Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Llanfairpwllgwyngyll)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Llanfairpwll…
País de Gales
WalesAnglesey.png
Llanfairpwll
Llanfair PG
Llanfairpwllgwyngyll
Dados Gerais
Nação País de Gales
Região Anglesey
Condado Gwynedd
Status Cidade
População (2011) 3 107 habitantes
Altitude 38 metros
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Llanfairpwllgwyngyll(gogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) (escute: Loudspeaker.svg? Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) ou Llanfair PG é a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês, em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.

É uma palavra de origem galesa e em inglês significa St Mary's church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave, e em português "Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha".

Gorsafawddacha'idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que havia sido nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.

Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou tão somente Llanfair.

Nesta localidade existe também um clube de futebol cujo nome é Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Vista aérea da cidade
A estação de Llanfairpwll

A localidade era inicialmente conhecida como Llanfair Pwllgwyngyll. O seu nome foi alterado no século XIX, numa tentativa de desenvolver o turismo local. Ainda hoje, a principal atração continua a ser o seu nome extraordinariamente comprido.

O nome da localidade não pode ser considerado um topónimo autêntico em língua galesa. Foi gerado artificialmente na década de 1860, para outorgar à estação local a honra de ter inscrito o maior nome do Reino Unido, constituindo um dos golpes publicitários mais antigos.

De acordo com um historiador britânico, o nome foi criado por um alfaiate local.

Em 1826, a vila foi ligada ao resto do País de Gales pela construção da ponte suspensa de Menai, tendo sido em 1850 ligada a Londres através da construção da ponte Britannia e da linha ferroviária do norte de Gales.

A primeira reunião do Instituto Feminino Britânico teve lugar em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, em 1915.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Pronúncia de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch com sotaque de Gales do sul.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.