Saltar para o conteúdo

Lord High Steward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lord High Steward é um cargo no Reino Unido entre os Grandes Oficiais de Estado. O cargo mantém-se vago desde 1421, exceto nas coroações de monarcas e no julgamento dos membros da Câmara dos Lordes, funções presididas pelo Lord High Steward (Alto Lorde Comissário).

Geralmente, mas nem sempre, o Lorde Chanceler era nomeado para atuar como Lord High Steward, normalmente em decisões apelativas judiciais de ultima instância. O julgamento de pares da Câmara dos Lordes foi abolido em 1948, com a exceção do julgamento de casos de impeachment (apesar de obsoleto).

Havia a "Court of the Lord High Steward" (Corte do Alto Lorde Comissário) que entrava em funcionamento quando o Parlamento não estava em sessão.

Antes apenas um título honorário, com o tempo passou a tornar-se como um dos cargos mais poderosos do Reino Unido. No final do século XII, o cargo era dado ao Conde de Lencastre. Quando a casa de Lancaster ascendeu ao trono em 1399, Henrique IV fez seu segundo filho, Thomas de Lancaster, Duque de Clarence, Lord High Steward. Ele manteve a posição até sua morte em 1421.

O Lord High Steward of Ireland em contraste, é um titulo hereditário, também conhecido como Hereditary Great Seneschal (Grão-Senescal Hereditário), investido no Condado de Shrewsbury, Waterford e Talbot, que é primeiro Conde da Irlanda, Chetwynd-Talbot.

Lord High Stewards da Inglaterra, 1186-1421

[editar | editar código-fonte]

Lord High Stewards de Inglaterra nas Coroações, 1422-presente

[editar | editar código-fonte]

Lord High Stewards de Inglaterra nos Julgamentos de Pares, 1422-presente

[editar | editar código-fonte]

Referências