Locomotiva Shay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Locomotiva Shay, construída por Lima Locomotive Works.

Locomotiva Shay é o tipo mais difundido de locomotiva a vapor por engrenagens. As Shay foram desenvolvidas por Ephraim Shay, a quem é creditada a popularização do conceito de locomotiva a vapor por engrenagens[1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Locomotiva Shay "Sonora", mostrando as engrenagens laterais.

Na locomotiva Shay, uma caldeira típica é montada deslocada para a esquerda, a fim de oferecer espaço e contrabalançar o peso dos dois ou três cilindros verticais montados do lado direito, juntamente com o sistema de transmissão da força motora às rodas. Neste sistema, todas as rodas podem ser motrizes, aumentando consideravelmente o esforço de tração.[2]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Locomotiva Shay, mostrando a caldeira tipicamente deslocada para o lado esquerdo.

Em 1860, Ephraim Shay, um ex-professor e comerciante de Michigan[3], iniciou no ramo madeireiro e logo tentou substituir os habituais trenós de neve por melhores modos de deslocar as toras de madeira para a serraria.[1] Em 1875, ele construiu sua própria linha férrea, com bitola de 3 pés e 2 polegadas (660mm). Com isso, ele podia transportar toras durante o ano todo.

Dois anos depois ele inventou a locomotiva Shay, dando andamento à ideia de montar cilindros a vapor verticais em uma plataforma. A força de tração era transferida dos cilindros às rodas através de um sistema de pistões e engrenagens, similares aos dos motores atuais.

Shay entrou com pedido de patente do sistema em 1881, mas já em 1880 a companhia Lima Locomotive Works, de Ohio, desenvolvia o primeiro protótipo para Ephraim Shay[4]. Antes de 1884, os modelos foram construídos com dois cilindros. Em 1884, Lima disponibilizou o primeiro modelo Classe-B com três cilindros e, em 1885, o Classe-C, com três conjuntos de rodas (truques).

O sucesso da locomotiva Shay impuslsionou o crescimento da própria Lima[1]. Em 1903, a companhia lançou a mais pesada locomotiva com engrenagens de então, a primeira Classe-D, com 4 truques e 130 toneladas.

Após a expiração da patente de Shay, outras companhias, como a Willamette Iron and Steel Works, passaram a produzir locomotivas similares, sem contudo, levarem o nome Shay, de propriedade da Lima Locomotive Works, o qual, entretanto, tornou-se sinônimo de locomotivas a engrenagem.

Ao longo de 67 anos, entre 1878 e 1945, 2.767 foram construídas pela Lima, sob os diferentes nomes que a companhia adotou neste tempo.[5]

Classes[editar | editar código-fonte]

"Motor" de uma locomotiva Shay com três cilindros.
  • Classe-A: dois cilindros, dois truques – 686 unidades
  • Especial: dois cilindros, três truques – 2 unidades
  • Classe-B: três cilindros, dois truques – 1.480 unidades
  • Classe-C: três cilindros, três truques – 580 unidades
  • Classe-D: três cilindros, quatro truques – 20 unidades[5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Locomotiva Shay
Ícone de esboço Este artigo sobre locomotiva a vapor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.