Lomba Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lomba Grande

Lomba GrandeLomba

  Bairro do Brasil  
Localização
Características geográficas
População total 10,451 habitantes hab.
Fonte: Não disponível

Lomba Grande é como se chama um bairro que compreende a Zona Rural do Município de Novo Hamburgo no estado do Rio Grande do Sul. A área foi dividida em microbairros como Passo dos Corvos, Quilombo do Sul, Santa Maria do Butiá, Wallahai, Morro dos Bois, Taimbé, São Jacó e São João do Deserto.

O bairro fica a 15km do centro da cidade e corresponde a 2/3 da área territorial do município, e possui uma espécie de microcentro que centraliza os demais microbairros de sua área. Há uma corrente pela emancipação, que visa seguir o exemplo de diversas localidades da região.

A prefeitura de Novo Hamburgo tem investido na imagem de turismo rural em Lomba Grande, com destaque às opções existentes no local inclusive de turismo de aventura e paisagens naturais.

Em Lomba Grande se localiza uma das mais antigas igrejas luteranas do Rio Grande do Sul, recentemente tombada pelo patrimônio histórico municipal, juntamente com o cemitério em anexo. O cemitério preserva lápides esculpidas em pedra com inscrições em alemão, que remontam a realidade da imigração alemã.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

"Lomba" é um termo utilizado no Rio Grande do Sul para designar ladeiras.