LocaWeb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Locaweb
Logotipo oficial
Fotografia aérea da sede da empresa em São Paulo (SP), Brasil.
Razão social Locaweb Serviços de Internet S/A
Slogan Paixão por desenvolver
Fundação São Paulo (1998)
Fundador(es) Gilberto Mautner e Cláudio Gora
Sede São Paulo, SP,  Brasil
Presidente Fernando Cirne
Empregados 1.500
Produtos Hospedagem de sites

Computação em nuvem

Webmail

Subsidiárias KingHost

Cluster2Go

All iN Marketing Cloud

Tray

Yapay

Delivery Direto

Website oficial www.locaweb.com.br

Locaweb é uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, líder no Brasil e na América Latina, segundo pesquisa da International Data Corporation em 2011.[1]

A Locaweb oferece um portfólio de serviços de internet com seis unidades de negócio: a Locaweb Serviços de Internet abrange os produtos voltados para o setor varejista (soluções como hospedagem de sites, webmail, loja virtual, criador de sites, servidores cloud e telefonia voip, entre outros); Locaweb Corp, que entrega desde simples projetos até escopos totalmente customizados com atendimento exclusivo; Locaweb Pro, voltada para desenvolvedores e agências digitais; a All iN, especializada em marketing de relacionamento digital; a Tray, voltada para o mercado de e-commerce; a Yapay, que lida com meios de pagamentos digitais e a Delivery Direto, plataforma que oferece aplicativos de delivery e gestão completa para restaurantes.

A base da companhia conta mais de 350 mil clientes[2], 5,5 milhões de caixas postais, 14 mil servidores cloud e mais de 19 mil desenvolvedores parceiros. Para comportar todos esses dados, a empresa possui um data center com 25 mil servidores no campus da Locaweb em São Paulo (SP). As instalações do local possuem 55.000 m², sendo 35.000 m² de área verde preservada. Além disso, as outras unidades de negócio estão instaladas em cidades como Curitiba/PR, Recife/PE e Marília/SP (Tray e Yapay). Em janeiro de 2020 a empresa realizará um IPO para entrar na B3.

Fernando Cirne é o CEO da Locaweb desde março de 2018.

Fernando Cirne, CEO da Locaweb

História[editar | editar código-fonte]

A Locaweb nasceu a partir de um negócio diferente do que ela é hoje. Em 1998, os primos Gilberto Mautner e Claudio Gora criaram uma plataforma para conectar fornecedores da indústria têxtil em um espaço digital. Porém, a ideia não teve o retorno esperado. Como os fundadores já possuíam toda a infraestrutura para o site, surgiu a ideia de sublocar essa tecnologia para outras empresas criarem seus sites. Nos anos 2000, em meio a “bolha da internet”, a Locaweb atingiu seus primeiros 10 mil clientes. Em 2006, a Locaweb recebeu uma carta do seu principal fornecedor de tecnologia na época, dizendo que os custos dos serviços seriam triplicados. A opção encontrada pelos fundadores foi criar o próprio data center.

Ao lado de Claudio Gora, Gilberto Mautner embarcou para os EUA com o objetivo de aprender a construir um data center. Com a ajuda de especialistas e empresas parceiras, eles decidiram montar uma infraestrutura própria. Era o único jeito de manter os preços competitivos e não prejudicar os clientes. A estrutura nasceu com capacidade para 4 mil servidores.

Em 2010, a empresa inaugurou o segundo data center próprio, com capacidade para 25 mil servidores, tornando-se um dos maiores da América Latina. Ele está localizado na sede da empresa em São Paulo.

Aquisições[editar | editar código-fonte]

A Locaweb possui plataformas de lojas virtuais, sistemas de pagamentos e outros serviços.

Em novembro de 2012 a empresa adquiriu a Tray, plataforma de comércio eletrônico. Em 2013, comprou a All iN Marketing Cloud, empresa que gerencia um sistema de envio de e-mail marketing.[3] Em 2016, a Tray adquiriu a FBITS, que se tornou o braço de e-commerce corporativo da companhia.

No ano de 2018, a Locaweb adquiriu a Cluster2Go, empresa de gerenciamento de serviços multicloud, que passou a fazer parte da Locaweb Corp, unidade especializada em atendimento de grandes contas.

Em maio de 2019, a Locaweb comprou a KingHost, Uma empresa focada em hospedagem de sites e computação em nuvem.[4] Ainda em 2019 a Locaweb adquiriu também a Delivery Direto, empresa que desenvolve plataformas para delivery.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  • 1997 - O primeiro passo para o surgimento da Locaweb, com aquisição de um servidor na California.
  • 1998 - O servidor na Califórnia torna-se insuficiente, e a empresa adquire novos servidores, desta vez localizados em Campinas.
  • 2002 - Nasce a Locaweb IDC, uma divisão de negócios da Locaweb, visando oferecer serviços de Internet Data Center com qualidade e custo acessível.
  • 2005 - Criação da Locaweb Telecom, uma divisão de negócios, visando atender a necessidade de comunicação de dados de pequena, médias e grandes empresas.
  • 2006 - Construção do primeiro data center próprio, com capacidade para quatro mil servidores, representando um investimento superior a US$ 10 milhões.
  • 2008 - Lançamento da plataforma de cloud computing.
  • 2010 - Lançamento do 2º data center próprio, apresentações das soluções de Cloud Computing, Outsourcing e serviços dedicados, com foco no segmento corporativo. A capacidade de 25 mil servidores coloca o data center entre os maiores da América Latina.
  • 2012 - Locaweb entra para o guia da Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar.[4]
  • 2014 - Criação do Locaweb Corp, unidade focada em atender empresas que precisam de soluções exclusivas.
  • 2016 - Lançamento do Virtual Private Server.
  • 2017 - Locaweb lança a Yapay, focada em meios de pagamento.
  • 2018 - Nasce a Locaweb Pro: unidade de negócios especializada em desenvolvedores e agências digitais.
  • 2019 - Apresentação de novos planos de hospedagem, como o Hospedagem GO.

Unidades[editar | editar código-fonte]

Locaweb Varejo: unidade mãe, responsável pela gestão dos produtos e serviços para pequenas e média empresas e desenvolvedores.

Locaweb Corp: unidade especializada em atendimento de grandes contas. Possui atendimento exclusivo e produtos de cloud para grandes empresas.

Locaweb Pro: unidade especializada em atendimento a desenvolvedores.

Tray Commerce: plataforma de e-commerce e loja virtual.

Allin: soluções em marketing cloud, como e-mail marketing.

Yapay: soluções de pagamentos.

Eventos organizados[editar | editar código-fonte]

Locaweb Digital Conference: evento especializado em marketing, empreendedorismo, inovação e e-commerce. Com mais de 20 edições e 40 mil parcipantes, já palestraram nomes como Camila Farani, Marcelo Tas, Ricardo Amorim e Nina Silva.

PHP Community Summit: evento focado na comunidade de desenvolvedores, de maneira que eles possam atualizar seu conhecimento em PHP. Wikipedia, WordPress, Facebook, Symfony, Laravel, Zend Framework, Composer, Doctrine e Phing são só alguns exemplos de como essa linguagem está presente em nosso dia a dia.

RubyConf Brasil: o evento, que estreiou como Rails Summit, hoje apresenta conteúdos sobre Ruby, Ruby on Rails, Técnicas Ágeis, Devops e muitas outras linguagens de programação.

Referências

  1. «Locaweb lidera serviços de hosting no Brasil e América Latina». Computerworld. 25 de julho de 2011. Consultado em 30 de maio de 2012. Arquivado do original em 9 de setembro de 2013 
  2. «São Paulo vai sediar nos dias 26 e 27 de setembro um dos maiores eventos de PHP do país». Crypto. 23 de julho de 2019. Arquivado do original em 9 de setembro de 2019 
  3. «"Locaweb compra All in Mail"». Exame. Consultado em 8 de maio de 2014 
  4. «Locaweb compra KingHost». Baguete. Consultado em 16 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]