Lorde Protetor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lord Protector)
Lord Protector de
Inglaterra, Escócia e Gales

Brasão de armas d'O Protectorado
Residência Palácio de Whitehall
Criado em 16 de dezembro de 1653
Primeiro titular Oliver Cromwell

Lorde Protetor (em inglês: Lord Protector) foi ou é um título nobiliárquico que tem sido utilizado pela lei da Grã-Bretanha para os chefes de Estado como um título particular em respeito de eles conduzirem a Igreja Anglicana e serem responsáveis da proteção.

Este foi dado a Oliver Cromwell como chefe dos protestantes que se opunham aos católicos britânicos, na Guerra civil inglesa e durante a sua governação d´"O Protectorado", e algumas vezes foi utilizado para nomear postos de regência temporária, atuando na ausência do monarca.

Hoje, o monarca britânico detém os poderes do chamado Lorde-protetor, sendo o Lorde-protetor da Inglaterra com a Graça de Deus.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O Lorde-protetor é citado no livro de Mario Henrique Simonsen, Legitimidade da Monarquia no Brasil, como sendo um interventor no Parlamento, papel assumido pelos monarcas portugueses desde Dona Maria I de Portugal, Brasil e Além-Mar até Dom Pedro II do Brasil. Deodoro da Fonseca tentou sê-lo no período republicano inicial intitulado República da Espada. Somente os soberanos deveriam assinar documentos do Parlamento. Houve somente duas exceções, no caso da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea, em que a Princesa Isabel os assinou, como regente de Pedro II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

  • Legitimidade da Monarquia no Brasil, Mario Henrique Simonsen Editora Biblioteca do Exército e da Marinha do Brasil, 1967.
Ícone de esboço Este artigo sobre a política do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a política do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.