Lobo-senegalês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaLobo-senegalês

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis anthus
Subespécie: C. a. Anthus
Nome trinomial
Canis anthus anthus
F.Cuvier,1820

O Lobo-senegalês (Canis a. Anthus) também chamado de Antus, é uma subespécie de lobo-dourado, nativo do senegal sendo seu nome uma homenagem ao país.

Descrição física[editar | editar código-fonte]

Crânio de um lobo-senegalês,exposto no Museu nacional da história da vida.

lobos dourados senegaleses adultos têm cerca de 38 cm de altura na barriga e 35,56 cm de comprimento, da cauda ao occipital . As orelhas são mais longas e a cabeça é mais parecida com um cachorro do que a do lobo egípcio  e mede 17 polegadas de comprimento.  A cauda não é tão peluda e é mais curta,  sendo 25,4 cm de comprimento.

O nariz e a testa são amarelados, enquanto a garganta e as partes inferiores são brancas. Falta o anel preto em volta do pescoço, nem o arranjo pontilhado de pontos pretos nas costas, característica do lobo egípcio.  Os flancos e as costas são de uma cor cinza profundo, grisalhos de amarelo. O pescoço é castanho acinzentado, predominando o cinza principalmente nas bochechas e abaixo das orelhas. O focinho superior, membros, parte traseira das orelhas e cauda são de uma cor castanha pura, enquanto o resto do corpo é esbranquiçado.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Wozencraft, WC (2005). "Ordem Carnivora" . Em Wilson, DE ; Reeder, DM (eds.). Espécies de mamíferos do mundo: uma referência taxonômica e geográfica (3ª ed.). Imprensa da Universidade Johns Hopkins. pp. 532–628. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC  62265494 .
  2. em italiano) Motta, F. (editor), Nel Mondo della Natura: Enciclopédia Motta di Scienze Naturali, Zoologia , Quinto Volume, 1957.
  3. O reino animal: organizado em conformidade com sua organização por Charles Hamilton Smith, Georges Cuvier (barão), Edward Pidgeon, John Edward Gray e George Robert Gray, editado por Edward Griffith, impresso por GB Whittaker, 1827.