Saltar para o conteúdo

Lonely Are the Brave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Lonely Are the Brave
Lonely Are the Brave
Gena Rowlands e Kirk Douglas em cena do filme
No Brasil Sua Última Façanha
 Estados Unidos
1962 •  pb •  107 min 
Género drama
Direção David Miller (cineasta)
Roteiro Dalton Trumbo (roteiro)
Edward Abbey
Elenco Kirk Douglas
Gena Rowlands
Walter Matthau
Música Jerry Goldsmith
Idioma inglês

Lonely are the Brave (bra: Sua Última Façanha[1]) é um filme estadunidense de 1962, dos gêneros Drama e Western, dirigido por David Miller (cineasta), com roteiro de Dalton Trumbo baseado em romance de Edward Abbey. Kirk Douglas interpreta um caubói moderno que se recusa a mudar seu estilo de vida e modo de agir e não se adapta à sociedade moderna. O astro declarou que esse foi o seu filme favorito.[2]

O caubói John W. "Jack" Burns fica sabendo que seu amigo Paul foi preso por transportar imigrantes ilegais e resolve ir à cidade para ajudá-lo. Burns não tem seguro social ou licença para dirigir. Ele viaja a cavalo e se encontra com Jerry, a esposa de Paul.

Deixando a montaria na casa de Jerry, Burns inicia seu plano: ele vai até um bar, se embriaga e procura briga para ir preso. Só que as coisas não saem bem como ele quer: um homem de um braço apenas é quem o chama para a briga e ele, relutante, acaba levando uma surra. Ao ser levado para a chefatura da polícia, os policiais querem libertar Burns, pois sabem da fama do aleijado. Então Burns não vê outro jeito senão agredir os policiais. Ele pega seis meses e finalmente vai para a cadeia onde está Paul. Quando os amigos se reencontram, Burns lhe mostra as serras que trazia escondido para usá-las para fugir. Paul não aceita então Burns foge sózinho, pois não aguentaria ficar confinado na prisão.

O xerife Johnson sai em busca do fugitivo e logo descobre a casa de Jerry e rastreia Burns até as montanhas. O caubói tenta alcançar a fronteira do México com seu cavalo. As coisas se complicam quando um general oferece ao xerife um helicóptero militar para ajudar na perseguição.

O filme era para se chamar "The Last Hero" (O último herói),[3] mas Douglas queria mudar para "The Brave Cowboy" (O bravo caubói). O Estúdio Universal Pictures associou o filme a um Western e foi quem escolheu o título final "Lonely Are the Brave" (literalmente, Solitários são os bravos).[2]

Lonely Are the Brave teve seu lançamento em Houston, Texas em 24 de maio de 1962.[3]

Prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]
  • Kirk Douglas foi indicado ao BAFTA como "Melhor Ator Estrangeiro". Indicado ao Prêmio Laurel como "Melhor Performance de Ação".

Referências

  1. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo: Global. p. 184. 210 páginas 
  2. a b Brian Cady "Lonely Are the Brave" (TCM article)
  3. a b TCM Overview
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.