Long Island

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Long Island (Nova Iorque))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Long Island (desambiguação).
Long Island
Longisland.png
Mapa da localização de Long Island nos Estados Unidos.
40.8° N′ 73.3 W° 00′ {{{6}}}
Geografia física
País  Estados Unidos
 New York
Localização Oceano Atlântico
Ponto culminante Jayne's Hill, 122 m
Área 3 629  km²
Perímetro 190  km
Geografia humana
População 7 559 372 (2006)
Densidade 5395,7 hab./km²
Long Island Landsat Mosaic.jpg
Imagem do satélite Landsat de Long Island (NASA).

Long Island (em português: Ilha Comprida ou Ilha Longa) é uma ilha situada no sudeste do estado de Nova Iorque, Estados Unidos, a leste da ilha de Manhattan. Estendendo-se a nordeste no Oceano Atlântico, Long Island contém quatro condados, dos quais dois são boroughs (Queens e Brooklyn)[1] da cidade de Nova York, e dois dos quais (Nassau e Suffolk) são principalmente suburbanos ou rurais. No uso popular, o termo "Long Island" geralmente se refere apenas aos condados de Nassau e Suffolk, a fim de diferenciá-los da cidade de Nova York, apesar de todos os quatro condados da ilha fazerem parte da Região Metropolitana de Nova Iorque.

Long Island tinha uma população de 7 448 618 no censo de 2000,[2] tornando-a ilha mais povoada de qualquer estado ou território dos Estados Unidos. É também a 17.ª ilha mais populosa do mundo, à frente da Irlanda, Jamaica e da ilha japonesa de Hokkaido. A sua densidade populacional é de 2110 habitantes por quilômetro quadrado. Se fosse um estado, Long Island seria o 12.º estado mais populoso e o primeiro em densidade populacional dos Estados Unidos.

Sendo a mais longa[3] e a maior ilha dos Estados Unidos Continentais, Long Island se estende por 190 km a leste do porto de Nova York até Montauk Point, e tem uma extensão máxima de norte a sul de 37 km entre a costa norte do Estuário de Long Island e a costa sul do Atlântico.[2] Com uma área de 3.629 km², Long Island é a 11ª maior ilha dos Estados Unidos, a 148ª maior ilha do mundo, maior do que qualquer território dos EUA, exceto Porto Rico,[2] e apenas menor do que o estado de Rhode Island. Nove pontes e 13 túneis (incluindo túneis ferroviários) conectam o Brooklyn e Queens (e, portanto, Long Island) com os três outros boroughs da cidade de Nova York. Balsas conectam, através do condado de Suffolk, o norte de Long Island com o estado de Connecticut. Dois dos principais aeroportos de Nova Iorque, o La Guardia e o JFK, estão localizados em Long Island, no Queens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The New York City borough of Queens has the same boundaries as the County of Queens. The borough of Brooklyn has the same boundaries as Kings County.
  2. a b c «Long Island». Encyclopedia Britannica Britannica Concise ed. Encyclopedia Britannica, Inc. 2007. 9370515. Consultado em 29 de outubro de 2007 
  3. John Burbidge (21 de novembro de 2004). «Long Island at its Best; Who's the Longest of Them All?». The New York Times [S.l.: s.n.] Consultado em 16 de outubro de 2008. But the court wasn't saying Long Island isn't an island in a geographical sense", he continued. "In fact, all parties involved in the case agreed Long Island is a geographical island. It was only for the purposes of the case that the island was declared an extension of New York's coastline. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.