No dia 12 de Dezembro, Liz Lanne anunciou a sua volta à gravadora MK Music após seis anos sem lançar novos trabalhos. Em sua redes sociais, a intérprete revela ainda o nome do mais novo projeto chamado "Confiar", a ser lançado em 2017. A produção é assinada por Márcio Carvalho, marido da também cantora Pamela. O retorno foi anunciado com alegria pela intérprete, em seu perfil no Instagram.[15]

[16] Totalmente renovada e ainda mais motivada, Liz Lanne apresenta um trabalho leve, inspirador e que retrata esse momento tão feliz em que está vivendo. A produção musical é assinada por Márcio Carvalho, e traz, ainda, participações especiais das cantoras Bruna Karla, Eyshila e Pamela.   

"Eu tive uma forte gastrite em 2011... e depois uma forte depressão, e não estava me sentindo mais apta para fazer nada. Liguei para Marina de Oliveira e contei que eu precisava parar, ter um tempo para mim, um tempo de mais dedicação a Deus. Ela entendeu e me apoiou. Muita coisa aconteceu nestes últimos anos... Foi um período de muitas experiências, reflexões, avaliações e aprendizado. Até que, há alguns meses, me senti novamente renovada e motivada a retomar o meu ministério musical... Contei imediatamente para a Marina, que era e continuou sendo minha amiga. Ela novamente me apoiou e comecei a desenvolver o projeto", explica a cantora. 

 No repertório, 12 faixas - sendo quatro versões e uma regravação (o sucesso "Milagre", que faz parte do primeiro CD da artista, Deus Disse Sim, lançado em 2002). A primeira música de trabalho escolhida foi "Glorioso", que teve repercussão imediata nas rádios e internet.

Além da qualidade sonora do CD Confiar, com arranjos modernos - seguindo a tendência pop mundial - e letras com mensagens comprometidas com a Palavra de Deus, as participações especiais trazem um brilho diferenciado ao projeto. Bruna Karla (amiga de muitos anos, desde que Bruna tinha cinco anos) e Eyshila (irmã da cantora) participam da faixa "Santo Espírito". Pamela (também amiga e esposa do produtor musical, Márcio) faz dueto com Liz em "Vivo Estás". E a filha da cantora, Maithê, canta com a mãe na faixa "Te Verei". [17]

Em 2017, Eyshila e Liz Lanne participaram do projeto 30 anos da gravadora MK Music, onde dividiram as vozes cantando "Faça um Teste" junto com o Grupo Voices e fizeram um dueto em “Tira-me do Vale”.[18]

Liz Lanne recentemente anunciou que está passando uma temporada em Portugal. A cantora mudou-se para o exterior, devido seu atual marido morar lá. Liz agora divide seu tempo entre Portugal, onde mora com a família, e o Brasil, por causa de seu contrato com a gravadora MK Music. Liz Lanen anunciou em uma entrevista, que em breve gravará um clipe inédito em Portugal.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Liz Lanne foi casada com Cláudio Camarinha, com quem tem uma filha, Maithê. Atualmente, ela é casada com Rubens Araújo.

Extensão vocal[editar | editar código-fonte]

Liz Lanne é Mezzo-Soprano, sendo sua nota mais baixa na música Vida no Deserto (CD Confiar), onde a cantora emite um B2, passando desapercebida essa nota. Sua nota mais alta está em Celebrai (CD Deus Disse Sim), com um E5 em voz de cabeça. Em uma apresentação, ela cantou um trecho da música "O Milagre Sou Eu", da irmã e também cantora Eyshila, emitindo um Eb5 em voz de cabeça. Por fim, em João Viu (CD Glorifica), possui um D5 em voz de peito. A cantora explora pouco sua extensão, talvez vá mais baixo ou mais alto.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns com o Grupo Voices[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Voices (banda)

Referências

  1. LastFM. «Biografia de Liz Lanne». Consultado em 3 de fevereiro de 2012 
  2. Roberto Azevedo. «Voices para Sempre (Voices) - Lançamento». Super Gospel. Consultado em 3 de fevereiro de 2012 
  3. Super Gospel. «Eyshila restaurada lança seu novo cd - Nada pode calar um adorador». Consultado em 3 de fevereiro de 2012 
  4. Super Gospel. «Glorifica (Liz Lanne) - Lançamento». Consultado em 3 de fevereiro de 2012 
  5. JOSÉ NADER (21 de dezembro de 2007). «RESOLUÇÃO Nº. 313 DE 2007». Alerj.com.br. Consultado em 6 de janeiro de 2015 
  6. Super Gospel. «CD Amigas Vol 2 (Fernanda Brum e Eyshila) (Fernanda Brum) - Análise». Consultado em 19 de março de 2012 
  7. Super Gospel. «Liz Lanne grava novo CD pela MK». Consultado em 3 de fevereiro de 2012 
  8. Profetizando às Nações. Voices entra em estúdio para despedida Página visitada em 28 de julho de 2014
  9. Gospel Músikas. Depois e Elyssa, Liz Lanne deixa MK Music Página visitada em 14 de março de 2013
  10. Portal Pentecostal. Confirmado: Liz Lanne está fora da Mk Music Página visitada em 03 de abril de 2013
  11. Loja Evangélica. Confirmado: Liz Lanne está fora da Mk Music Página visitada em 3 de abril de 2013
  12. Jesus Comigo. Cantora Liz lanne inaugura loja de grife "SevenLiz" no Rio de Janeiro Página visitada em 28 de juhlo de 2014
  13. Geração Jovem. Liz lanne inaugura loja de artigos femininos do RJ. Página visitada em 28 de julho de 2014
  14. Glória, Jesus Rei da (9 de dezembro de 2016). «Ministério Atitude lança CD Ponto de Encontro - Jesus Rei da Glória». Jesus Rei da Glória 
  15. «Liz Lanne anuncia novo disco pela MK». Gospel Prime. 14 de dezembro de 2016. Consultado em 9 de janeiro de 2017 
  16. «Liz Lanne está de volta à MK». News Gospel Music. 12 de dezembro de 2016. Consultado em 9 de janeiro de 2017 
  17. «Confiar». MKShopping. Consultado em 13 de setembro de 2017 
  18. «Irmãs Eyshila e Liz Lanne cantam "Tira-me do Vale"». pleno.news 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.