Locutor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Locutor é o profissional de comunicação social cujo ofício necessita de sua voz. Atuando nas mídias de rádio, televisão internet, rodeios, supermercados, esperas telefônicas etc, o locutor interpreta e anuncia textos e falas nos veículos de comunicação os quais elabora. Também é quem anuncia as coisas na rua, nas motos ficam os sons, e quem fala é o locutor. Um desses profissionais da voz, é o Marco Viana, que começou sua trajetória como locutor comercial e hoje é repórter, apresentador e mestre de cerimônias.

Teoria[editar | editar código-fonte]

Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores e o processo de comunicação é chamado de interlocução.

Como principais nomes da locução podemos citar: Dirceu Rabello (Rede Globo), Robson Alencar (Rede Globo), Marco Viana (A voz oficial dos eventos), Tito Fleury (Bandeirantes, Excelsior, Tupi, Cultura, entre outras), Eloy de Carlo (Extinta TV Manchete), Lombardi, Carlos Roberto e Marcelo Guimarães (SBT), Alfredo Alves (Cultura), Sérgio Luís (Record), Walker Blaz (Band, depois Fox), Nelson Gomes (Band News), dentre muitos outros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre comunicação é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.