Lolita Ritmanis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lolita Ritmanis
Nascimento 1 de novembro de 1962 (61 anos)
Portland, Oregon
Nacionalidade Estados Unidos Americana

Lolita Ritmanis (Portland, 1 de novembro de 1962) é uma compositora estadunidense conhecida por seus temas para desenhos animados.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Andris Ritmanis e Asja Ritmanis, que deixaram a Letônia durante a Segunda Guerra Mundial e imigraram para os Estados Unidos em 1949, Lolita tem uma irmã e um irmão. Ao longo de sua infância, Lolita Ritmanis estudou piano, flauta, violão e canto. Compôs sua primeira música aos 11 anos de idade.

Em 1980 graduou-se no Cleveland High School em Portland e mudou-se para Los Angeles para estudar no Dick Grove School of Music, onde formou-se em composição musical para cinema e televisão. Estudou com compositores como Dick Grove, Mundell Lowe, Lalo Schifrin, Henry Mancini, Allyn Ferguson, e Jack Feirman, entre outros e também de forma particular com Mauro Bruno, Gibner Rei, e Matt Dennis.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Após completar seus estudos, começou a trabalhar com orquestração para a Warner Bros e Walt Disney Studios o que proporcionou-lhe um grande conhecimento na orquestração para cinema e televisão. Orquestrou mais de 100 filmes, mini-séries e programas de televisão. Também trabalhou em uma parte da orquestração da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Atlanta.

Em 1991 com ajuda de Shirley Walker começou a dedicar sua carreira como compositora de cinema e televisão, onde se mantém até os dias atuais compondo em especial para desenhos animados como Projeto Zeta, Teen Titans, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Legião dos Super-Heróis colaborando também com outros compositores como Michael McCuistion e Kristopher Carter. Além de seus temas para Cinema e Televisão, também dedica-se a composições clássicas.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ritmanis foi indicada para o Daytime Emmy Award em 2007 na categoria Direção e Composição Musical por seu trabalho em Legion Of Super Heroes.[1] Em 2002, ela foi indicada para um Emmy na categoria "Outstanding Main Title Theme Music" por "Justice League".[2]

Referências

  1. «The National Academy of Television Arts & Sciences Announces 35th Annual Daytime Entertainment Emmy Award Nominations». The National Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 26 de março de 2017 
  2. Gray, Brandon (18 de julho de 2002). «TV: 'Six Feet Under' Racks Up the Emmy Nods, 'Buffy' Shut Out Yet Again». Box Office Mojo. Consultado em 26 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.